8 benefícios de beber limonada regularmente

· 23 de janeiro de 2018
A limonada é uma combinação básica e ao mesmo tempo deliciosa para se manter hidratado, mas você sabia que pode obter benefícios ainda maiores dos nutrientes fornecidos pelo limão? 

Foi demonstrado através de 200 estudos epidemiológicos e clínicos que uma dieta baseada em frutas e vegetais pode reduzir pela metade o risco de sofrer de doenças crônicas. Os cítricos não são a exceção. Neste artigo falaremos especificamente sobre os benefícios de beber limonada.

A limonada: combinação perfeita de água e limão

O limão, um fruto do limoeiro nativo da Índia, é conhecido pela contribuição de vitamina C (ácido ascórbico), necessário no organismo para a síntese de colágeno, glóbulos vermelhos, e o bom funcionamento do sistema imunológico.

Na verdade, o limão é uma das frutas cítricas com maior quantidade de vitamina C (40 a 70 miligramas por mililitro de suco).

No entanto,  suas propriedades valiosas não são reduzidas apenas ao conteúdo de ácido ascórbico. O limão também contém betacaroteno, flavonoides (hesperidina, diosmina, eriocitrina, etc…).

Em resumo, essas substâncias contêm efeitos antioxidantes, analgésicos e anti-inflamatórios.

Por outro lado, a água é um elemento essencial para sustentar a vida. Hidrata, alivia a digestão, a constipação, e a dor de cabeça.

Ela também regula a temperatura corporal, fortalece o sistema imunológico, entre outros benefícios.

Por isso, a limonada é um excelente remédio, e oferece uma lista impressionante de benefícios. Aqui compartilhamos alguns deles.

Benefícios de beber limonada

1. Insuficiência venosa

Insuficiência venosa

O suco de limão contém diosmina, uma substância usada por médicos para tratar a insuficiência venosa, as varizes e artrite reumática.

Ele promove a circulação sanguínea, reduz a inflamação e aumenta a produção de colágeno.

Além disso, este componente ativo é usado para melhorar os tônus ​​muscular, a resistência vascular, as condições inflamatórias, e pode até fortalecer as paredes das veias.

Em conclusão, a diosmina tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, entre outras.

2. Previne a osteoporose

Graças aos efeitos da vitamina C, o suco de limão aumenta a densidade óssea, devido ao bom desenvolvimento osteoblástico da matriz óssea.

Também estimula a formação de cartilagem entre as articulações, melhorando a saúde da estrutura óssea em geral.

3. Bom diurético

Limonada deliciosa

O limão estimula a desintoxicação e a limpeza do trato urinário. Isso ocorre porque acelera a eliminação de elementos desnecessários do nosso corpo através da urina.

Por outro lado, inibe a capacidade renal de reabsorção de sódio e limpa o corpo deste mineral.

4. Laxante natural

Outra das propriedades mais conhecidas desta fruta cítrica é a sua função laxante. Ao estimular a produção de enzimas digestivas, o suco de limão melhora a atividade intestinal e suaviza as fezes, aliviando a constipação.

5. Previne a anemia

Mulher com anemia

Outro dos benefícios de beber limonada é o fato de que seus compostos participam da formação de tecido que previne a anemia.

Facilita a absorção de ferro a nível gastrointestinal, e promove a mobilização deste mineral a partir dos depósitos no organismo.

De fato, a absorção de ferro de alimentos como carne, peixe, ou frango pode ser aumentada até 4 vezes mais do que o contido em alimentos como o leite, o queijo ou os ovos.

6. Melhora a digestão

Beber limonada estimula a produção de saliva, sucos gástricos no estômago e pepsina.

Essas substâncias favorecem a digestão porque decompõem os alimentos e assimilam as proteínas da melhor forma.

Se você tem sintomas de indigestão após uma boa refeição, azia, inchaço ou gases, beba um copo de água; você sentirá alívio após alguns minutos.

7. Auxilia na redução de peso

Perder medidas na barriga

Graças à cafeína, pectina, limoneno e vitamina C, o limão inibe o apetite, estimula o metabolismo, e diminui a absorção de gorduras no corpo.

Por outro lado, reduz a produção de colesterol, triglicerídeos, e os níveis elevados de açúcar no sangue.

Se você deseja perder peso, a limonada não é um remédio milagroso, mas ela irá ajudá-lo a atingir o seu objetivo.

8. Equilibra o pH

O potencial de hidrogênio (pH) mede a concentração de íons de hidrogênio no corpo. O nível saudável varia entre 7,3 e 7,45

No entanto, maus hábitos alimentares e de vida causam alterações no equilíbrio. Isso ocorre porque é impedida a estabilização através dos rins. Como resultado, esse estado causa doenças.

O limão e, portanto, a limonada, apesar de serem ácidos, se tornam alcalinos ao entrarem no corpo.

Precisamente por essa razão, purificam o sangue e desintoxicam o organismo.

Na verdade, esse efeito alcalinizante é refletido externamente, melhorando nossa aparência. Isso inclui melhoras na pele seca, unhas fracas e cabelos sem vida.

Esperamos que esses benefícios de beber limonada o incentivem a consumi-la regularmente. Não há nada melhor do que aproveitar as propriedades do que a natureza nos oferece!