8 razões para o mau cheiro na urina

· 22 de agosto de 2017
Mesmo que o mau cheiro na urina possa ser originado pela alimentação ou falta de hidratação, se for persistente, convém procurar um especialista para descartar problemas mais graves.

Você notou que sua urina está apresentando um cheiro diferente do usual? Quer saber as razões pelas quais pode aparecer o mau cheiro na urina?

Nesse caso, siga lendo este artigo. Aqui, você vai encontrar os motivos mais comuns para o mau cheiro na urina.

A urina apresenta um cheiro característico determinado pela ureia. De acordo com a concentração de ureia em seu corpo, sua urina terá um cheiro mais ou menos forte.

O normal é que a urina não tenha um aroma muito intenso ou desagradável. Portanto, quando aparece o mau cheiro, é sinal de que algo está acontecendo em seu corpo.

As razões podem envolver desde questões simples, como uma mudança na dieta, até problemas graves de saúde.

8 razões para o mau cheiro na urina

1. Desidratação

mau cheiro na urina

A primeira coisa que você deve fazer ao notar que o mau cheiro na urina é pensar na quantidade de água que consumiu nos últimos dois dias.

Lembre-se de que o ideal é tomar dois litros de água por dia. Se você não consumiu essa quantidade, este problema pode aparecer.

Se a desidratação for a causa do mau cheiro, você vai notar que sua urina apresenta cor amarelo escuro ou laranja e cheiro de amônia.

Dessa forma, em geral, ao beber mais água natural e sem corantes, o problema desaparece.

Se essa cor e o cheiro da urina vierem acompanhados de confusão mental, fraqueza, cansaço extremo pode se tratar de uma desidratação mais grave. Neste caso, é necessário buscar atendimento médico imediato.

2. Infecções urinárias

Outra das possíveis razões pelas quais o mau cheiro na urina pode aparecer são as infecções nas vias urinárias. Os sintomas mais frequentes incluem:

  • Vontade urgente de ir ao banheiro.
  • Ardor ao urinar.
  • Dor no ventre.

A bactéria mais comum encontrada nestas infecções é a E. coli. Neste caso, é importante procurar um médico para que ele receite o tratamento correspondente.

3. Diabetes

mau cheiro na urina

Sua urina está com um cheiro doce? Neste caso, fique alerta e procure um médico o quanto antes, pois pode se tratar de um sintoma da diabetes.

  • Caso você já seja diabético e somente tome comprimidos, precisa ter certeza de que está seguindo o tratamento corretamente, pois este cheiro significa que algo está errado.
  • Caso você injete insulina e está há pouco tempo usando, informe seu médico, pois este cheiro pode ser somente um efeito colateral, não um sinal de altos níveis de glicose.

4. Problemas hepáticos

Outra razão pela qual sua urina pode apresentar mau cheiro são os problemas no fígado.

Se este for o motivo, você pode perceber, além do mau cheiro, alguns destes outros sintomas:

  • Náuseas
  • Vômito
  • Dor abdominal
  • Olhos amarelados
  • Fraqueza
  • Perda de peso

5. Consumo excessivo de certos alimentos

mau cheiro na urina

Uma das principais razões pelas quais o mau cheiro na urina pode aparecer está relacionado com a alimentação.

Se você notou este problema logo depois de comer alimentos de caule verde, como os aspargos, pode ficar tranquila, já que em pouco tempo o incômodo vai desaparecer.

Entre os alimentos que causam esta condição estão:

  • Cebola
  • Alho
  • Couve-de-bruxelas
  • Curry
  • Salmão
  • Álcool
  • Café

O problema está presente há algum tempo, mas você não consome estes alimentos? O quanto de sal você adicione em seus pratos?

Uma dieta rica em sal pode fazer com que sua urina se torne mais concentrada, causando um cheiro mais forte do que o habitual.

Dessa forma, tente reduzir a quantidade de sal que você consome. Pois isso também será benéfico para a saúde do seu coração.

6. Uso de duchas vaginais

Temos que reconhecer que algumas mulheres têm problemas para aceitar as características da região íntima. Por isso, não é incomum o uso de duchas vaginais.

Se você começou a usá-las e ao mesmo tempo notou que sua urina começou a apresentar mau cheiro, é recomendável abandonar essa prática o quanto antes.

As duchas vaginais não só limpam a vagina, como também podem bagunçar a flora bacteriana em toda área genital. O resultado é piorar os maus cheiros, em vez de atenuá-los.

Caso nos últimos meses sua zona íntima esteja com mau cheiro, você deve procurar um médico em vez de usar esses produtos.

Ele é o profissional que poderá indicar se você está com algum problema real ou se se trata de algo natural. Além disso, poderá te informar se é necessário ou não seguir algum tratamento.

Leia também: Como tratar os fungos vaginais com remédios caseiros

7. Ovulação

mau cheiro na urina

Os mesmos hormônios que ajudam no período de gestação dos bebes (estrogênio e progesterona) também se encarregam de regular o ciclo menstrual.

Esses hormônios exercem uma pequena ação sobre o cheiro da urina. Por isso, quando você está ovulando, pode notar que sua urina fica com mau cheiro, similar ao da amônia.

8. Consumo de certos medicamentos, suplementos e vitaminas

A última das razões pelas quais sua urina apresenta mau cheiro relaciona-se com os flavorizantes usados em medicamentos, suplementos e vitaminas.

Eles até podem ter um sabor melhor, mas também afetam o cheiro e a cor da sua urina.

Ao mesmo tempo, também existem medicamentos que, por seu efeito ou pelo órgão e problema que estejam tratando, podem gerar esse problema.

Seria uma boa ideia comentar com seu médico o problema para que ele indique se tudo está normal.