Tratamento dos fungos vaginais com remédios caseiros
· 20 de julho de 2017
Visto que os fungos vaginais precisam de um ambiente quente e úmido para se desenvolver, usar roupas folgadas ajudará a ter mais ventilação e evitará que eles se proliferem.
Muitas mulheres sofrem, em algum momento de sua vida, uma infecção por fungos vaginais (o que se conhece como vaginite).
A vaginite tem como sintomas principais o ardor e a dor, assim como a produção de odores desagradáveis.
Em sua grande maioria, estes processos são originados por fungos que crescem no ambiente quente e úmido dos genitais femininos.
Há diferentes remédios naturais que podemos usar para paliar os efeitos dos fungos vaginais.
Os probióticos
Os alimentos probióticos são mais benéficos do que os medicamentos antibióticos para o tratamento dos fungos na vagina.
Estes alimentos contêm micro-organismos que estão ativos em nosso intestino e podem chegar a alterar a flora intestinal, com efeitos muito benéficos.
O costume de ingerir alimentos ou suplementos probióticos pode combater e restaurar a flora natural do estômago que proíbe as infecções por fungos como a cândida.
Vamos aproveitar as propriedades do vinagre de sidra de maçã para fazer uma ducha vaginal.
Ingredientes
3 colheres de sopa de vinagre orgânico (30 ml)
6 colheres de sopa de água (60 ml)
O que fazer?
Combine o vinagre de maçã e adicione-o ao dispositivo da ducha para aplicar na região vaginal.
O alho orgânico
Comer vários dentes de alho fresco todos os dias é um bom remédio contra os fungos na vagina. É possível que nos deixe com um hálito ruim, mas é um remédio muito efetivo para paliar os efeitos da candidíase.
A razão desta utilidade é que o alho tem propriedades antifúngicas que previnem este tipo de infecções.
Além disso, o alho é um antibacteriano e um antibiótico natural muito conhecido.
Óleo orgânico de orégano
O óleo orgânico de orégano também é um bom remédio contra os fungos na vagina. Para obter os máximos benefícios, é importante que esta erva seja silvestre.
O que fazer?
Ainda que possamos encontrar diferentes formatos no mercado, as cápsulas são uma das formas mais cômodas de consumi-lo.
Deve-se consumir em duas ou três doses diárias, depois de comer.
Óleo orgânico de malaleuca
O óleo de malaleuca é um agente antifúngico natural muito efetivo.
O que fazer?
Para utilizá-lo, coloque algumas gotas do óleo orgânico de malaleuca em um absorvente interno e coloque-o na vagina por 4 horas.
O processo deve se repetir pela manhã e à tarde, durante dois ou três dias.
Lembre-se de que não se deve dormir usando o absorvente interno.
Os mirtilos e seu poder curativo
Estes pequenos frutos vermelhos têm um grande poder curativo. Não servem só para curar infecções na bexiga, mas também para as causadas por fungos vaginais.
Além de ser um bom tônico reprodutivo para a mulher, o suco natural de mirtilo pode servir para restituir o equilíbrio saudável do pH da vagina.
Desta forma, os fungos vaginais podem ser combatidos.
Iogurtes orgânicos
O iogurte orgânico é outro dos melhores remédios para restaurar a flora vaginal e conseguir o equilíbrio do pH.
O que fazer?
Pode-se usar por contato, de forma tópica. Bastará colocar um pouco na vagina diretamente e deixar que atue durante várias horas antes de lavar.
Também podemos untar um absorvente interno com iogurte e introduzi-lo na vagina por mais ou menos duas horas.
Procure usar roupas leves e folgadas
Ainda que pareça algo muito básico, usar roupas folgadas é um dos grandes remédios contra as infecções causadas por fungos vaginais.
Dentre outras razões, porque os fungos se desenvolvem pior em ambientes frescos e secos e melhor em entornos quentes e úmidos.
Usar roupas leves e peças íntimas folgadas fará com que seja possível que o oxigênio se mova, e dessa forma poderá prevenir o crescimento de fungos.
Os espasmos musculares podem ter uma infinidade de causas. Ainda que imaginemos quais podem ser os gatilhos destas dores incômodas, em outras situações desconhecemos os motivos. Assim, em grande parte dos casos, o estresse, a tensão muscular, as quedas, o…
Atualmente existem muitos óleos essenciais, mas hoje vamos nos concentrar apenas em um deles: o óleo de menta. Especificamente, nos usos práticos deste excelente óleo, que podem ajudar a melhorar a saúde, e a desfrutar de uma melhor qualidade de…
O herpes genital é um vírus que atinge o organismo através do contato. Dentre os seus sintomas encontramos pequenas feridas ou bolhas que causam coceira e dor na região íntima. Este vírus é muito contagioso e deve ser tratado o…
Não poder respirar bem afeta nossa vida diária e nos faz sentir cansados. Se a isso somarmos outros sintomas como febre, dor de cabeça e secreção nasal, o incômodo pode até mesmo nos deixar na cama devido à fraqueza que…
As verrugas não são, em geral, um grave problema de saúde. No entanto, é sempre bom consultar um dermatologista para verificar quaisquer alterações na nossa pele. A desvantagem é que elas são muito desagradáveis e, além disso, em alguns casos, podem ser…