15 atividades para fazer em família

· 28 de junho de 2018
O tempo em família é a coisa mais valiosa que podemos dar aos nossos filhos. A verdade é que existem muitas atividades que podemos fazer em família e que não envolvem um grande orçamento, mas muita diversão.

Quantas vezes ouvimos a criança em casa dizendo “estou entediado” e a mãe ou pai correm para ver o que podem oferecer à criança. O tempo livre é mais divertido e enriquecedor se organizarmos algumas atividades para fazer em família em vez de ficarmos colados à televisão.

Não é preciso um grande orçamento, é preciso apenas um pouco de organização durante a semana para escolher os elementos que serão necessários no plano de atividades para realizar em família, além de disposição para se divertir e um toque de criatividade.

Ideias de atividades para fazer em família

As atividades para fazer em família que vamos propor se baseiam na importância de compartilhar o tempo, desfrutar da companhia uns dos outros e celebrar a alegria de fazer parte da mesma família. As propostas que faremos para você têm a ver com:

  • Comemorar.
  • Desfrutar da natureza.
  • Reciclar.
  • Compartilhar o tempo juntos.
  • Organizar e arrumar.

Comemorar!

Comemorar é uma das atividades para fazer em família

Os aniversários e o final do ano letivo sempre serão datas importantes para a celebração em família. Mas não espere grandes encontros, nem organize grandes festas, qualquer dia é bom para se divertir com música, dança e alegria.

1. Concurso de talentos

Organizar um concurso de talentos é uma ótima desculpa para celebrar em família. Cada membro da família deve demonstrar o talento com o qual ele se sente mais confortável. Por exemplo, alguns cantam, outros dançam e um júri premia os mais talentosos ou os mais divertidos.

2. Festa de não-aniversário

Você pode comprar um bolo (ou fazer), fazer alguns sanduíches e voltar a cantar “parabéns” em qualquer dia do ano que não seja o dia do nascimento do “não-aniversariante”.

3. Festa à fantasia

As crianças podem vestir seu traje de carnaval ou Dia das Bruxas novamente, assim como se vestirem como a mamãe ou o papai. Além disso, eles podem escolher um tema (por exemplo, a noite dos piratas) e procurar em suas roupas elementos que lhes permitam recriar o tema escolhido.

Aproveitar a natureza

Exercitar-se é uma das atividades para fazer em família

Além dos benefícios que o contato com a natureza traz para a saúde em nível físico, mental e emocional, com as atividades a seguir para realizar em família, podemos incutir nas crianças a responsabilidade pela vida de outro ser vivo.

4. Alimentador de pássaros

No jardim (se não houver jardim, em um vaso ou em uma janela), prepare um prato ou lugar para alimentar os pássaros que voam livremente. O canto alegra o coração e permite que as crianças assumam a responsabilidade pela comida.

5. Plantar sementes ou plantas

Organizar vasos (para que todos possam plantar mudas ou sementes) permite se beneficiar do contato com o solo e aproveitar o crescimento da planta. Caso gere alguma fruta ou flor, será uma grande satisfação dar a ela às boas-vindas.

6. Piquenique

Comer uma refeição deliciosa para compartilhar em uma toalha de mesa em um parque ou espaço natural é uma daquelas atividades inesquecíveis para todos. A ocasião é propícia para preparar receitas saudáveis ​​e apreciá-las com os pés na grama, na terra ou na areia.

Reciclar

O planeta exige urgentemente que toda a família compreenda e pratique os valores da reciclagem. A coleta de materiais não é apenas uma experiência educacional, mas também, ao dar aos materiais uma nova forma ou uso, ativa-se a criatividade de adultos e crianças.

7. Corridas de carros com caixas

Cada membro da família escolhe uma caixa de acordo com o seu tamanho. O fundo e a tampa são removidos para quem possam entrar na caixa e carregá-las. Os carros devem ser decorados e depois usados em uma corrida em algum parque próximo.

8. Cartões de caixa de cereais

Leve a celebração da festa à fantasia a sério. Distribua cartões de convite desenhados em caixas de cereal. Eles também podem ser feitos para as festas de Natal ou aniversários.

9. Pinhata de papelão

Você pode fazer uma pinhata para o próximo aniversário de uma criança da família. Elas não precisam de um design muito elaborado. Pode ser simplesmente uma caixa retangular, que você pode decorar com papéis coloridos ou desenhos do personagem favorito da criança.

Compartilhem o tempo juntos

Lanchar juntos é uma das atividades para fazer em família

O tempo que os pais dedicam aos filhos é o maior presente de todos. Não há lembrança que represente mais para uma criança ou adolescente do que a possibilidade de dar e receber amor, compreensão e empatia de seus pais.

10. Festa do pijama

Tão simples como colocar colchões na sala, preparar pipoca e passar um bom tempo juntos. Você pode pegar alguns jogos de tabuleiro ou realizar alguma dinâmica. Caso o sono vença a todos, como já estão de pijama, podem dormir ali mesmo.

11. Sair para acampar

Desfrutar de uma estadia em uma barraca em um espaço natural é uma daquelas experiências fabulosas para toda a família. Mas se o orçamento for baixo, a barraca pode ser instalada no jardim ou até mesmo na sala de estar da casa!

12. Dia de spa ou oficina

As meninas e a mãe podem organizar um dia de beleza que inclui manicure, pedicure, máscara e tratamento capilar. O pai e os meninos podem realizar tarefas para si mesmos, como fazer um conserto em casa ou no carro.

Organizar e arrumar

Limpar a casa é uma das atividades para fazer em família

Depois de um dia divertido, vem a parte difícil de colocar tudo em ordem. Que cansativo! Claro, fazer isso juntos é mais fácil do que deixar tudo para uma pessoa só. Ainda assim, vocês podem organizar outras atividades em família que ajudem a colocar alguma ordem na casa e que o processo não que torne tão entediante.

13. Reposicione a mobília de um cômodo

É possível dar uma nova perspectiva para o quarto das crianças se vocês derem uma nova posição para os móveis. É importante que se leve em conta a opinião das crianças a esse respeito.

14. Redecore uma parede

As crianças vão gostar de pintar um mural em alguma parede da casa, assim como repintar uma parede já pintada com suas criações de quando eram crianças com a cor original. O importante é envolver seus filhos no trabalho de cuidar e manter a casa.

15. Organize um álbum de fotos da família

Além de publicar em redes sociais, imprimir fotografias e preparar um álbum é uma experiência enriquecedora para toda a família. Organizar as fotos, lembrar e conversar sobre momentos familiares agradáveis ​​é outro momento para compartilhar com a família.

Em resumo

Aproveitar a companhia e as atividades para realizar em família é o máximo! Com um pouco de criatividade, você pode organizar atividades que acabam sendo um acúmulo de experiências enriquecedoras para a alma dos pais e filhos. Você apenas precisa propor e colocá-las em prática!