6 elementos que podemos reciclar para decorar o jardim

3 de agosto de 2018
Pense duas vezes antes de jogar fora os elementos que sobram em seu pátio. Alguns podem oferecer novos usos que você nem sequer imaginava, principalmente no âmbito da decoração.

O jardim é um excelente local para aplicar toda a sua criatividade na hora da decoração. Não precisamos gastar muito dinheiro comprando produtos novos; apresentamos alguns elementos que você pode reciclar para decorar o jardim e dar a ele o seu próprio estilo pessoal.

Todos temos coisas que não usamos mais no jardim. Ao invés de jogá-las fora, simplesmente use a criatividade para mudá-las de função. Praticamente tudo que não serve mais pode ser usado para reciclar e para decorar o jardim. A seguir, compartilharemos algumas ideias que podem ser úteis.

Elementos que podemos reciclar para decorar o jardim

1. Lâmpadas

Esta alternativa tem três qualidades que a transformam na favorita de muitos: é original, bonita e econômica. Com elas, podemos fazer vasos pendurados muito bonitos.

Como fazer? Fácil, siga as instruções que detalhamos aqui:

  • Primeiro, você deve retirar a parte preta da lâmpada, a que faz contato com o soquete. Para fazê-lo, deve usar uma pinça bico de papagaio. Com batidinhas ou apertando a parte preta, esta deverá se romper. Tenha muito cuidado porque é de vidro e pode machucar.
  • Com uma chave de fenda, remova todos os restos que tenham ficado. Sacuda a lâmpada para que tudo caia, incluindo a resistência.
  • Lave a lâmpada para que fique transparente.
  • Faça os buracos dos lados na parte onde se enrosca a lâmpada; ali se passará o arame ou gancho que a pendurará.
  • Finalmente, coloque bolinhas de algodão ou terra com uma sementinha e deixe a planta crescer. Logicamente, regue-a de tempos em tempos.

2. Paletes

É claro que esta é uma opção que não pode faltar ao enumerar elementos que podemos reciclar para decorar o jardim. Seus usos podem ser vários: primeiro, podemos usá-los para fazer móveis de jardim muito bonitos. Entre eles, podemos optar por cadeiras e mesas.

Por outro lado, também são muito úteis para fazer balanços ou camas penduradas. Só precisamos colocar um colchão por cima e pendurá-los com um suporte que aguente o peso.

Em último lugar, também podemos usá-lo para fazer jardins verticais. É muito simples: coloque um palete embaixo, como suporte, e cubra-o com uma lona ou outro material que não seja caro. Depois, coloque outro palete por cima e jogue terra ou compostagem nas interseções deste. Ali, você colocará as plantas.

Depois, basta pendurá-lo em uma parede e desfrutar de um bonito jardim vertical no qual suas plantas crescerão firmes e saudáveis.

Leia também: Jardim no terraço, as melhores e mais fáceis ideias para fazer o seu

3. Pneus

Pneus para decorar o jardim

Uma opção clássica, mas não menos interessante. Com os pneus podemos fazer mesas, cadeiras e vasos.

Basta limpá-los, pintá-los – ficam melhor se forem pintados de várias cores – e remodelá-los para dar o uso que mais gostar. Um bom truque é empilhá-los para criar estruturas e dar mais altura aos móveis que decidir criar com eles.

Você pode gostar de ler: 8 formas de utilizar pneus velhos

4. Botas de jardim

Quase sempre ficam dando voltas pelo pátio aquelas botas que nunca mais usamos. Recupere-as, deixe-as bonitas e coloque terra em seu interior.

Depois, com uma semente, você pode fazer crescer plantas e flores que mudarão totalmente a aparência deste elemento, que até algumas horas atrás era inutilizável. Se decorarmos as botas ou as pintarmos antes de usá-las, melhor ainda.

5. Caixas de madeira

As típicas caixas ou caixotes de verduras são excelentes elementos que podemos reciclar para decorar o jardim. Se os pintarmos e deixá-los bem bonitos, podemos empilhá-los para usá-los como estantes.

Se os juntarmos e colocarmos uma madeira por cima, podemos criar com eles uma mesa simples para o pátio. Também podemos colocar almofadas e fazer banquinhos.

Finalmente, também são excelentes como vasos; são muito bons para plantas grandes, que dificilmente poderiam ser colocadas em vasos regulares.

Jardim vertical

6. Escadas

Uma vez que não possam mais ser utilizadas, as escadas podem se converter em excelentes móveis rústicos. Basta usar suas escadas como estantes para colocar vasos ou outro tipo de adorno que tenha no pátio. Você pode até mesmo ampliar sua funcionalidade cruzando tábuas para colocar ainda mais coisas em cada degrau.

Se quiser, você pode pintá-las; no entanto, em certos ambientes, o toque rústico da madeira envelhecida oferece uma decoração fenomenal. A escolha é sua!

A lista pode se alongar ainda mais; também é possível utilizar talheres velhos, garrafas de plástico e rodas de bicicleta para decorar o jardim de maneira rápida e econômica. Não hesite em seguir criando e deixe um excelente ensinamento sobre a reciclagem para seus filhos.

Recomendados para você