8 formas de utilizar pneus velhos

· 21 de maio de 2018
Os pneus velhos podem ser usados para criar diferentes elementos decorativos para a casa. Animado para tentar? Descubra 8 ideias interessantes. 

Os pneus velhos são peças que têm muito potencial. Tudo depende de nossa genialidade e de nossa capacidade para imaginar como podem ser aproveitados.

Os pneus são preparados com um material resistente (polímero elástico) melhor conhecido como “borracha”. Por esta razão, mesmo que se desgastem e sejam inapropriados para os veículos, os pneus velhos seguem sendo úteis para outras finalidades.

A borracha é um material que pode ser de origem natural ou sintética. O natural é aquele que se extrai das árvores Hevea, originária da América do Sul, o que se obtém do látex das plantas. Enquanto que o sintético é um derivado do petróleo.

Devido a sua elasticidade e impermeabilidade, é um elemento muito utilizado na indústria. Na verdade, ao ser reconhecido por ser versátil e de longa duração, começou a ser reciclado e ser utilizado como matéria prima para muitos outros produtos.

Podemos dar uma segunda oportunidade para os pneus velhos em casa? Claro que sim! Mais de uma, na verdade. Na vontade de reduzir a poluição que geram quando já não são úteis nos veículos, compartilhamos centenas de ideias para reutilizá-los dentro de casa.

As melhores ideias para utilizar pneus velhos

Hoje em dia existem muitos métodos para reciclar os pneus velhos. A forma mais comum consiste em triturar, cortar e rasgar as peças, de tal forma que possam se modeladas para fins como:

  • Estradas.
  • Tapetes.
  • Gramados sintéticos.
  • Parques infantis.
  • Pistas de atletismo.
  • Protetores para barcos.

No entanto, considerando que muitas pessoas já contam com algumas destas peças em casa, existe outra série de ideias que podemos tirar muito proveito, sem ter que submetê-los ao processo mencionado. Pronto para colocá-las em prática? Leve sua criatividade para o seguinte nível!

1. Balanços

Pode usar um pneu velho para fazer balanços

Quer diversão em casa sem gastar muito? Uma ideia muito interessante consiste em converter os velhos pneus em balanços para as crianças.

Compre uma corda da cor que mais gostar e pinte os pneus com um spray. Depois, coloque-o no jardim, em um tronco grosso para que fique o suficientemente resistente e seguro. Como medida adicional, recomendamos atapetar o interior com algum tecido para que, ao sentar, não roce a pele diretamente.

2. Areeiro

Para as crianças que são muito pequenas e que o balanço ainda não é ideal, pode ser realizada outra ideia criativa para sua diversão. O que acha de um areeiro de brincadeiras?

Este areeiro é muito fácil de realizar. Somente temos que lavar, deixar secar e, depois, pintar os pneus velhos como mais gostarmos. Depois preenchê-los com areia e colocar um guarda-sol. Certamente este areeiro se converterá no local favorito de seus filhos.

3. Cachepô

Pode usar um pneu velho para fazer vasos de plantas

Por suas formas e tamanhos, os pneus velhos são excelentes peças para a decoração de exteriores e jardins. Principalmente porque são muito resistentes, a água não os danificam e podem ser perfeitos para cultivar várias espécies de plantas. 

Pegue alguns sprays de tinta, com as cores que mais gostar, e pinte seus novos cachepôs. Se desejar, deixe-os com a cor original e plante dentro deles.

4. Moldura de espelho

Um pneu velho de carro não é a melhor opção para fazer um espelho bonito. No entanto, as rodas finas das bicicletas sim podem ser usadas com facilidade para esta curiosa arte.

Simplesmente lave e deixe o pneu secar. Depois, pode passar uma camada de verniz transparente, para que fique negro e brilhante.

Também pode pintar com spray dourado, bronze ou qualquer outra cor que goste. Depois, busque um espelho que caiba dentro de seu interior, ajuste-o e pronto.

Para segurar bem o espelho no pneu podemos colocar vários pontos de cola industrial no interior do pneu. 

5. Cama para mascotes

Pode usar um pneu velho para fazer uma cama para seu cachorro

Não é necessário gastar grandes somas de dinheiro em uma cama para nossa mascote. Os pneus velhos oferecem a forma perfeita para fazer uma cama acolhedora e bonita. Para isso, somente deve preencher o interior do pneu com uma almofada de espuma ou travesseiro. Decore ao seu gosto.

6. Depósitos de lixo

Unindo vários pneus velhos podemos fazer um depósito para o lixo. Logicamente sua forma pode variar dependendo da criatividade.

A ideia básica consiste em unir até três pneus, um sobre o outro, de modo que fique uma espécie de recipiente profundo. Depois, para facilitar a tarefa de retirar o lixo, coloque uma sacola em seu interior.

7. Mesinha de exterior

Pode usar um pneu velho para fazer uma mesinha

A decoração com elementos feitos com pneus velhos está na moda. Certamente muitas reutilizam este material para elaborar móveis e mesas para zonas como o jardim ou o terraço.

Disponha um pneu sobre outro e depois pinte-os como quiser. Depois, coloque por cima uma tampa (de plástico, madeira ou de qualquer outro material que desejar) para completar sua mesa.

8. Sofás para exteriores

Para desfrutar suas reuniões familiares no jardim ou nos espaços externos da casa, pode fazer alguns sofás confortáveis com pneus velhos reciclados.

Reúna várias peças, dependendo da quantidade de sofás que deseje fazer. No geral, são usados dois pneus para cada um. Pinte-os como gostar e preencha com almofadas ou espumas.

Como pode notar, os pneus velhos não são lixo. Existem muitas formas de convertê-los em objetos úteis e decorativos. Anime-se a fazer suas próprias criações!