5 usos diferentes para as latas recicladas

· 14 de abril de 2018
A seguir, comentamos quais são os cinco usos que você pode dar para as latas recicladas e fazer peças únicas, bonitas e originais. 

Conheça diferentes usos para latas recicladas, que nos oferecem uma base sobre a qual conduzir diversos projetos criativos. Nesse sentido, cabe lembrar que a reciclagem de objetos vem se tornando uma tendência mundial que cresce cada vez mais.

Esta importante prática, além de gerar benefícios para o planeta, também oferece a oportunidade de economizar um dinheiro considerável em enfeites e acessórios para ambientar seus espaços.

A reciclagem tem permitido que as pessoas deixem voar sua imaginação e conduzam projetos manuais maravilhosos e extremamente inspiradores.

A necessidade, juntamente com a genialidade, nos faz ver alguns objetos descartados ou empilhados como possíveis coisas úteis. Só precisamos de criatividade e mãos à obra!

Um desses objetos aos quais nos referimos são as latas ou embalagens de metal, que normalmente vemos em nossa cozinha, despensa, garagem, entre outros, ocupando espaços e promovendo um acúmulo desnecessário.

A conservação do planeta é responsabilidade de todos.

Usos para latas recicladas

Latas recicladas

Na hora de manter e decorar nossas casas, geralmente vamos pela via mais fácil e jogamos muitas coisas no lixo.

Mas você sabia que pode estar jogando dinheiro no lixo? As embalagens metálicas, comumente denominadas “latas”, são comercializadas por empresas de reciclagens que as utilizam como matéria prima para outros produtos.

Se você se organizar e criar um esquema de seleção dos resíduos em casa, poderia aproveitar esta opção e recuperar algum dinheiro,

Além desta alternativa, você pode aplicar sua genialidade e criatividade para fazer destes objetos em desuso utensílios ou artefatos de grande praticidade dentro de casa.

Você só precisa imaginar como pode modificá-los e dar-lhes cores e formas de acordo com seus gostos, tornando-os mais atrativos visualmente e funcionais.

Desde lâmpadas até vasos de plantas, passando por utensílios de cozinha e lixeiras, até revisteiros, entre outros, estes são alguns usos para latas recicladas que alguns criativos deram a embalagens metálicas que já não tinham utilidade.

Recipientes de latas recicladas

Tampinha da lata de alumínio

Criar recipientes a partir de latas recicladas é o uso básico (e mais comum) que podemos dar para uma embalagem metálica descartada. Isso se deve ao fato de que requer menos intervenção em sua transformação.

Para isso somente precisamos, em primeiro lugar, determinar qual o tipo de conteúdo será o que colocaremos no recipiente, para saber de qual volume estaríamos falando.

Os recipientes ou contêineres são maravilhosos para organizar a cozinha ou a garagem.

Podemos fazer também um recipiente para guardar os biscoitos, para colocar os talheres na cozinha, fazer uma lata de lixo metálica, entre outros.

Nestes casos podemos pegar a lata, lavá-la e secá-la completamente, eliminar os rótulos e restos de cola que possa ter (por causa do rótulo).

Depois devemos verificar se a borda da lata não está irregular para evitar cortes no momento de utilizá-la como contêiner. Se apresentar cortes ou fios será necessários afiná-la, nivelando toda a sua borda interior. Assim teremos uma borda perfeitamente lisa.

Uma vez limpa e nivelada, procedemos com a decoração de acordo com nossos gostos. Para isso podemos utilizar tintas acrílicas ou de óleo, em spray ou com pincel. Também podemos forrá-las com tecidos ou fitas, dependendo de onde iremos colocá-las.

Abajures feitos com latas recicladas

Lata de alumínio

Outra alternativa muito funcional é usar as latas para criar abajures vistosos, os quais muitas vezes impactam por sua simplicidade e, em outras ocasiões, pelo preparo destes.

Para preparar um abajur, você escolhe os materiais, pois dependerá do estilo e do que quer obter, mas basicamente precisará de uma lata ampla que permita a colocação da lâmpada, sem fazer contato para evitar que esquente, cabo, um interruptor e fita isolante.

Dependendo do seu desenho e necessidade, você pode fazer furos sobre a lata, fazendo aberturas que deixem sair raios de luz, pintá-la com suas cores favoritas, entre outros.

Lembre-se de que o limite só será definido por você, e você tem toda a margem do mundo para dar rédea solta à sua criatividade.

Revise o seu redor e comece a selecionar o material necessário, arrisque-se a criar e verá o mundo de oportunidades que se abrirá à sua frente.