5 maneiras diferentes de reciclar pneus

· 11 de abril de 2018
Aqui estão cinco maneiras diferentes de reciclar pneus. Todas são muito simples e muito úteis. Não perca!

Reciclar pneus é uma boa opção para aproveitar esses objetos e dar a eles um novo uso. É também a desculpa perfeita para limpar um pouco a casa e aproveitar o espaço para guardar outras coisas.

Os pneus que estão danificados ou simplesmente desgastados, na maioria das vezes, são jogados diretamente no lixo. Mas o fato deles não servirem mais para cumprir sua função original não significa que não podem servir para outras coisas.

Você já pensou no que poderia fazer com seus pneus velhos? Garanto que ficará surpreso com as ótimas ideias que algumas pessoas tiveram a este respeito e que se materializaram em criações únicas e muito práticas.

É apenas uma questão de deixar a imaginação voar e visualizar o que poderíamos conseguir intervindo ou modificando um pneu. Teste sua engenhosidade e comece a reciclar pneus seguindo estas dicas.

5 maneiras diferentes de reciclar pneus

1. Mesa de café ou sala de estar

Mesa feita com pneus

Essa ideia prática é muito fácil de executar. Consiste em colocar um pneu como base, depois colocar uma tampa de madeira por cima para suportar as coisas e depois cobrir todo o pneu com vários materiais.

Algumas pessoas colocam forros de pano ou peles sintéticas para combinar com seus móveis. Outras optam por acabamentos mais rústicos, apesar de não deixarem de ser agradáveis, ​​como forros com barbantes ou cordas.

No primeiro caso, um círculo de tecido ou material sintético deve ser cortado, de acordo com as medidas do pneu, que é anexado a um retângulo de tecido da largura do pneu que cubra todo o seu entorno, repetindo o procedimento para a cobertura inferior.

Se você quiser torná-lo mais prático para que possa ser carregado quando necessário, coloque um zíper na união da tampa inferior com a borda do retângulo.

Se optar por usar um cabo de corda, certifique-se de ter uma extensão suficientemente longa para cobrir o contorno da borracha e a cobertura de madeira que você colocou nela. Desta forma, você terá uma mesa muito harmoniosa e funcional. 

2. Balanço para as crianças

Se você mora em uma casa com espaço externo suficiente (com uma árvore alta), pode recriar o balanço clássico que já vimos tantas vezes nos filmes. Esta opção é muito simples e seus filhos vão adorar. 

Você só tem que limpar completamente o pneu, pintá-lo, dar-lhe uma aparência mais divertida e suspendê-lo em um galho grosso da árvore com cordas fortes. Assim você terá seu próprio balanço!

3. Vasos de plantas

Vasos de plantas feitos de pneus

Outra maneira de reciclar pneus é incluí-los em nosso jardim. Como? Muito simples, só precisamos transformá-los em vasos de plantas.

Se você quiser plantar uma árvore, por exemplo, precisa cuidar muito dela no início para que não se incline para o lado devido ao vento (ou não seja completamente arrancada da terra pelo seu cachorro), ou ser pisada pelas crianças que brincam no local, entre outras possíveis ameaças.

Uma boa ideia é plantar sua árvore e colocar alguns pneus usados ​​em volta dela. Desta forma, a árvore ficará muito mais protegida e você poderá irrigá-la confortavelmente por cima, através do orifício no pneu.

Por outro lado, ao transformar o pneu em vaso de plantas, sua alta durabilidade o torna capaz de resistir à pressão exercida pelo solo e pelas raízes das plantas que você colocar no interior. Você também não precisa se preocupar em enferrujar o material com a água. 

Esta transformação tem várias versões; se você colocá-los diretamente no seu jardim, só precisará pintar e plantar. O chão (ou melhor, a terra) servirá de cobertura inferior.

Se preferir reutilizar os pneus em outra superfície e de uma maneira móvel, você deve preparar uma base para evitar que a terra saia do chão.

Você também pode modificar os pneus fazendo aberturas redondas para colocar potes com plantas independentes.

4. Artigos de jardim ou recipientes de lixo

Se você tiver três pneus, é possível empilhá-los um sobre o outro e uni-los com algum tipo de costura, suporte de arame, etc., para que eles permaneçam nessa posição.

Em seguida, recorte um círculo de material macerado (do diâmetro do pneu) e coloque-o embaixo com cola (como base). Assim você pode pintar os pneus em cores diferentes e, uma vez pronto, poderá adicionar uma tampa no topo, e é isso! Recipiente terminado!

Lembre-se de que, se você decidir que o recipiente será de lixo, deverá colocar um saco plástico para facilitar a limpeza quando ele estiver cheio.

5. Como escada em encostas íngremes

Escada feita de pneus

Se você mora em áreas rurais cercadas por encostas, esta opção é muito prática e facilitará a subida e a descida destes locais.

É apenas uma questão de marcar a área onde você vai fazer a escada e escalonar a inclinação, colocar os pneus em cada etapa enchendo-os com terra depois, a mesma que você removeu apara fazer os degraus. Desta forma, eles permanecerão firmes em sua posição. Esta escada será muito resistente às mudanças climáticas.

Você já deve ter percebido por que é uma boa ideia reciclar pneus. Vá em frente e experimente os usos alternativos dos objetos que você deixou cair em desuso e ganhe pontos em criatividade, economia e destreza!