Plantas para dormir melhor

· 1 de fevereiro de 2018
As plantas são as opções mais recomendáveis na hora de favorecer o descanso. Além de tomá-las em forma de infusão, podemos aproveitar o extrato de muitas delas.

Se você tem problemas para pegar no sono ou acorda no meio da noite, pode aproveitar os benefícios de algumas infusões caseiras e plantas para dormir melhor.

Neste artigo contaremos quais são as melhores plantas para acordar a cada manhã com todas as energias renovadas.

Infusões e plantas para dormir melhor

Tomar um delicioso chá que nos permita descansar à noite pode parecer uma utopia.

Porém, existem muitas plantas que nos ajudam neste problema tão comum, principalmente entre as pessoas que vivem em ambientes urbanos ou que têm muitas preocupações.

Preste atenção nas seguintes ervas com propriedades calmantes e relaxantes que poderão ajudá-lo a dormir melhor.

Valeriana

É uma das ervas para dormir mais “famosas” devido aos seus efeitos sedativos. É usada desde a antiguidade (em Roma e na Grécia já conheciam suas propriedades relaxantes).

A valeriana é de origem asiática, ainda que cresça de forma abundante na Europa e na América. Seu extrato é usado tanto na indústria farmacológica quanto na fitoterapia.

Esta planta tem vários óleos essenciais com capacidades sedativas. Além disso, não só é efetiva para pegar no sono, como também para combater a ansiedade e o estresse.

Aumenta a quantidade de horas que dormimos sem interrupção e nos dá uma sensação de calma maravilhosa. Podemos beber até 3 xícaras de chá de valeriana por dia.

Lavanda

Óleo essencial de lavanda

Conhecida por sua bonita cor e seu perfume, a lavanda é uma erva muito relaxante e uma das melhores plantas para dormir melhor.

Consumir uma infusão desta planta antes de nos deitarmos é sinônimo de uma noite de descanso acolhedora e reparadora.

Seu corpo e sua mente ficarão completamente tranquilos e você poderá deixar de lado a insônia, o estresse, a ansiedade e a depressão.

Além disso pode-se usar o óleo essencial de lavanda para perfumar os travesseiros e s roupa de cama: ela atuará como um sedativo natural.

Outra opção é tomar um banho de banheira com uns raminhos da planta na água.

Flor da paixão

Também conhecida como passiflora, esta planta é muito eficaz na hora de dormir, já que conta com propriedades soníferas naturais.

Por isso é recomendada para pessoas que não conseguem pegar no sono ou que acordam no meio da noite. É ideal para desfrutar de um descanso reparador, acolhedor e relaxante.

A flor da paixão, além disso, é usada como tratamento natural contra o estresse e a ansiedade.

Esse sedativo suave nos oferece um bem-estar geral e é uma grande fonte de alcaloides (cujos princípios ativos são usados para preparar medicamentos tranquilizantes).

Pode ser consumida como infusão ou em cápsulas, ou usada em forma de tintura e óleos.

Tília

Chá de tília

Conhecida também como “tila”, é uma das ervas mais potentes para dormir devido aos seus efeitos sedativos. É relaxante, calmante e tranquilizante.

Além disso, tem propriedades diuréticas, por isso não é aconselhado seu consumo antes de deitar (ms sim durante a tarde).

  • A tília é antiespasmódica e por isso relaxa os músculos.
  • Reduz a pressão arterial e descongestiona as vias respiratórias.
  • Tem muitos componentes em comum com a valeriana.

Camomila

Reconhecida por suas flores brancas e amarelas e seu delicioso sabor nas infusões, a camomila pertence à família das margaridas e desde tempos antigos é usada em tratamentos calmantes essenciais.

Além de consumi-la em infusões, podemos conseguir extratos, cápsulas e óleos essenciais.

A camomila relaxa os músculos graças a um componente chamado apigenina (tranquiliza o sistema nervoso central).

Esta planta favorece a sonolência e ajuda a dormir mais profundamente.

Flor de lúpulo

Flor de lúpulo

Estas flores estão divididas em dois grupos: as masculinas e as femininas. Estas últimas, com forma de cone, são as aconselhadas para tratar a insônia de maneira natural. Têm uma boa quantidade de óleos voláteis que induzem o relaxamento cerebral.

As flores de lúpulo também servem para regular estados de ansiedade e de neurose.

Dentre suas demais aplicações podemos destacar que estimulam o apetite, são um antisséptico natural e um diurético mais do que potente. Por este motivo, é recomendável não consumi-las à noite.

Alecrim

Usado com frequência na cozinha para dar sabor aos pratos, o alecrim se caracteriza por seu intenso aroma.

É composto por flavonoides, minerais, óleos essenciais e fenóis. Todos estes favorecem o relaxamento muscular e ajudam a pegar no sono.

Você pode tomar um chá de alecrim ou usar esta erva aromática para o almoço e o jantar.

Erva de São João

É uma planta medicinal usada principalmente para tratar a depressão e a ansiedade, bem como para evitar a insônia e o sono leve ou interrompido.

A erva de São João aumenta a produção do hormônio serotonina no cérebro (o encarregado de regular o descanso).

Pode ser consumida como infusão ou em forma de cápsulas. Ambas as apresentações são conseguidas em lojas de produtos naturais.

Outras plantas para dormir melhor são:

  • Erva-cidreira
  • Hortelã
  • Verbena
  • Papoula