10 plantas que você pode facilmente cultivar em seu jardim

· 3 de agosto de 2018
Aqui vamos contar a você quais são as dez 10 plantas que você pode facilmente cultivar em seu jardim, para dar um ar muito mais natural e agradável à sua casa.
Certamente, nem todas as plantas são fáceis de cultivar e manter. Além disso, existem muitas que não são adequadas para pequenos vasos, ou pequenos espaços.

Por isso, devemos saber como fazer uma seleção apropriada da planta com a qual decidimos iniciar nossa jornada pelo mundo da jardinagem.

Quais plantas você pode cultivar facilmente?

Utensílios para cultivar em seu jardim

As plantas trazem para nossas casas a beleza, e tornam muito mais aconchegante e agradável. Elas também favorecem a limpeza do ar e, por isso, uma melhor aromatização dos espaços. Prepare-se para dar vida aos cantos da sua casa, com as propostas que lhe oferecemos!

Em primeiro lugar devemos levar em conta que, além de colocar plantas ornamentais, podemos incluir frutas e plantas comestíveis. Sim, existem várias plantas deste tipo que podem ser facilmente cultivadas. Com a variedade certa de plantas você pode fazer sua casa ter uma aparência três vezes melhor do que antes.

Em segundo lugar você deve levar em conta o espaço que irá alocar para as plantas. As dimensões, a luz, a umidade, a qualidade do solo (se elas estarão em um jardim) ou solo (se elas estarão em vasos)… e assim por diante. Isso é importante porque uma vez que você coloca uma planta em um lugar onde tem tudo o que ela precisa, é melhor não a mudar de lá.

Por quê? porque as plantas se acostumam com o meio ambiente e, ao movê-las, podem não encontrar tudo o que precisam naquele novo lugar, onde pensamos que “dão uma vista melhor”.

Em outras palavras, não é tudo sobre o nosso olhar estético. Você também tem que levar em conta as necessidades da planta. A escolha pode ser simplificada da seguinte forma:

  1. Tamanho da planta
  2. Planta ornamental: Com flores ou sem flores?
  3. O espaço para a planta tem mais luz ou sombra?
  4. Deve ser regada todos os dias ou não?

Embora as plantas florescentes sejam muito marcantes, elas não são as mais recomendadas para os novatos. Em geral, as plantas com flores tendem a ser mais delicadas, e requerem mais atenção do que as outras.

No entanto, certas plantas pequenas, muito aromáticas, podem ser cultivadas facilmente, como: erva doce, hortelã, lavanda, alecrim, camomila, e salsa (que também são comestíveis).

Visite este artigo: Como germinar sementes de limão para ter uma bela árvore em seu jardim

5 plantas de jardim que podem ser facilmente cultivadas

Pode cultivar em seu jardim plantas com flores

Rosas, margaridas, gerânios, e flores do paraíso são plantas que se adaptam a lugares de clima tropical. Você deve colocá-las em espaços com boa radiação solar, manter suas terras livres de ervas daninhas, e suficientemente hidratadas.

Desta forma, você irá fornecer-lhes as condições básicas para o seu crescimento, e também vai conseguir as flores desejadas, que vão encher a sua casa com cor e vida

No caso dos trinitários, você deve ter em mente que há uma grande variedade deles. Alguns deles têm pouco crescimento, por isso eles podem se adaptar a vasos ou potes médios ou pequenos.

Lembre-se, a beleza, tanto em casa como no jardim, não depende do número de plantas que você tem, mas do cuidado que elas refletem.

5 plantas aromáticas que podem ser facilmente cultivadas

Pode cultivar em seu jardim plantas aromáticas

  1. A erva doce. Sua adaptabilidade lhe permitirá incluí-la sob condições diversas, sua aparência é de grande beleza, e seu aroma é sem igual; ao utilizá-la em alimentos destaca-se por seu sabor, você pode tê-la em potes, ou diretamente no solo de seu jardim.
  2. A salsa. Esta erva é muito prática, seu cheiro agradável, e elementos de tempero a torna adequada para a preparação de vários pratos, e até mesmo remédios caseiros, ocupam pouco espaço em seu jardim ou horta.
  3. A alfazema. Esta planta pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo do seu jardim, lembrando-se sempre de que é propensa a se espalhar; se adapta à maioria dos climas, e dará ao seu jardim um aroma suave e fresco.
  4. A camomila. Esta erva oferece excelentes alternativas medicinais, como auxiliar da digestão e relaxamento e tem efeitos anti-inflamatórios, entre outros; é fácil de cultivar, e suas sementes são fáceis de obter.
  5. A hortelã. É uma planta rica em mentol, com efeitos para problemas respiratórios, digestivos e de flatulência; seu caráter selvagem a torna compatível com qualquer tipo de solo e clima.     

Visite este artigo: Como cultivar um fornecimento “interminável” de alho na sua casa