A ioga pode ser usada como terapia complementar para problemas articulares, pois sua prática nos ajuda a fortalecer os músculos e adotar uma postura geral melhor.
A dor nas articulações pode se tornar incapacitante para uma pessoa. Isso faz com que os movimentos sejam limitados e muitas atividades diárias se tornem difíceis de executar normalmente. No entanto, existem muitas alternativas para melhorar a saúde das articulações. Você sabia que a ioga é uma delas?
Fazer exercícios é uma excelente alternativa para evitar o desgaste das articulações, além de modificar certos hábitos, como a má postura. Nesse sentido, a ioga nos ajuda a manter nosso sistema osteoarticular saudável.
As posturas tonificam cada parte do nosso corpo. Além disso, a prática regular aumenta a capacidade de trabalho e a flexibilidade.
O que é a ioga e de onde se originou?
A ioga é uma disciplina milenar nascida na Índia e popularizada nas últimas décadas na cultura ocidental. Encontre o equilíbrio entre corpo e mente através de posturas físicas e exercícios de respiração.
Se revisarmos a etimologia da ioga, descobriremos que é um termo em sânscrito que pode ser traduzido como “esforço” ou “união”. O conceito tem duas ótimas aplicações:
Por um lado, trata-se do conjunto de disciplinas físicas e mentais que se originaram na Índia e que buscam alcançar a perfeição espiritual e a união com o absoluto.
Por outro lado, a ioga é formada por práticas modernas que derivam da tradição hindu acima mencionada e que promovem o domínio do corpo e uma maior capacidade de concentração.
Acredita-se que a ioga tenha mais de 6000 anos de idade, de acordo com as informações dos Vedas. Estes são uma coleção de hinos que contêm os mais antigos ensinamentos da ioga. Eles são considerados revelações divinas.
O “Rigveda” e o “Atharvaveda” são os textos clássicos que mencionam a ioga pela primeira vez. Embora não revelem suas práticas, elas aludem a conceitos clássicos da ioga, como a ligação direta com a respiração. Eles também fazem referências a centros e canais psíquicos (chakras e nadis).
A cultura ocidental descobriu a ioga nos anos 60. Maharishi Mahesh popularizou esta prática concentrando-se na meditação. Por sua vez, Swami Sivananda implementou seu sistema iogue baseado em cinco princípios:
Savasana (relaxamento)
Pranayama (respiração)
Asanas (exercícios)
Dhyana (pensamentos positivos)
Meditação
Desde então, a ioga se tornou um fenômeno global no qual as técnicas evoluíram com o tempo. No entanto, os movimentos e ideais originais foram mantidos. Isso levou ao aumento do bem-estar físico e mental. A ioga tem a capacidade de fortalecer a saúde das articulações, cardiovascular e mental.
Relação entre a ioga e a saúde das articulações
Esta atividade física permite cumprir as recomendações fornecidas pela Fundação Artrite dos Estados Unidos, que incluem:
Cuidar da postura: em pé, protege as articulações do pescoço, costas, quadris e joelhos.
Ficar em movimento: fortalece os músculos que revestem as articulações.
Manter um peso ideal: a partir da atividade física, o peso ideal é mantido. Uma das principais causas de lesões e desconforto nas articulações é o excesso de peso, porque causa mais estresse sobre elas. As articulações mais afetadas são as dos quadris, joelhos, costas e pés.
Escutar o corpo: a prática das asanas permite que o corpo seja ouvido e você identifique as áreas onde a dor se manifesta após a atividade física.
Esta fundação americana recomenda vários tipos de ioga para melhorar a saúde das articulações e aliviar os sintomas da artrite. Estas modalidades são: viniyoga, power yoga, vinyasa, ioga restaurativa, ashtanga, ioga sentada, hatha e iyengar.
A prática da ioga fornece uma série de benefícios mentais que colaboram no tratamento dos problemas físicos. Dentro desses benefícios mentais, podemos mencionar o alto nível de concentração que emerge das posturas. Realizar cada uma delas requer concentração e atenção.
Assim, a ioga também melhora a memória e a atenção. Também fornece estabilidade emocional e autorreconhecimento. Esses elementos são fundamentais quando se trata de patologias em que a deterioração física geralmente desencadeia episódios de tristeza e até sintomas depressivos.
Pratique a ioga para cuidar da saúde das articulações
Graças à prática da ioga, a saúde das articulações melhorará significativamente à medida que as pessoas aprendem a conhecer seu corpo e controlar seus movimentos. Caso você pratique esta disciplina regularmente, saberá respeitar e ouvir o seu corpo. Isso permitirá que você evite possíveis lesões articulares e musculares.
O fortalecimento dos músculos causado pela ioga fortalecerá as articulações da mesma maneira. Quando os músculos estão fortes, reduz o seu risco de sofrer problemas nas articulações.
Se você quiser desfrutar de um dos muitos benefícios da ioga, considere-a como sua atividade física regular. Além disso, você também pode usá-la como uma terapia alternativa para seus problemas físicos ou mentais.
Ebnezar, J., Bali, Y., Nagarathna, R., & Nagendra, H. (2011). Effect of an integrated approach of yoga therapy on quality of life in osteoarthritis of the knee joint: A randomized control study. International Journal of Yoga, 4(2), 55. https://doi.org/10.4103/0973-6131.85486
Haaz, S., & Bartlett, S. J. (2011, February). Yoga for Arthritis: A Scoping Review. Rheumatic Disease Clinics of North America. https://doi.org/10.1016/j.rdc.2010.11.001
Evans, S., Moieni, M., Subramanian, S., C. I. Tsao, J., & Sternlieb, B. (2011). “Now I see a brighter day”: expectations and perceived benefits of an Iyengar yoga intervention for young patients with rheumatoid arthritis. Journal of Yoga & Physical Therapy, 01(01). https://doi.org/10.4172/2157-7595.1000101
Middleton, K. R., Ward, M. M., Haaz, S., Velummylum, S., Fike, A., Acevedo, A. T., Tataw-Ayuketah, G., Dietz, L., Mittleman, B. B., … Wallen, G. R. (2013). A pilot study of yoga as self-care for arthritis in minority communities. Health and quality of life outcomes, 11, 55. doi:10.1186/1477-7525-11-55 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3637098/
Cada vez descobrimos mais técnicas de estética para embelezar o rosto e fazer pequenos retoques em tudo o que gostaríamos de corrigir ou melhorar. O microblanding surgiu exatamente com este objetivo. Um método baseado na micropigmentação das sobrancelhas para atingir…
Podemos realizar esta rotina de exercícios para fazer em casa em dias alternados e aumentar a intensidade e repetição à medida que ganhamos resistência para alcançar melhores resultados No entanto, se você tiver elásticos ou halteres para tornar seus exercícios muito mais intensos,…
O estresse térmico é definido como a carga de calor à qual os trabalhadores estão expostos. É o resultado da combinação entre as condições ambientais do local de trabalho, a atividade física que eles devem realizar e as roupas que…
O grande inimigo das relações sociais é a insegurança. Pensar sempre no que dirão é esquecer algo muito importante: você é uma pessoa valiosa. Por isso, descubra como combater a insegurança e melhorar as relações pessoais a seguir. Se não sabe…
A caminhada nórdica é um esporte de resistência. Consiste em caminhar ao ar livre com a ajuda de alguns bastões. Essa prática geralmente é realizada ao ar livre e é muito boa para a saúde física e psicológica. Caminhada nórdica…
Para conservar as pálpebras firmes não só é preciso usar produtos cosméticos. Ainda que os cremes tragam um extra de nutrientes para esta área delicada, também é primordial considerar outros hábitos que são determinantes para prevenir seu deterioramento. A pele…