A ioga e a saúde das articulações

· 23 de setembro de 2018
A ioga pode ser usada como terapia complementar para problemas articulares, pois sua prática nos ajuda a fortalecer os músculos e adotar uma postura geral melhor.

A dor nas articulações pode se tornar incapacitante para uma pessoa. Isso faz com que os movimentos sejam limitados e muitas atividades diárias se tornem difíceis de executar normalmente. No entanto, existem muitas alternativas para melhorar a saúde das articulações. Você sabia que a ioga é uma delas?

Fazer exercícios é uma excelente alternativa para evitar o desgaste das articulações, além de modificar certos hábitos, como a má postura. Nesse sentido, a ioga nos ajuda a manter nosso sistema osteoarticular saudável.

As posturas tonificam cada parte do nosso corpo. Além disso, a prática regular aumenta a capacidade de trabalho e a flexibilidade.

O que é a ioga e de onde se originou?

A ioga é uma disciplina milenar nascida na Índia e popularizada nas últimas décadas na cultura ocidental. Encontre o equilíbrio entre corpo e mente através de posturas físicas e exercícios de respiração.

Se revisarmos a etimologia da ioga, descobriremos que é um termo em sânscrito que pode ser traduzido como “esforço” ou “união”. O conceito tem duas ótimas aplicações:

  • Por um lado, trata-se do conjunto de disciplinas físicas e mentais que se originaram na Índia e que buscam alcançar a perfeição espiritual e a união com o absoluto.
  • Por outro lado, a ioga é formada por práticas modernas que derivam da tradição hindu acima mencionada e que promovem o domínio do corpo e uma maior capacidade de concentração.

Acredita-se que a ioga tenha mais de 6000 anos de idade, de acordo com as informações dos Vedas. Estes são uma coleção de hinos que contêm os mais antigos ensinamentos da ioga. Eles são considerados revelações divinas.

O “Rigveda” e o “Atharvaveda” são os textos clássicos que mencionam a ioga pela primeira vez. Embora não revelem suas práticas, elas aludem a conceitos clássicos da ioga, como a ligação direta com a respiração. Eles também fazem referências a centros e canais psíquicos (chakras e nadis).

Confira As 5 melhores dicas para começar yoga

Postura da ioga para a saúde das articulações

A cultura ocidental descobriu a ioga nos anos 60. Maharishi Mahesh popularizou esta prática concentrando-se na meditação. Por sua vez, Swami Sivananda implementou seu sistema iogue baseado em cinco princípios:

  • Savasana (relaxamento)
  • Pranayama (respiração)
  • Asanas (exercícios)
  • Dhyana (pensamentos positivos)
  • Meditação

Desde então, a ioga se tornou um fenômeno global no qual as técnicas evoluíram com o tempo. No entanto, os movimentos e ideais originais foram mantidos. Isso levou ao aumento do bem-estar físico e mental. A ioga tem a capacidade de fortalecer a saúde das articulações, cardiovascular e mental.

Relação entre a ioga e a saúde das articulações

Esta atividade física permite cumprir as recomendações fornecidas pela Fundação Artrite dos Estados Unidos, que incluem:

  • Cuidar da postura: em pé, protege as articulações do pescoço, costas, quadris e joelhos.
  • Ficar em movimento: fortalece os músculos que revestem as articulações.
  • Manter um peso ideal: a partir da atividade física, o peso ideal é mantido. Uma das principais causas de lesões e desconforto nas articulações é o excesso de peso, porque causa mais estresse sobre elas. As articulações mais afetadas são as dos quadris, joelhos, costas e pés.
  • Escutar o corpo: a prática das asanas permite que o corpo seja ouvido e você identifique as áreas onde a dor se manifesta após a atividade física.

Esta fundação americana recomenda vários tipos de ioga para melhorar a saúde das articulações e aliviar os sintomas da artrite. Estas modalidades são: viniyoga, power yoga, vinyasa, ioga restaurativa, ashtanga, ioga sentada, hatha e iyengar.

A prática da ioga fornece uma série de benefícios mentais que colaboram no tratamento dos problemas físicos. Dentro desses benefícios mentais, podemos mencionar o alto nível de concentração que emerge das posturas. Realizar cada uma delas requer concentração e atenção.

Assim, a ioga também melhora a memória e a atenção. Também fornece estabilidade emocional e autorreconhecimento. Esses elementos são fundamentais quando se trata de patologias em que a deterioração física geralmente desencadeia episódios de tristeza e até sintomas depressivos.

Não deixe de levar em conta essas Ferramentas mentais para quando chega a depressão

Mulher praticando ioga para a saúde das articulações

Pratique a ioga para cuidar da saúde das articulações

Graças à prática da ioga, a saúde das articulações melhorará significativamente à medida que as pessoas aprendem a conhecer seu corpo e controlar seus movimentos. Caso você pratique esta disciplina regularmente, saberá respeitar e ouvir o seu corpo. Isso permitirá que você evite possíveis lesões articulares e musculares.

O fortalecimento dos músculos causado pela ioga fortalecerá as articulações da mesma maneira. Quando os músculos estão fortes, reduz o seu risco de sofrer problemas nas articulações.

Se você quiser desfrutar de um dos muitos benefícios da ioga, considere-a como sua atividade física regular. Além disso, você também pode usá-la como uma terapia alternativa para seus problemas físicos ou mentais.