As 5 melhores dicas para começar yoga

· 16 de setembro de 2018
Ainda que possa parecer uma prática simples, antes de começar a praticar yoga devemos levar em consideração alguns fatores para tirar o máximo de proveito de cada sessão

O yoga surgiu na Índia há milhares de anos, mas entrou na moda mundialmente durante o último século. Nada é casual, e os benefícios desta prática se refletem em milhões de pessoas que praticam o exercício. No entanto, é importante aprender a realizar de maneira correta esta disciplina, por isso daremos as melhores dicas para guiar você.

É aconselhável dedicar um tempo para a pesquisa da correta prática do yoga. Não é necessário ser um especialista, mas ter algumas simples noções das regras que devem ser seguidas sempre será de ajuda.

Convidamos você a adentrar no mundo do yoga que, depois de vários milênios, segue sendo um dos métodos mais atuais para a introspecção e o autoconhecimento. 

1. Por que praticar yoga?

Esta prática não oferece resultados imediatos ou mágicos. É uma disciplina muito gradual com a qual dia a dia se trabalha a mente, o corpo e o espírito.

É uma disciplina que, através da respiração, o relaxamento, a meditação e as diferentes posturas, busca o autoconhecimento. Por este motivo, devemos ter claro que os resultados do yoga não são rápidos.

Trata-se de um modo de se conectar consigo mesmo, de se descobrir e soltar o obstáculo psicológico que todos temos. Através do yoga, em qualquer um de seus estilos, podemos trazer claridade ao nosso pensamento, energia para o corpo e paz para o espírito.

Confira os 6 benefícios psicológicos de praticar ioga

Para começar yoga deve ter força

2. Escolha o momento adequado

Costumamos levar ritmos de vida muito ativos. A cada dia os horários de trabalho, os compromissos, a casa e a família tiram quase todo nosso tempo. Por este motivo, na hora de praticar yoga é muito importante escolher o momento adequado.

Devemos buscar o momento do dia no qual não sejamos interrompidos e a nossa mente não pense em mais nada do que o yoga.

Muita gente escolhe as primeiras horas da manhã para praticar essa atividade, para começar o dia com outro tipo de energia, de vibração e ânimo. Devem se passar algumas horas depois de comer antes de praticar o yoga.

3. O silêncio, seu melhor amigo

Uma das maiores distrações ao praticar o yoga é o barulho. Por esta razão, na medida do possível, é bom usar o cômodo ou a sala mais isolada da casa. Também devemos saber que existem elementos bastante econômicos para fazer um isolamento sonoro em um cômodo.

Lembre-se de que quanto menos estímulos exteriores existam, mais fácil será se concentrar na sessão de yoga. E, portanto, os resultados serão melhores. Deste modo, temos que evitar qualquer fator que distraia nossos sentidos como:

  • Cheiros desagradáveis ou muito fortes
  • Superexposição à luz forte
  • Ambientes densos ou carregados
  • Cômodos claustrofóbicos ou pouco ventilados
Para começar yoga deve ter equilíbrio

4. O que se precisa para começar a praticar o yoga?

Uma das vantagens de praticar o yoga é que não precisamos gastar muito dinheiro. Com pouco material podemos conseguir grandes resultados. No entanto, existem dois requisitos importantes:

  • Em primeiro lugar, devemos usar roupa leve, que não comprima o corpo. Assim conseguimos que o oxigênio do sangue siga seu percurso com normalidade. Também devemos evitar todo tipo de colares, relógios, pulseiras, correntes, etc, que possam nos machucar.
  • O segundo requisito é uma simples esteira ou colchonete onde faremos a sessão. É importante que o material não seja escorregadio para poder realizar as posturas de maneira correta.

Não deixe de ler: Por que é recomendado praticar ioga? 

5. Onde podemos praticar o yoga?

É bem comum ver pequenos grupos de yoga nas primeiras horas da manhã ao ar livre. Receber o sol fazendo este exercício traz um ótimo estado de energia e, ao mesmo tempo, serenidade. Em geral, qualquer lugar onde outras pessoas não nos interrompam pode ser a melhor opção.

No entanto, se você optar por praticar em casa ou em algum centro especializado, é importante recriar um ambiente harmônicoA sala deve ter poucos estímulos visuais e de decoração. O ideal é buscar um lugar bem ventilado, com paredes de tonalidades suaves e uma iluminação tênue.

Não se esqueça do toque especial que sempre pode dar o incenso, o qual te ajudará a conseguir o estado de ânimo adequado para praticar o yoga.