3 fabulosos benefícios do ioga para crianças

Existem vários benefícios do ioga para crianças. Ajuda a torná-las em adultos mais confiantes e mais responsáveis ​​com o meio ambiente. Além disso, é um esporte em que não há competitividade.

Os momentos de crise nos levam a considerar os elementos mais básicos para nós.

É lógico, pensamos que, se estamos em um lugar que não queremos, é porque fizemos algo errado. Algo semelhante está acontecendo em todo o mundo hoje e, portanto, estamos repensando até mesmo a educação de nossos filhos.

Até muito recentemente, acreditávamos que a coisa mais importante para sua vida adulta era estudar.

No entanto, agora sabemos que a atividade física é essencial para o desenvolvimento e também para sua saúde mental. Mas, precisamente por causa do que dissemos antes, também questionamos o tipo de exercício que as crianças deveriam fazer.

A resposta tradicional é futebol, basquete ou atletismo, mas há um mundo inteiro além disso.

As filosofias orientais trazem consigo um tratamento completo do corpo que parece nos interessar cada vez mais… mas também é bom para as crianças?

Quando começar com ioga para crianças?

Ioga para crianças

De fato, existem vários benefícios do ioga para criançasTendo em conta as características das crianças, o ideal é começar após 4 anos.

Neste momento, a sua estrutura corporal já é sólida e, por outro lado, já possuem algum desenvolvimento de habilidades psicomotoras. Elas já têm consciência de seu próprio corpo e de algum controle sobre ele.

Por outro lado, algumas pessoas se perguntam se é uma disciplina para todos os tipos de crianças. A resposta é afirmativa.

Tanto os mais introvertidos quanto os mais dinâmicos encontrarão benefícios do ioga para crianças. Mesmo aqueles com diversidade funcional encontrarão vantagens em praticá-lo.

  • A chave nesse sentido é detectar qual classe é a mais adequada para sua personalidade.
  • Existem diferentes métodos dentro do ioga, orientados a reforçar e corrigir o que nos impede de viver com o bem-estar.

No entanto, todos eles apresentam os benefícios sobre os quais falaremos em seguida.

Leia também: Canalizar as emoções através da comida

Descubra os benefícios do ioga para crianças

Elas aprenderão a melhorar sem competir

Mãe e filha praticando ioga

É um dos poucos esportes onde nem ganha nem perde. Nem podem ligar a TV e assistir competições. Além disso, se compararmos isso com outros esportes, essa característica também é única.

A importância desse aprendizado é fundamental para as crianças. Trata-se de melhorar e não de ser melhor do que outra pessoa ou obter um prêmio.

  • Saber que tudo o que é assimilado nesta idade é extrapolado para as outras fases é uma grande vantagem.
  • Saber que há uma satisfação que começa por si mesmo e que não depende do reconhecimento dos outros é essencial para ser feliz. Esse é um dos maiores benefícios do ioga para crianças.

Ioga para crianças promove a autoconsciência

Quando falamos de autoconhecimento, geralmente pensamos no mundo interior. E é verdade que é uma peça fundamental, mas ter uma relação consciente com nosso corpo também nos ajuda muito.

Estar ciente de seus limites e sentir-se capaz de superá-los nos dá uma sensação de poder que se traduz em uma melhor autoestima.

Além disso, o ioga para crianças, como para o adulto, faz sentir cada músculo, cada osso, mesmo cada inalação de ar.

Isso torna mais provável que cuidemos de nós mesmos e respeitemos o funcionamento do organismo. Além disso, honraremos com a mesma seriedade o espaço dos outros, dado que já sabemos que eles não são nossos inimigos, mas nossos iguais.

Recomendamos que você leia: 5 hábitos que danificam a sua mente e que você não conhecia

Elas aprendem a detectar e controlar o estresse

Menina praticando ioga

Talvez o mais valioso dos benefícios do ioga para crianças seja “detectar” o estresse, porque sem isso não podemos controlá-lo. Acompanhado da filosofia que vem com ele, a própria atividade exige relaxamento.

Portanto, se o seu estado emocional não for esse, assim que estiver pronto para praticá-lo, você percebe a diferença.

Ao perceber esse contraste, você entende que teve dentro de você uma emoção que faz você se sentir mal. Ao mesmo tempo, você encontra no ioga o modo de dominá-lo.

Como adultos que viveram longe desse tipo de disciplina, já sabemos o quão difícil é aprender a fazê-lo quando crescemos.

Ter essa habilidade desde a infância faz a diferença. É uma ferramenta substancial para que você desenvolva com calma e escolha melhor o que precisa, o que deseja ou rejeitar o que o machuca.

Estes são os principais benefícios do ioga para crianças. Como você pode ver, irá ajudá-los a crescer em melhores condições, respeitar a si mesmos, bem como o ambiente em que crescem.

Não é em vão que muitas escolas o ensinam desde uma idade muito precoce.

Recomendados para você