Propriedades do chá de hortelã, da digestão ao relaxamento
O consumo de chá à base de folhas de hortelã é uma medida utilizada para aliviar diferentes problemas e doenças.
Este contém um conjunto de benefícios com uma ampla gama de diferentes aspectos do bem estar do nosso corpo.
Em seguida, falaremos sobre as propriedades do chá de hortelã e como aproveitar todos estes benefícios em uma bebida extremamente fácil de preparar. Confira.
Sobre a hortelã
É, na realidade, um tipo de planta da qual podemos enumerar várias espécies. Entretanto, todas pertencentes ao gênero mentha.
Apesar da diversidade, podemos encontrar elementos comuns compartilhados entre a hortelã em suas diferentes variedades. Por exemplo, o forte aroma, folhas geralmente verdes, flor de cor roxa e crescimento em solos úmidos.
Propriedades do chá
Dentre as numerosas propriedades deste chá podemos destacar as seguintes:
- Diminuição da ansiedade. Principalmente se tomado quente. O aroma fresco e o prazer que se sente ao consumi-lo colaboram para acalmar alguém em estado de nervos.
Leia também: Descubra as propriedades e usos da hortelã
- Antioxidante. Logo, pode ajudar a prevenir possíveis doenças cardíacas e desenvolvimento de câncer, problemas originários dos danos que os radicais livres produzem no corpo.
- Este chá tem sido utilizado amplamente no alívio de dores estomacais e outros problemas relacionados ao estômago e intestino como, por exemplo, a indigestão e produção incômoda e demasiada de gases. Isso está relacionado ao “mentol”, que favorece à movimentação adequada do estômago.
Também pode te interessar: 4 deliciosas receitas com hortelã
Naturalmente, outros usos da planta que não estão diretamente relacionados com o alívio de doenças incluem, por exemplo, sua utilização na culinária, na condimentação de comidas, assim como em bebidas e coquetéis.
Da mesma forma, ela pode ser utilizada para refrescar alimentos dentre outros milhares de usos possíveis.
Assim, esperamos que este guia rápido das propriedades do chá de hortelã te ajude a considerá-lo quando alguns dos problemas citados te aflijam.
Lembre-se, se você se encontra em período de gestação e/ou lactação e pretende usar este chá como tratamento para algum problema dos citados acima, procure o seu médico antes de iniciar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Laflamme. (2015). El potencial de salud de la menta. Healthline. https://www.healthline.com/health/peppermint-health-potential#1.
- Rahimi, Abdollahi. (2012). Medicamentos a base de hierbas para el tratamiento del síndrome del intestino irritable: una revisión exhaustiva. Pub Med. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22363129.
- Propiedades de la menta, http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/menta.pdf
- Eyssartier, Ladio, Lozada. (2009). Uso de plantas medicinales cultivadas en una comunidad semi- rural de la estepa patagónica. Redalyc. http://www.redalyc.org/html/856/85611769004/.
- Morón. (2008). Evidencia y uso de plantas medicinales en los sistemas de salud. Scielo. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1028-47962008000100001.
- Martínez, Cruz, Beryl, Rodríguez, Ramírez. (2013). Actividad enzimática y capacidad antioxidante en menta (mentha piperita) almacenada bajo refrigeración. http://www.scielo.sa.cr/pdf/am/v24n1/a06v24n1.