Descubra as propriedades e usos da hortelã

4 de agosto de 2018
Além de seus usos tradicionais para melhorar as doenças do estômago, a hortelã-pimenta também pode ser aplicada topicamente para aliviar as picadas de insetos e até mesmo dores musculares. Veja todas as propriedades e usos da hortelã.

É uma planta que cresce em todo o mundo, mas é nativa da região do Mediterrâneo. O melhor de tudo é que tem muitos benefícios para a nossa saúde e que podemos consumi-la de maneiras diferentes.

Conheça as propriedades e usos da hortelã no seguinte artigo e não hesite em ter uma planta em casa para aproveitá-la em todos os momentos.

Fatos interessantes sobre hortelã

As propriedades e usos da hortelã podem ser obtidas a partir de chás

  • Durante o Império Romano, foi amplamente utilizada como uma planta medicinal, e por isso foi movida para diferentes países e cidades.
  • Cresce rapidamente na terra e em lugares úmidos , ela se ramifica e pode formar um arbusto de meio metro de largura.
  • As flores da hortelã podem ser violetas ou brancas. Aparecem à medida que a planta cresce.
  • Existem cerca de 25 subespécies de plantas na mesma família da hortelã, como, por exemplo, alecrim, tomilho e orégano. Todos são conhecidos como ervas aromáticas.
  • As folhas de hortelã são usadas para fazer infusões, mas também podemos tirar proveito de seus óleos essenciais e aplicá-los externamente.
  • Esta planta maravilhosa fornece vitaminas A e C, ômega 3, ácidos graxos e minerais de todos os tipos.
  • A hortelã cresce sem problemas em qualquer clima, seja em um jardim ou em um vaso em casa. Você deve ter cuidado para não expô-la demais ao sol ou que não tenha água. As folhas são colhidas ao longo do ano.
  • Seu nome científico é “Mentha”, que vem do nome da ninfa grega amante de Plutão. Por ter tido ciúmes, ele a transformou em uma planta.

Não se esqueça de ler: Chá de hortelã para dores de cabeça e estômago

Propriedades da hortelã para a saúde

O uso interno desta planta é realmente benéfico para a nossa saúde. Tem muitas propriedades para tratar várias doenças. Veja agora as propriedades e usos da hortelã para a nossa saúde.

Para o sistema digestivo

É usado após as refeições para que o estômago “assente”. Também serve para aliviar a flatulência e digerir melhor os alimentos. É recomendado em casos de dor estomacal porque é antiespasmódico e antiemético (especialmente depois de comer muito).

Aumenta a secreção de sucos gástricos. Isso ajuda a reduzir a náusea, embora seja aconselhável não consumir por longos períodos, pois pode causar gastrite ou irritações nas paredes do estômago.

Para o fígado e os intestinos

As propriedades e usos da hortelã podem ser obtidas a partir de sucos

A hortelã pode ser usada para estimular a função hepática e aumentar a secreção da bile. Por exemplo, é usado para tratar cólicas abdominais e melhorar a indigestão se o fígado é “pouco trabalhador”.

Trata diarreia, síndrome do intestino irritável e doença de Crohn. Ajuda a expulsar gases do intestino e evita que os resíduos se apoderem ou se acumulem.

Para o sistema respiratório

Ao conter mentol, fornece propriedades descongestionantes. Também permite aumentar a transpiração e eliminar o congestionamento no nariz. É usada para a gripe e o frio, e também para reduzir a febre.

Além disso, suas propriedades antivirais ajudam a superar doenças respiratórias de todos os tipos.

Algumas pessoas aproveitam os benefícios da hortelã para tratar bronquite, faringite e asma. Aqueles que deixaram de fumar ou têm muita tosse devido ao cigarro podem desfrutar de mais suavidade na garganta. Essa é uma das propriedades e usos da hortelã.

Para a circulação sanguínea

As propriedades e usos da hortelã podem ser obtidas a partir das infusões

A hortelã tem propriedades anticoagulantes graças ao eugenol e ao ácido rosmarínico. Ele melhora a circulação sanguínea e trata certas doenças relacionadas, como, por exemplo, dor de cabeça.

Ele também pode ser usado para reduzir os sintomas de doença de altitude porque permite um maior suprimento de oxigênio para as células e, ao mesmo tempo, uma maior limpeza das toxinas.

Usos externos da hortelã para a saúde e a beleza

Para dores reumáticas

O óleo essencial da hortelã tem a capacidade de reduzir a dor causada pelo reumatismo graças às propriedades analgésicas do ácido salicílico. Também é usado para combater a enxaqueca quando afeta apenas uma parte da cabeça.

As compressas devem ser feitas com um pano embebido em óleo de hortelã e aplicado nas têmporas. Dor nas costas, dor muscular e pescoço, bem como tensões musculares, podem ser aliviadas usando este remédio caseiro.

Você quer saber mais? Leia: Ervas medicinais para tratar dores articulares

Para o mau hálito

As propriedades e usos da hortelã podem ser obtidas a partir da planta

Se você sofre de halitose, a hortelã certamente é o seu grande aliado. Você geralmente consome em doces, pílulas ou goma de mascar. No entanto, você pode aproveitar seus benefícios se você mastigar algumas folhas da planta previamente lavadas.

Possui propriedades aromáticas que lhe dão um sabor forte. E não só é útil para eliminar o mau hálito, mas também serve em caso de boca seca, cáries e gengivite.

Para a pele

A hortelã contém cerca de 30 princípios antissépticos e cerca de 40 antibacterianos. É perfeita para tratar várias anormalidades cutâneas, tais como feridas, comichão e picadas de insetos.

Geralmente é usada em eczema e para hemorroidas inflamadas. As mulheres podem realizar lavagens ou banhos íntimos de hortelã para tratar doenças genitais femininas frequentes.

E para cozinhar?

As propriedades e usos da hortelã podem ser obtidas a partir do chá

A hortelã também tem muitos benefícios quando se trata de preparar nossos alimentos. Seu peculiar sabor pungente e aroma penetrante e refrescante foram as causas do seu uso na gastronomia desde a antiguidade.

Você pode usá-la para temperar:

  • Legumes cozidos
  • Sopas
  • Saladas
  • Sucos
  • Legumes
  • Infusões
Recomendados para você