5 formas de purificar o ar da sua casa naturalmente

Embora não notemos a olho nu, o ar de nossa casa se contamina com poeira, partículas químicas e outras substâncias, que podem prejudicar a saúde. Neste artigo, diremos como purificá-lo de forma natural.

Última atualização: 01 Março, 2021

Você sabia que pode adotar alguns hábitos para purificar o ar da sua casa de forma natural? Embora seja difícil de notar, o ar de nossos lares pode estar contaminado por poeira, partículas ambientais e dos produtos químicos usados na faxina.

De fato, dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 3,8 milhões de pessoas morrem a cada ano por causa da exposição à poluição do ar em suas casas. Esses poluentes vêm de várias fontes e estão associados a doenças.

Na verdade, esta é uma das causas mais esquecidas de alergias respiratórias e problemas de pele, pois fornece um ambiente propício para o crescimento de ácaros, bactérias e outros microrganismos que atacam o sistema imunológico. Por isso, a seguir, vamos mostrar 5 maneiras de purificar o ar na sua casa.

Como purificar o ar da sua casa naturalmente?

Conforme aponta uma publicação da British Lung Foundation, a poluição do ar em interiores pode nos prejudicar quando o inalamos. Populações como crianças, pacientes com DPOC e asma são mais vulneráveis ​​aos seus efeitos.

Embora a limpeza doméstica regular nos faça pensar que está tudo bem, na verdade, é preciso tomar outras providências para que a qualidade do ar melhore. Por este motivo, queremos compartilhar a seguir 5 recomendações interessantes que ajudam a facilitar esta tarefa.

1. Ventilar os espaços interiores

Uma publicação do National Center for Biotechnology Information destaca que uma das formas mais recomendáveis de purificar o ar da sua casa é facilitar a ventilação dos espaços internos. Uma vez que é necessário que o ar circule de maneira ideal, é aconselhável abrir as portas e janelas durante pelo menos 30 minutos.

O que fazer?

  • Tente ventilar a sua casa em horários com menos tráfego e menos carga de pólen.
  • Abra as janelas de todos os cômodos.
  • Faça isso todos os dias, para manter o ar renovado.

2. Controlar o crescimento de mofo

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças advertem que a proliferação do mofo nos espaços úmidos da casa pode impactar em doenças respiratórias e de pele. Além disso, causa um cheiro forte que é muito desagradável. Portanto, assim que perceber a presença de mofo, é primordial controlá-lo.

O que fazer?

  • Os lugares menos ventilados são os que mais acumulam mofo. Por isso, verifique o banheiro, armários e qualquer área que possa ter umidade.
  • Utilize produtos fungicidas para controlar seu crescimento: vinagre branco, limão, ou bicarbonato de sódio são algumas das opções eficazes.
  • Se o problema de umidade persistir, peça a ajuda de um profissional.

3. Evitar o acúmulo de objetos

A decoração minimalista é uma das mais saudáveis para purificar o ar da sua casa. Embora você goste de ter muitos objetos em casa, em questões de saúde, “menos é mais”. Ter muitas coisas torna mais difícil a tarefa de eliminar o pó e os ácaros.

O que fazer?

  • Elimine focos de microrganismos e poeira, como os ursos de pelúcia, estofados e tapetes.
  • Monitore a higiene dos animais de estimação e mantenha seus acessórios e camas desinfetadas.
  • Limpe regularmente as louças e móveis.

4. Não fumar dentro de casa

Fumar dentro de casa é um dos piores hábitos que podem ser praticados. Uma vez que as suas toxinas viajam como partículas no ar, elas não só prejudicam a saúde do fumante, como também a de toda a família.

Um estudo publicado no Maternal and Child Health Journal confirma que fumar prejudica a qualidade do ar em casa e, por sua vez, pode piorar os sintomas de doenças como a asma. Além disso, o cheiro de cigarro permanece impregnado e pode causar incômodo.

O que fazer?

  • Em primeiro lugar, lembre-se de que fumar é um hábito muito prejudicial ao corpo; se você fuma, tente abandonar esse hábito.
  • Deixar de fumar pode causar ansiedade. Portanto, o melhor é complementar o tratamento com remédios naturais.
  • Mantenha o cigarro fora de sua casa, não deixe que ninguém fume no interior.

5. Usar produtos de limpeza ecológicos

A indústria nos fez pensar que as melhores soluções de limpeza são os produtos químicos que eles comercializam. Apesar de serem eficazes e facilitarem essas tarefas, em muitos casos, não são a melhor alternativa.

Artigos de higiene como purificadores de ar, desinfetantes e detergentes contêm partículas químicas que podem causar desconforto respiratório, de acordo com informações da American Lung Association. Por isso, para não correr riscos, o melhor é optar por produtos ecológicos que cumprem funções semelhantes.

O que fazer?

  • Informe-se sobre os ingredientes de origem natural que ajudam a desinfetar a casa. Algumas opções comuns incluem: vinagre branco, suco de limão e bicarbonato.
  • Só use produtos químicos quando achar extremamente necessário.
  • Procura evitar o uso de sprays ou aerossóis, já que suas substâncias sintéticas afetam a atmosfera.
  • Utilize óleos essenciais e cascas de frutas cítricas como alternativa para aromatizar o ar em casa.

Reduzir o uso de produtos químicos e garantir um fluxo de ar adequado no interior da casa são algumas medidas que ajudam a descontaminar o ar. É muito importante atender a essas recomendações, já que garantem a saúde de toda a família.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
8 plantas que purificam o ar da casa

Como sabemos que você quer conhecer as melhores plantas para sua casa, revelaremos a seguir as 6 recomendadas para purificar o ar. Não perca!



  • Kalemba, D., & Kunicka, A. (2003). Antibacterial and Antifungal Properties of Essential Oils. Current Medicinal Chemistry. https://doi.org/10.2174/0929867033457719
  • Rutala, W. A., Barbee, S. L., Aguiar, N. C., Sobsey, M. D., & Weber, D. J. (2000). Antimicrobial Activity of Home Disinfectants and Natural Products Against Potential Human Pathogens. Infection Control & Hospital Epidemiology. https://doi.org/10.1086/501694
  • Office of the Surgeon General (US). The Surgeon General’s Call to Action to Promote Healthy Homes. Rockville (MD): Office of the Surgeon General (US); 2009. 3, Promoting Healthy Homes through Prevention. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK44200/
  • Eriksson, E., Auffarth, K., Eilersen, A. M., Henze, M., & Ledin, A. (2003). Household chemicals and personal care products as sources for xenobiotic organic compounds in grey wastewater. Water SA. https://doi.org/10.4314/wsa.v29i2.4848