13 alimentos para aumentar a concentração dos seus filhos

A capacidade de concentração é determinante no processo de aprendizagem de nossos filhos. Há alimentos que podem ajudar a aumentá-la. Saiba quais são.

Quando as crianças começam a frequentar a escola, a capacidade para se concentrar é uma das habilidades fundamentais no processo de aprendizagem. Por isso, a importância do consumo de alimentos para aumentar a concentração de nossas crianças.

A concentração constitui a função mental por meio da qual se centra a vontade toda a atenção em uma atividade. Na concentração convergem a mente e o corpo, rendendo benefícios a ambos. Por isso, é tão importante tanto para a criança que estuda e enfrenta a uma prova, quanto para quem treina e participa em uma competição esportiva.

Está comprovado que uma boa alimentação potencializa a concentração. Primeiro, porque proporciona o equilíbrio que o corpo precisa para conseguir fazer com que a mente se foque, e segundo porque alimenta ao cérebro com o combustível que os neurônios precisam para trabalhar com eficiência.

Gorduras: o melhor combustível

O corpo obtém a energia de dois tipos de alimentos: os carboidratos e as gorduras. O cérebro pode usar ambos para o seu funcionamento, porém, o produto metabólico que se origina das gorduras saudáveis é o que melhor renova e regenera os neurônios.

Incluir alimentos para aumentar a concentração na dieta de seus filhos favorecerá seus processos cognitivos e sua criatividade. Porém, o dilema dos pais costuma ser que os alimentos saudáveis nem sempre são os pequenos da casa mais gostam.

Na medida em que as crianças crescem, vivem diferentes etapas de aceitação e rejeição dos alimentos. Se não aceitarem um determinado alimento um dia, é bom voltar a oferecê-lo. Na medida em que lhes apresentamos receitas criativas, eles aprenderão e apreciarão os benefícios de se alimentar com opções mais saudáveis.

Os melhores alimentos para aumentar a concentração de suas crianças

1. Abacate

Abacate ajuda a aumentar a concentração dos seus filhos

Rico em gorduras monoinsaturadas, melhora a comunicação entre os neurônios e potencializa a memória. Fundamental para a época de provas!

Dica deliciosa

Recheie um pão integral com uma pasta preparada com abacate, frango desfiado (assado ou fervido), salsão finamente picado e maionese (se for de azeite de oliva, muito melhor).

2. Salmão, sardinhas e anchovas

As altas concentrações de ômega 3, ômega 6 e fósforo que os peixes oferecem o transformam em um alimento ideal para potencializar as funções do cérebro.

Dica deliciosa

Você pode variar a pasta de abacate para preencher pães mudando o frango por salmão (assado) ou preparar croquetes deliciosas.

3. Salsão

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do salsão provêm da luteolina, um composto que favorece a aprendizagem e a memória.

Dica deliciosa

Prepare uma salada com cubos de frango, de maçã e salsa finamente picadas. Tempere-a com iogurte natural, mostarda, mel, sal e pimenta.

4. Amoras azuis

Amoras ajudam a aumentar a concentração dos seus filhos

Sua carga de antioxidantes e antocianinas protege de doenças neurológicas como o Alzheimer, dentre outras. Além disso, melhoram a aprendizagem, o pensamento e a memória.

Dica deliciosa

Prepare uma vitamina de amoras azuis e mirtilos. Coe e adoce a gosto, preferencialmente com mel. Lembre-se de que o açúcar não favorece a concentração.

5. Brócolis

Seu alto teor de colina (uma vitamina B) não só favorece o desenvolvimento do cérebro do bebê no útero, mas também previne a deterioração da função cognitiva.

Dica deliciosa

Cozinhe o brócolis ao vapor por 4 minutos. Misture as flores finamente picadas com macarrão, lentilhas cozidas e nozes trituradas. Tempere com alho e cúrcuma.

6. Caldo de ossos de frango

Devido a que cura o intestino, reduz o número de bactérias e alimentos que passam pela corrente sanguínea e inflamam as células cerebrais.

Dica deliciosa

Para fazer caldo de ossos de frango, ferva os ossos de 12 a 24 horas em fogo baixo. Adicione a cenoura, o salsão e duas colheres de vinagre de maçã na água. Dez minutos antes de desligar, adicione salsa. Coe e pronto, tem uma base rica em nutrientes para qualquer sopa.

7. Azeite de oliva extra virgem

Azeite de oliva ajuda a aumentar a concentração dos seus filhos

Sempre que o azeite de oliva extra virgem seja prensado a frio, será uma deliciosa fonte de antioxidantes para proteger a memória e favorecer a aprendizagem.

Dica deliciosa

O azeite de oliva extra virgem prensado a frio não pode ser submetido a altas temperaturas, já que se degrada. Adicione-o cru em saladas, maioneses ou macarrões.

8. Óleo de coco

É a melhor fonte de triglicerídeos de cadeia média para os neurônios. Reduz a inflamação e previne a perda de memória.

Dica deliciosa

Adicione um punhado de nozes trituradas, um quarto de xícara de uvas passas, uma colherzinha de canela e uma colher de sopa de óleo de coco a uma xícara de arroz integral cozido.

9. Cúrcuma

A curcumina presente neste tubérculo é um antioxidante e anti-inflamatório poderoso que estimula a produção de novas células cerebrais, ou seja, a neurogênese.

Dica deliciosa

A cúrcuma é a que outorga a cor amarela ao curry. Pode fazer deliciosas maioneses com a cúrcuma. Também pode adiciona-la aos ovos mexidos para dar seu sabor particular.

10. Alecrim

Alecrim ajuda a aumentar a concentração dos seus filhos

O ácido carnósico presente nesta erva protege o cérebro de danos neurodegenerativos que os radicais livres produzem.

Dica deliciosa

Tempere a carne ou o frango com folhas de alecrim finamente picadas. O alecrim também faz uma excelente combinação com os molhos de tomate.

11. Gemas de ovo

Além de ser outra extraordinária fonte de colina, as gemas de ovo contêm fosfolipídios, vitais para as transmissões neuronais.

Dica deliciosa

Adicione pimentão, cebola e cúrcuma refogados em um macarrão cozido. Depois adicione as gemas do ovo cozidas e despedaçadas. Para servir, adicione um pouco de óleo de coco ou azeite de oliva.

12. Beterraba

Tem uma alta porcentagem de antioxidantes e nitratos naturais que aumentam o subministro de sangue ao cérebro e melhoram o rendimento.

Dica deliciosa

Bata algumas beterrabas e cenouras com suco de laranja, coe e inclua este suco no desjejum.

13. Nozes

Nozes ajudam a aumentar a concentração dos seus filhos

Sua rica proporção de vitaminas, minerais e antioxidantes transformam as nozes em um alimento de luxo para o funcionamento neuronal.

Dica deliciosa

Prepare uma porção de queijo cremoso ou ricota. Adicione salsão e nozes finamente picadas. Tempere com mel, sal e pimenta a gosto e finalmente unte este creme sobre biscoitos na hora do lanche.

Recomendados para você