7 remédios simples à base de ervas para dizer adeus ao estresse

· 21 de setembro de 2018
A aplicação tópica ou o consumo de alguns remédios à base de ervas pode ser de grande ajuda na hora de enfrentar ao estresse e a outros estados de humor adversos.

Se você precisa dizer adeus ao estresse, pode recorrer a remédios naturais antes de sofrer transtornos mais sérios e permanentes. Com a ajuda de plantas medicinais você poderá prevenir o nervosismo, a ansiedade, a insônia ou a depressão associados ao estresse.

Descubra neste artigo 7 remédios à base de ervas para dizer adeus ao estresse, um mal dos tempos modernos. Além disso, reflita sobre mudar seu estilo de vida e rever suas prioridades e responsabilidades.

Dizer adeus ao estresse

O estresse gera cansaço

O estresse é um transtorno causado por uma situação específica. Nesse caso, nosso organismo se ativa para dar uma resposta rápida a uma necessidade, como aconteceria em um momento de risco ou urgência. Entretanto, quando a tensão se prolonga no tempo, encontramos com um estresse que pode ser muito prejudicial para a nossa saúde.

É fundamental dizer adeus ao estresse o quanto antes para evitar padecer sintomas e desequilíbrios diferentes no organismo: nervosismo, ansiedade, depressão, insônia, transtornos de apetite, mudanças de peso, infecções frequentes, etc.

É preciso dar um fim a esse problema para começar a viver com alegria e tranquilidade. É fundamental que sejamos críticos com nosso estilo da vida, nossas relações pessoais, de trabalho, de horários e de compromissos. Nós não podemos negligenciar nossa família e nossas necessidades básicas, mas muito menos podemos fazer isso com nossa felicidade.

Você sabia? Porque as mulheres sentem mais frio do que os homens?

Remédios para relaxar

 1. Lavanda

O cheiro da lavanda nos transporta a um espaço de limpeza e relaxamento graças às suas características e propriedades antissépticas e sedativas. De fato, é uma das plantas mais populares e mais agradáveis para dizer adeus ao estresse.

  • Recomenda-se impregnar sua almofada ou um lenço com umas gotas do óleo essencial de lavanda.
  • Desta maneira, você conseguirá equilibrar seu sistema nervoso durante a noite e, de quebra, lutar contra a insônia e descansar melhor.

 2. Ginseng siberiano

O ginseng siberiano (Eleutherococcus senticosus) é um excelente remédio herbal para acalmar. Além disso, aumenta a temperatura corporal, razão pela qual é ideal em épocas de frio ou para pessoas friorentas.

  • Nós recomendamos tomá-lo durante 15 dias, sempre pela manhã, e não estender o tratamento.
  • É preferível fazer pausas antes de retomar o tratamento.

 3. Camomila

Diga adeus ao estresse com chá de camomila

Todos temos ao alcance uma infusão de camomila e, na realidade, é um velho  remédio que se conhece há décadas. Um copo desta infusão antes de deitar ajuda a alcançar tranquilidade e descansar melhor.

  • Também podemos optar pelo óleo essencial de camomila, que pode ser aplicado na pele. É a opção mais apropriada para aqueles que sofrem de transtornos digestivos por causa do estresse.
  • Neste caso, pode-se fazer uma massagem na barriga com um óleo vegetal (coco, amêndoa, azeite de oliva) misturado com o óleo essencial de camomila.

 4. Canela

A canela, especificamente a variedade do Ceilão, é uma especiaria medicinal com muitas propriedades curativas.  Pode ser muito útil quando o estresse causa fraqueza, apatia, cansaço ou problema de libido.

A canela é um excelente estimulante que nos ativa sem excitar o sistema nervoso ou dificultar o cansaço. Você pode tomá-la em infusão ou adicioná-la a todo o tipo de receitas, tanto doces quanto salgadas.

Não perca: 7 benefícios medicinais da canela que todos deveriam conhecer

 5. Manjerona

A manjerona é um remédio menos conhecido, mas que também podemos usar ou tomar se o que procurarmos é uma planta com poder equilibrante sobre o nosso organismo. Pode ser tomada em infusão ou usada como condimento cru.

  • Recomendamos usar o óleo essencial de manjerona para fazer uma massagem suave nas têmporas em qualquer momento do dia que precisarmos.
  • Pode ser um remédio instantâneo para manter sempre na bolsa.

 6. Ginkgo biloba

Diga adeus ao estresse com Gingo Biloba

O Ginkgo biloba nos ajuda a dizer adeus ao estresse graças a sua grande eficácia para melhorar a circulação cerebral. Neste sentido, melhora nossa atenção, memória, concentração e rendimento psicológico em general.

  • Podemos tomar este remédio em forma de infusão ou suplemento, de 1 a 3 meses.
  • Se for preciso retomar o tratamento após finalizá-lo é preciso fazer uma pausa antes.

 7. Hipericão

O hipericão é um dos melhores remédios à base de ervas para acabar com o estresse quando este transtorno também nos causa desânimo ou uma depressão leve a moderada. Desta maneira podemos evitar a gravidade desta doença a tempo.

  • Podemos tomar o hipericão ou erva de São João em infusão ou como suplemento.
  • Também existe um óleo vegetal no qual a planta é macerada, e podemos aplicar em caso dos pancadas, queimaduras e cicatrizes.