7 remédios simples à base de ervas para dizer adeus ao estresse

A aplicação tópica ou o consumo de alguns remédios à base de ervas pode ser de grande ajuda na hora de enfrentar o estresse e outros estados de humor adversos.
7 remédios simples à base de ervas para dizer adeus ao estresse

Última atualização: 31 Janeiro, 2021

Se você precisa dizer adeus ao estresse, é preciso mentalizar algo: devemos fazer algumas mudanças. Dessa forma, podemos nos sentir melhor e recuperar o bem-estar.

O estresse diário pode se tornar crônico quase sem que percebamos. Ele se estabelecerá na mente para distorcer pensamentos e emoções, e até mesmo começará a deteriorar progressivamente a saúde.

Quando se trata de lidar com esses estados, temos três estratégias. A primeira é buscar ajuda profissional. Hoje temos à disposição excelentes terapias que nos permitirão administrar melhor essas realidades.

A segunda estratégia é melhorar os hábitos de vida, onde ter tempo de qualidade e praticar o mindfulness pode ser de grande ajuda.

A terceira estratégia é recorrer a remédios naturais como terapia complementar. Com a ajuda de algumas das plantas medicinais podemos reduzir o nervosismo, a ansiedade ou a insônia.

Tome nota destes 7 remédios à base de ervas para se despedir do estresse. Eles vão te ajudar no dia a dia.

Dizer adeus ao estresse com plantas naturais

O estresse gera cansaço

O estresse é um transtorno causado por uma situação específica. Nesse caso, nosso organismo se ativa para dar uma resposta rápida a uma necessidade, como aconteceria em um momento de risco ou urgência. Entretanto, quando a tensão se prolonga no tempo, encontramos com um estresse que pode ser muito prejudicial para a nossa saúde.

É fundamental dizer adeus ao estresse o quanto antes para evitar padecer sintomas e desequilíbrios diferentes no organismo: nervosismo, ansiedade, depressão, insônia, transtornos de apetite, mudanças de peso, infecções frequentes, etc.

É preciso dar um fim a esse problema para começar a viver com alegria e tranquilidade. É fundamental que sejamos críticos com nosso estilo da vida, nossas relações pessoais, de trabalho, de horários e de compromissos. Nós não podemos negligenciar nossa família e nossas necessidades básicas, mas muito menos podemos fazer isso com nossa felicidade.

Você sabia? Porque as mulheres sentem mais frio do que os homens?

O que a ciência nos diz sobre os remédios à base de ervas?

As terapias à base de ervas complementares e os remédios à base de ervas estão se tornando cada vez mais comuns. Agora, todos temos certeza de que eles nunca podem se tornar a primeira estratégia terapêutica para tratar o estresse, assim como qualquer outra condição física ou psicológica.

São, portanto, recursos secundários que podem nos ajudar em certas condições. Assim, a partir de um estudo realizado na Universidade de Salermo, na Itália, eles endossam a utilidade de muitos tipos de plantas. Na verdade, aqueles que recebem mais atenção e pesquisa são aqueles que podem nos ajudar a reduzir a dor.

Assim, e apenas a título de exemplo, pode-se dizer que muitas pessoas utilizam essas abordagens complementares para reduzir a ansiedade e o estresse, além de dores de cabeça e outros tipos de desconforto.

Remédios para relaxar e dizer adeus ao estresse

Vejamos abaixo quais remédios fitoterápicos podem ser úteis para dizer adeus ao estresse.

 1. Lavanda

Remédios para relaxar e dizer adeus ao estresse

O cheiro da lavanda nos transporta a um espaço de limpeza e relaxamento graças às suas características e propriedades antissépticas e sedativas. De fato, é uma das plantas mais populares e mais agradáveis para dizer adeus ao estresse.

Assim, estudos como o realizado na Universidade Meikai, no Japão, mostram a eficácia desta planta na redução do nível de cortisol no sangue (o hormônio do estresse).

  • Recomenda-se impregnar seu travesseiro ou um lenço com umas gotas do óleo essencial de lavanda.
  • Desta maneira, você conseguirá equilibrar seu sistema nervoso durante a noite e, de quebra, lutar contra a insônia e descansar melhor.

 2. Ginseng siberiano

O ginseng siberiano (Eleutherococcus senticosus) é um excelente remédio herbal para acalmar. Além disso, aumenta a temperatura corporal, razão pela qual é ideal em épocas de frio ou para pessoas friorentas.

  • Nós recomendamos tomá-lo por apenas 15 dias, sempre pela manhã.
  • É preferível fazer pausas antes de retomar o tratamento. Tome novamente apenas quando for necessário, para ele não perder a eficácia.

 3. Camomila

Camomila

Todos temos ao alcance uma infusão de camomila e, na verdade, é um velho remédio que se conhece há décadas. Um copo desta infusão antes de deitar ajuda a alcançar tranquilidade e descansar melhor.

Estudos como o realizado na Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, por exemplo, nos mostram sua eficácia na redução tanto dos efeitos associados ao estresse, quanto à ansiedade e depressão.

  • Também podemos optar pelo óleo essencial de camomila, que pode ser aplicado na pele. É a opção mais apropriada para aqueles que sofrem de transtornos digestivos por causa do estresse.
  • Neste caso, pode-se fazer uma massagem na barriga com um óleo vegetal (coco, amêndoa, azeite de oliva) misturado com o óleo essencial de camomila.

 4. Canela

A canela, especificamente a variedade do Ceilão, é uma especiaria medicinal com muitas propriedades curativas.  Pode ser muito útil quando o estresse causa fraqueza, apatia, cansaço ou problema de libido.

A canela é um excelente estimulante que nos ativa sem excitar o sistema nervoso ou dificultar o cansaço. Você pode tomá-la em infusão ou adicioná-la a todo o tipo de receitas, tanto doces quanto salgadas.

Não perca: 7 benefícios medicinais da canela que todos deveriam conhecer

 5. Manjerona

A manjerona é um remédio menos conhecido, mas que também podemos usar ou tomar se o que procurarmos é uma planta com poder equilibrante sobre o nosso organismo. Pode ser tomada em infusão ou usada como condimento cru.

  • Recomendamos usar o óleo essencial de manjerona para fazer uma massagem suave nas têmporas em qualquer momento do dia que precisarmos.
  • Pode ser um remédio instantâneo para manter sempre na bolsa.

 6. Ginkgo biloba

Ginkgo biloba

O Ginkgo biloba nos ajuda a dizer adeus ao estresse graças a sua grande eficácia para melhorar a circulação cerebral. Neste sentido, melhora nossa atenção, memória, concentração e rendimento psicológico em general.

  • Podemos tomar este remédio em forma de infusão ou suplemento, durante 1 a 3 meses.
  • Se for preciso retomar o tratamento após finalizá-lo é preciso fazer uma pausa antes.

 7. Hipericão para dizer adeus ao estresse

O hipericão é um dos melhores remédios à base de ervas para reduzir o impacto do estresse quando este transtorno também nos causa desânimo ou uma depressão leve a moderada. Desta maneira podemos evitar a gravidade desta doença a tempo.

  • Podemos tomar o hipericão ou erva-de-são-joão em infusão ou como suplemento.
  • Também existe um óleo vegetal no qual a planta é macerada, e podemos aplicá-lo em caso de inchaços, queimaduras e cicatrizes.

Para concluir, apenas um aspecto deve ser destacado. É sempre aconselhável consultar o seu médico se você deve ou não tomar esses remédios. Alguns deles podem interagir com algum medicamento caso estejamos fazendo algum tratamento.

Portanto, não devemos hesitar em falar primeiro com bons profissionais. O estresse é uma condição que todos nós podemos controlar se também tivermos apoio adequado e bons conselhos disponíveis.

Pode interessar a você...
3 grandes diferenças entre ansiedade e estresse
Mejor con SaludLeerlo en Mejor con Salud
3 grandes diferenças entre ansiedade e estresse

Ansiedade e estresse geralmente são confundidos como sendo a mesma coisa, contudo, existem 3 grandes diferenças. Conheça mais a seguir.