5 benefícios nutricionais da farinha de coco

21 Julho, 2020
Ela possui sabor e cheiro de coco, além de uma doçura natural e leve, que não vai prejudicar as suas receitas mas as deixará muito mais saudáveis.

O coco está em alta, e cada vez mais pessoas estão sendo incentivadas a usar leite ou óleo de coco em suas receitas para torná-las mais saudáveis. Hoje, falaremos sobre a farinha de coco, um ingrediente que se tornou essencial em receitas fitness e pratos veganos, e que oferece diversos benefícios nutricionais.

A farinha de coco pode substituir outras farinhas, como a farinha de trigo, em muitas receitas. É possível fazer cupcakes e muffins mais saudáveis, com alto teor de fibras alimentares, menos carboidratos e menos calorias.

O que é a farinha de coco?

A farinha de coco é um alimento muito nutritivo, pois possui 50% de fibras, proteínas e minerais. Além disso, o mais importante é que ela tem um teor muito baixo de carboidratos e amido e, além disso, a sua gordura é totalmente saudável.

Entre suas características, podemos destacar:

  • É uma boa alternativa para a substituição da farinha de trigo, além de ser sem glúten e sem lactose.
  • Contém cerca de 45% de fibra, favorecendo o trânsito intestinal.
  • Essa farinha é rica em gorduras boas. Especificamente, contém um ácido graxo chamado ácido láurico, que não é prejudicial para a saúde cardiovascular e também aumenta os níveis de colesterol bom.
  • É necessária uma quantidade menor dessa farinha para cozinhar, o que compensa seu preço mais elevado comparado ao da farinha de trigo.
  • A farinha de coco é apta para veganos.
Tigela com farinha de coco
A farinha de coco é um ingrediente que se destaca pelo seu alto teor de fibras. Além disso, também fornece antioxidantes, vitaminas e minerais.

Como a farinha de coco é obtida?

Obviamente, o coco é o principal ingrediente usado para fazer a farinha de coco. A carne do coco é utilizada no processo, e deve ser natural e fresca Ela é pressionada para obter o leite de coco e, nesse processo, o óleo é extraído.

Posteriormente, a carne totalmente seca é ralada até a obtenção do resultado final, que tem uma textura fina semelhante às das farinhas de cereais. Além disso, possui sabor e aroma de coco, além de uma doçura natural e leve, que não prejudicará as suas receitas, mas as deixará muito mais saudáveis.

Talvez você possa se interessar: Como preparar o seu próprio óleo de coco em casa

Benefícios nutricionais da farinha de coco

1. Rica em fibras

Trata-se de um produto extremamente rico em fibras, contendo entre 45 a 60 gramas a cada 100 gramas. A farinha de coco contém mais fibras que o farelo de trigo, sementes de chia, sementes de linhaça, farelo de aveia e ameixas secas.

Graças a esse recurso, este alimento favorece o trânsito intestinal, desempenhando um papel importante em uma dieta equilibrada que visa reduzir o colesterol. Além disso, ajuda a proporcionar uma sensação de saciedade.

2. Contém oligoelementos

É rica em selênio, um oligoelemento interessante pelo seu poder de combater os radicais livres. 10 gramas de farinha de coco fornecem 21% da ingestão diária recomendada para um adulto.

O manganês está presente neste ingrediente derivado do coco. Esse oligoelemento desempenha um papel importante em muitos nutrientes; especificamente, as vitaminas B8, C e B1 têm um grande poder contra os radicais livres.

Além disso, essa farinha também contém ferro em pequenas quantidades. Esse oligoelemento não pode ser sintetizado pelo organismo; a dieta deve, portanto, cobrir as necessidades de ferro.

Farinha de coco

3. Ácido láurico, um dos benefícios nutricionais da farinha de coco

A farinha de coco contém ácido láurico, um ácido graxo saturado muito particular. O ácido láurico atua como estimulante para ativar o sistema imunológico e a tireoide.

As propriedades antimicrobianas desse ácido graxo estão sendo estudadas em vírus como HIV, herpes e sarampo. Além disso, várias gorduras de coco são extraídas do óleo para serem vendidas separadamente, devido ao seu alto valor. O ácido láurico é vendido ao setor farmacêutico e industrial.

4. Rica em proteínas

É por isso que esta farinha é saciante. Você pode obter 5 gramas de proteína em duas colheres de sopa de farinha de coco. A gordura presente na farinha de coco ativará seu metabolismo para que você não armazene gordura e queime calorias; por isso, é uma gordura saudável.

Não deixe de ler: 4 benefícios de incluir água de coco na sua dieta

5. Não contém glúten ou colesterol

Pessoas intolerantes ou sensíveis a esses elementos podem consumi-la. Vegetarianos e veganos perceberão que ela contém 20% de proteína e contém todos os 8 aminoácidos essenciais. A farinha de coco tem um índice glicêmico muito baixo: 35.

É pobre em açúcares de rápida absorção (14% em comparação com 70% das outras farinhas que contêm amido), portanto, é ideal para quem se preocupa com o nível de glicose no sangue (diabéticos e quem quer perder peso).

Além do seu aroma delicioso, a farinha de coco possui inúmeras propriedades e benefícios para a nossa saúde. É por isso que, se a sua intenção é manter um estilo de vida saudável, você precisa saber que o coco deve fazer parte de sua rotina alimentar.

  • Santos HO., Howell S., Earnest CP., Teixeira FJ., Coconut oil intake and its effects on the cardiometabolic profile a structured literatura review. Prog Cardiovasc Dis, 2019. 62 (5): 436-443.
  • Emmanuel A., Mattace Raso F., Neri MC., Petersen KU., Rey E., Rogers J., Constipation in older people: a consensus statement. Int J Clin Pract, 2017.