Por que as mulheres sentem mais frio que os homens?

Você já se perguntou por que, às vezes, os homens são menos friorentos que as mulheres? Você sabia que existem estudos científicos que falam sobre isso? 

Sempre ouvimos que as mulheres sentem mais frio que os homens, mas será que isso é verdade? Alguns pesquisadores decidiram descobrir mais sobre o assunto.

É claro que, embora tenham sido observadas várias evidências, nem todos os casos precisam fazer parte da regra. No entanto, foi demonstrado que, na maioria dos casos, as mulheres sentem mais frio que os homens.

Um estudo dinamarquês foi capaz de mostrar as razões pelas quais as mulheres são mais propensas a tolerar menos as temperaturas baixas.

Em particular, ele diz que as mulheres se sentem confortáveis ​​com temperaturas até 3 graus mais altas que os homens.

Por que as mulheres sentem mais frio?

1. O metabolismo

Por que as mulheres sentem mais frio?

metabolismo do corpo é responsável pela produção e pelo aumento de energia, incluindo o calor.

Lembre-se de que, em repouso, a taxa metabólica é mínima. Em outras palavras, o gasto energético (por unidade de tempo) é mínimo quando não há atividade. Em média, a taxa metabólica das mulheres é menor que a dos homens.

De acordo com o El Nacional, o professor da Escola de Medicina de Warwick, Paul Thornalley, explicou que tanto a taxa metabólica quanto a produção de energia variam entre homens e mulheres.

Thornalley afirma que as mulheres se sentem confortáveis ​​com temperaturas diferentes das dos homens. Isso acontece porque as pessoas do sexo feminino possuem uma menor quantidade de massa muscular.

2. Estrutura geral

Mulher tomando café na janela

Na maioria dos casos, as mulheres são caracterizadas por terem um corpo menor que os homens. Elas têm uma quantidade menor de massa muscular, o que faz com que sintam mais frio.

A temperatura corporal pode ser a mesma em ambos os sexos, mas o tamanho do corpo influencia a resposta que o organismo dá à mudança de temperatura.

Normalmente os homens são maiores, tanto em altura quanto em peso. Por causa disso, em pessoas do sexo masculino, o calor pode se espalhar mais rápido devido ao seu tamanho.

Por terem mais volume, eles regulam sua temperatura rapidamente. Pelo contrário, para as mulheres o processo leva mais tempo.

Quanto maior a proporção de massa muscular, maior a produção de calor. Por esse motivo, os homens sentem-se mais quentes do que as mulheres. No verão, eles toleram menos o calor do que elas.

Curiosamente, as mulheres sentem mais frio do que os homens porque, quando a temperatura é baixa, o calor do corpo fica concentrado nos órgãos centrais, portanto, a circulação sanguínea não flui igualmente para as extremidades.

3. Ciclo menstrual

Mulher com cólica menstrual

Durante os ciclos menstruais, a temperatura corporal da mulher varia. Isso acontece porque os níveis hormonais aumentam e diminuem. 

Nos dias que antecedem a menstruação os níveis de ferro diminuem e, consequentemente, também diminui a quantidade de glóbulos vermelhos. Desta forma, ocorre uma perda considerável da temperatura do corpo.

Da mesma forma, a quantidade de ferro é um fator influente, uma vez que esse mineral permite o correto funcionamento do organismo.

Como evitar sentir mais frio?

  • Atividade física (movimento muscular). Nós já sabemos que o calor é produzido quando a taxa metabólica aumenta como resultado de manter o corpo ativo. Portanto, é aconselhável se exercitar ou fazer qualquer atividade física.
  • Digestão. Para poder sentir calor, é preciso comer. Isso porque quando ocorre a digestão dos alimentos, o corpo usa energia e isso gera calor. Alimentos que têm mais calorias fornecem calor muito mais rápido do que outros.

Recomendações para não sentir mais frio

Homem e mulher aconchegados no frio

Para evitar sentir mais frio do que outras pessoas em reuniões sociais de qualquer tipo, é melhor tomar algumas medidas para se sentir confortável com a temperatura.

  • Use várias camadas de roupa (para manter a temperatura interna).
  • Beba bastante líquido. Você pode beber infusões, mas também é importante beber água à temperatura ambiente.
  • Atenção à sua dieta. É importante fazer várias refeições por dia para manter o corpo produzindo energia constantemente. Também vale a pena incluir pequenas porções de alimentos que contenham carboidratos em cada uma das refeições.
  • Exercite-se regularmente. Fazer algum esporte ou pelo menos caminhar 3 vezes por semana, no mínimo, aumentará a massa muscular.
  • Evite ficar na mesma posição por muito tempo.
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