O que é o metabolismo? Você tem um metabolismo rápido ou lento?

26 de março de 2018
Dependendo do nosso tipo de metabolismo, devemos adotar uma série de hábitos alimentares para não aumentar ou perder peso em excesso e permanecer saudável

O metabolismo é uma função do nosso organismo responsável por transformar nutrientes em energia.

Às vezes, devido a diferentes fatores que influenciam a nossa saúde, ele pode ser mais rápido ou mais lento do que o normal. Esse desequilíbrio pode causar sintomas mais ou menos graves.

Descubra neste artigo o que é o metabolismo e quais são as consequências de não funcionar da maneira correta, bem como a dieta mais apropriada para o seu caso. 

O que é o metabolismo?

O metabolismo é um conjunto de processos físicos e químicos que ocorre nas células. Através dessas mudanças, os nutrientes nos alimentos são transformados em energia.

A energia produzida pelo metabolismo é utilizada em diferentes funções vitais:

  • Respiração
  • Digestão
  • Circulação
  • Temperatura corporal
  • Eliminação de resíduos através dos rins e intestino

O metabolismo também afeta o gasto energético. Por esta razão, esta função é sempre levada em consideração quando algumas pessoas não conseguem perder peso, apesar de seguirem dietas rigorosas.

É, portanto, fundamental, seguir a dieta adequada e regular o metabolismo naturalmente.

Sintomas do metabolismo lento

Mulher sentindo fadiga por causa de seu metabolismo lento

As pessoas com metabolismo lento são caracterizadas pelos seguintes sintomas:

  • Dificuldade em perder peso ou mudanças frequentes de peso. A gordura acumula nos quadris e nas pernas. 
  • Fadiga e cansaço.
  • Digestões lentas ou pesadas.
  • Tendência à constipação.
  • Dificuldade em se levantar pela manhã.
  • Tendência à depressão, em alguns casos.

Sintomas do metabolismo rápido

As pessoas com metabolismo rápido são caracterizadas pelos seguintes sintomas:

  • Dificuldade em aumentar de peso. A gordura se acumula nos braços e no abdômen.
  • Apetite constante.
  • Pobre absorção de nutrientes no intestino.
  • Excesso de energia.
  • Tendência ao nervosismo e à ansiedade.
  • Dificuldade em adormecer.

Metabolismo e dieta

O aumento de peso pode ser devido ao metabolismo lento

Existe uma teoria nutricional segundo a qual existe uma relação entre o tipo metabólico e as preferências ao comer.

É essencial conhecer o tipo de alimentos que melhor se adéqua a nós para sermos saudáveis e prevenirmos o excesso de peso.

Dieta para o tipo metabólico rápido

O tipo metabólico rápido corresponde a pessoas com um bom apetite que sempre preferem alimentos ricos em gorduras e proteínas. Quase sempre optam por opções salgadas em vez de doces.

Se for esse o seu caso, para manter um peso equilibrado, devem reduzir o consumo de carboidratos, especialmente doces e farinhas refinadas.

No entanto, também é muito importante não exceder o consumo de proteína animal. Tente combiná-lo com proteínas vegetais, como legumes e frutos secos.

As gorduras não são prejudiciais, desde que opte por aquelas de boa qualidade:

  • Primeiros óleos de pressão fria: oliva, coco, gergelim, linhaça
  • Abacate
  • Frutos secos
  • Sementes
  • Ghee ou manteiga clarificada
  • Gema de ovo
  • Peixe azul

Não deve se esquecer de combinar essas porções de proteínas e gorduras com uma boa quantidade de vegetais crus. Podemos ingeri-los em sucos e gaspachos, batidas ou saladas.

Se tivermos muito apetite, devemos fazer várias refeições por dia e não pular nenhuma delas.

Dieta para o tipo metabólico lento

Metabolismo trabalhando

Pessoas com uma taxa metabólica lenta tendem a ganhar peso e sentir fadiga, apesar de não comerem demais. Nesse sentido, a melhor solução é baseada na adoção de uma dieta adequada.

  • Preferência geralmente por doces, que são uma tentação não saudável. O conselho é sempre consumir carboidratos saudáveis, feitos com adoçantes como estévia e grãos integrais.

A aveia, por exemplo, é um excelente cereal para fazer todos os tipos de doces deliciosos e saciantes.

  • É essencial reduzir a ingestão de sal, o que geralmente causa inchaço e retenção de líquidos.
  • Quando você tem uma taxa metabólica lenta, geralmente procura energia em estimulantes, como bebidas com café ou coca-cola.

Como alternativa, sugerimos preparar suas próprias bebidas energéticas com frutas, gengibre, cacau puro, ginseng, etc.

  • Deve controlar o consumo de gorduras. Consuma-as em quantidades moderadas e escolha as mesmas que recomendamos para o metabolismo rápido.
  • Beber água durante todo o dia, fora das refeições e em jejum, também ajudará a acelerar o metabolismo.