O que é o metabolismo? Você tem um metabolismo rápido ou lento?

· 26 de março de 2018
Dependendo do nosso tipo de metabolismo, devemos adotar uma série de hábitos alimentares para não aumentar ou perder peso em excesso e permanecer saudável

O metabolismo é uma função do nosso organismo responsável por transformar nutrientes em energia.

Às vezes, devido a diferentes fatores que influenciam a nossa saúde, ele pode ser mais rápido ou mais lento do que o normal. Esse desequilíbrio pode causar sintomas mais ou menos graves.

Descubra neste artigo o que é o metabolismo e quais são as consequências de não funcionar da maneira correta, bem como a dieta mais apropriada para o seu caso. 

O que é o metabolismo?

O metabolismo é um conjunto de processos físicos e químicos que ocorre nas células. Através dessas mudanças, os nutrientes nos alimentos são transformados em energia.

A energia produzida pelo metabolismo é utilizada em diferentes funções vitais:

  • Respiração
  • Digestão
  • Circulação
  • Temperatura corporal
  • Eliminação de resíduos através dos rins e intestino

O metabolismo também afeta o gasto energético. Por esta razão, esta função é sempre levada em consideração quando algumas pessoas não conseguem perder peso, apesar de seguirem dietas rigorosas.

É, portanto, fundamental, seguir a dieta adequada e regular o metabolismo naturalmente.

Sintomas do metabolismo lento

Mulher sentindo fadiga por causa de seu metabolismo lento

As pessoas com metabolismo lento são caracterizadas pelos seguintes sintomas:

  • Dificuldade em perder peso ou mudanças frequentes de peso. A gordura acumula nos quadris e nas pernas. 
  • Fadiga e cansaço.
  • Digestões lentas ou pesadas.
  • Tendência à constipação.
  • Dificuldade em se levantar pela manhã.
  • Tendência à depressão, em alguns casos.

Sintomas do metabolismo rápido

As pessoas com metabolismo rápido são caracterizadas pelos seguintes sintomas:

  • Dificuldade em aumentar de peso. A gordura se acumula nos braços e no abdômen.
  • Apetite constante.
  • Pobre absorção de nutrientes no intestino.
  • Excesso de energia.
  • Tendência ao nervosismo e à ansiedade.
  • Dificuldade em adormecer.

Metabolismo e dieta

O aumento de peso pode ser devido ao metabolismo lento

Existe uma teoria nutricional segundo a qual existe uma relação entre o tipo metabólico e as preferências ao comer.

É essencial conhecer o tipo de alimentos que melhor se adéqua a nós para sermos saudáveis e prevenirmos o excesso de peso.

Dieta para o tipo metabólico rápido

O tipo metabólico rápido corresponde a pessoas com um bom apetite que sempre preferem alimentos ricos em gorduras e proteínas. Quase sempre optam por opções salgadas em vez de doces.

Se for esse o seu caso, para manter um peso equilibrado, devem reduzir o consumo de carboidratos, especialmente doces e farinhas refinadas.

No entanto, também é muito importante não exceder o consumo de proteína animal. Tente combiná-lo com proteínas vegetais, como legumes e frutos secos.

As gorduras não são prejudiciais, desde que opte por aquelas de boa qualidade:

  • Primeiros óleos de pressão fria: oliva, coco, gergelim, linhaça
  • Abacate
  • Frutos secos
  • Sementes
  • Ghee ou manteiga clarificada
  • Gema de ovo
  • Peixe azul

Não deve se esquecer de combinar essas porções de proteínas e gorduras com uma boa quantidade de vegetais crus. Podemos ingeri-los em sucos e gaspachos, batidas ou saladas.

Se tivermos muito apetite, devemos fazer várias refeições por dia e não pular nenhuma delas.

Dieta para o tipo metabólico lento

Metabolismo trabalhando

Pessoas com uma taxa metabólica lenta tendem a ganhar peso e sentir fadiga, apesar de não comerem demais. Nesse sentido, a melhor solução é baseada na adoção de uma dieta adequada.

  • Preferência geralmente por doces, que são uma tentação não saudável. O conselho é sempre consumir carboidratos saudáveis, feitos com adoçantes como estévia e grãos integrais.

A aveia, por exemplo, é um excelente cereal para fazer todos os tipos de doces deliciosos e saciantes.

  • É essencial reduzir a ingestão de sal, o que geralmente causa inchaço e retenção de líquidos.
  • Quando você tem uma taxa metabólica lenta, geralmente procura energia em estimulantes, como bebidas com café ou coca-cola.

Como alternativa, sugerimos preparar suas próprias bebidas energéticas com frutas, gengibre, cacau puro, ginseng, etc.

  • Deve controlar o consumo de gorduras. Consuma-as em quantidades moderadas e escolha as mesmas que recomendamos para o metabolismo rápido.
  • Beber água durante todo o dia, fora das refeições e em jejum, também ajudará a acelerar o metabolismo.