Os 5 melhores ansiolíticos naturais para acalmar a ansiedade

Incluir exercício, meditação e todas as atividades que geram distração em nossas vidas diárias é a melhor maneira de combater a ansiedade.
Os 5 melhores ansiolíticos naturais para acalmar a ansiedade

Última atualização: 28 dezembro, 2019

O uso de ervas e raízes medicinais como tratamento para certas doenças físicas e psicológicas existe há séculos. Mas atualmente, ansiolíticos naturais também se apresentam como uma boa opção de condições, tais como ansiedade ocasional e moderada (sempre com o aconselhamento de médicos).

Em algum momento, todos nós recorremos a esses recursos para não fazer uso de medicamentos alopáticos. Assim, algo tão simples como  tomar uma valeriana ou uma infusão de camomila, torna-se uma alternativa muito adequadas quando, por exemplo, tivemos um dia ruim e precisamos relaxar.

No entanto, não podemos ignorar um aspecto.  Os psicofármacos são necessários em muitos casos , principalmente se tivermos que lidar com um determinado distúrbio, como quando arrastamos estados crônicos que diminuem completamente nossa qualidade de vida. Por outro lado, em situações de estresse e ansiedade ocasional, agitação ou  nervosismo  ocasionais, os ansiolíticos naturais podem ser uma boa resposta.

Sabendo escolher qual é o mais adequado e a quantidade recomendada, sem dúvida nos beneficiaremos daqueles presentes que a natureza colocou ao nosso alcance.

Drogas psicoativas naturais e ansiolíticos

ansiolíticos naturais e drogas psicoativas

A indústria farmacêutica tenta projetar medicamentos psicoativos cada vez mais eficazes, com menos efeitos colaterais. Vale dizer que, desde os anos 50 até o presente, muito progresso foi feito. Costumávamos ter opções perigosas como barbitúricos.  Atualmente, os ISRSsinibidores seletivos da recaptação da serotonina ) são, sem dúvida, um avanço notável no tratamento da depressão e da ansiedade. 

Assim, entre os medicamentos prescritos mais conhecidos estão:

Os melhores ansiolíticos naturais para acalmar a ansiedade

Entre as plantas medicinais usadas como substitutos e alternativas aos medicamentos ansiolíticos para aliviar os problemas de ansiedade, encontramos:

 1. Melissa

Melissa

É uma planta ansiolítica capaz de reduzir significativamente os problemas de ansiedade, estresse, e acalma os nervos de forma eficaz, rápida e natural. Conforme explicado em um  estudo da Universidade de Avignon, na França, a  melissa é muito eficaz no tratamento de estados moderados de ansiedade e insônia.

2. Tília

É uma planta muito popular e uma das melhores opções naturais para acalmar os nervos e o desconforto gerados pela ansiedade excessiva, segundo este estudo realizado pela Universidade Metropolitana Autônoma de Iztapalapa, no México.

3. Lavanda

lavanda é uma planta pertencente à família das Lamiaceae e e suas aplicações são reconhecidas mundialmente. Entre os usos desta planta aromática destacam-se, segundo pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil):

  • Desinfetar feridas
  • Repelir insetos
  • Eliminar dores de cabeça

Além disso, a lavanda tem a capacidade de acalmar os nervos, reduzir o estresse e a ansiedade. Isto é afirmado neste estudo realizado pela Western University of Health Sciences na Califórnia (Estados Unidos).

4. Passiflora

Passiflora

A passiflora, também conhecida como passiflora incarnata , é uma planta medicinal nativa das florestas dos Estados Unidos e é usada como sedativo natural capaz de aliviar:

  • A tensão nervosa
  • Hiperatividade
  • Os problemas de sono

Assim, no estudo citado no início, da Universidade Adelphi de Nova York, observou-se que a valeriana aumenta a síntese de GABA e a recaptação sináptica desse elemento, o que favorece o relaxamento e o bem-estar.

5. Camomila

Camomila

De acordo com este estudo realizado pela Case Western Reserve University de Ohio (Estados Unidos), a camomila é uma planta que oferece muitas funções e benefícios ao corpo humano, como:

  • Alivia a dor de estômago
  • Elimina as flatulências
  • Desinfeta feridas
  • Reduz a inflamação

Além disso, esta maravilhosa planta com propriedades ansiolíticas também tem a capacidade de acalmar os nervos e a ansiedade, oferecendo relaxamento ao corpo.

6. Erva de São João

Como o Dr. Elham Alramadhan, da Universidade Adelhy, em Nova York, explica, a erva de São João tem sido tradicionalmente usada como antidepressivo. Sua eficácia é muito positiva também no tratamento da ansiedade e do estresse, devido à produção de serotonina.

Por sua vez, é muito adequada para o tratamento da tensão pré-menstrual (TPM). No entanto, é recomendável que antes de usá-la, conversemos com nosso médico.

Como preparar ansiolíticos naturais?

A melhor maneira de preparar um ansiolítico natural que ajuda a acalmar e aliviar os problemas é fazendo uma infusão com a planta selecionada.

Desta forma, você pode absorver efetivamente todos os benefícios que ela oferece.

Ingredientes

  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 colher de sopa da planta selecionada (15 g)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

Preparação

  • Adicione a água em uma panela e deixe ferver.
  • Quando ferver, retire do calor e adicione a planta escolhida.
  • Cubra a panela e deixe descansar por 15 minutos.
  • Em seguida, separe as folhas da infusão com uma peneira.
  • Adicione o mel e deixe descansar por 5 minutos.

Modo de consumo

Para aliviar todos os problemas relacionados com a ansiedade, sugerimos beber entre 2 e 3 copos (600 ml) de alguma das infusões sugeridas diariamente.

Lembre-se de que  são tratamentos pontuais e que precisamos de aconselhamento profissional se o quadro for mantido ou piorar.

Portanto, esses remédios não se destinam a substituir, de forma alguma, drogas psicotrópicas, caso seu uso seja obrigatório.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Silver, J. A., Hughes, J. D., Bornstein, R. A., & Beversdorf, D. Q. (2004). Effect of anxiolytics on cognitive flexibility in problem solving. Cognitive and Behavioral Neurology. https://doi.org/10.1097/01.wnn.0000119240.65522.d9
  • Fedotova, J., Kubatka, P., Büsselberg, D., Shleikin, A. G., Caprnda, M., Dragasek, J., … Kruzliak, P. (2017). Therapeutical strategies for anxiety and anxiety-like disorders using plant-derived natural compounds and plant extracts. Biomedicine and Pharmacotherapy. https://doi.org/10.1016/j.biopha.2017.08.107
  • Gelfuso, É. A., Santos Rosa, D., Fachin, A. L., Mortari, M. R., Olimpio, A., Cunha, S., & Oliveira Beleboni, R. (2013). Anxiety: A Systematic Review of Neurobiology, Traditional Pharmaceuticals and Novel Alternatives from Medicinal Plants. CNS & Neurological Disorders -Drug Targets. https://doi.org/10.2174/18715273113129990102

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.