Os 5 melhores ansiolíticos naturais para acalmar a ansiedade

28 Dezembro, 2019
Incluir exercício, meditação e todas as atividades que geram distração em nossas vidas diárias é a melhor maneira de combater a ansiedade.
 

O uso de ervas e raízes medicinais como tratamento para certas doenças físicas e psicológicas existe há séculos. Mas atualmente, ansiolíticos naturais também se apresentam como uma boa opção de condições, tais como ansiedade ocasional e moderada (sempre com o aconselhamento de médicos).

Em algum momento, todos nós recorremos a esses recursos para não fazer uso de medicamentos alopáticos. Assim, algo tão simples como tomar uma valeriana ou uma infusão de camomila, torna-se uma alternativa muito adequadas quando, por exemplo, tivemos um dia ruim e precisamos relaxar.

No entanto, não podemos ignorar um aspecto. Os psicofármacos são necessários em muitos casos, principalmente se tivermos que lidar com um determinado distúrbio, como quando arrastamos estados crônicos que diminuem completamente nossa qualidade de vida. Por outro lado, em situações de estresse e ansiedade ocasional, agitação ou nervosismo ocasionais, os ansiolíticos naturais podem ser uma boa resposta.

Sabendo escolher qual é o mais adequado e a quantidade recomendada, sem dúvida nos beneficiaremos daqueles presentes que a natureza colocou ao nosso alcance.

Drogas psicoativas naturais e ansiolíticos

ansiolíticos naturais e drogas psicoativas
 

A indústria farmacêutica tenta projetar medicamentos psicoativos cada vez mais eficazes, com menos efeitos colaterais. Vale dizer que, desde os anos 50 até o presente, muito progresso foi feito. Costumávamos ter opções perigosas como barbitúricos. Atualmente, os ISRSsinibidores seletivos da recaptação da serotonina ) são, sem dúvida, um avanço notável no tratamento da depressão e da ansiedade. 

Assim, entre os medicamentos prescritos mais conhecidos estão:

 

Os melhores ansiolíticos naturais para acalmar a ansiedade

Entre as plantas medicinais usadas como substitutos e alternativas aos medicamentos ansiolíticos para aliviar os problemas de ansiedade, encontramos:

 1. Melissa

Melissa

É uma planta ansiolítica capaz de reduzir significativamente os problemas de ansiedade, estresse, e acalma os nervos de forma eficaz, rápida e natural. Conforme explicado em um estudo da Universidade de Avignon, na França, a melissa é muito eficaz no tratamento de estados moderados de ansiedade e insônia.

2. Tília

É uma planta muito popular e uma das melhores opções naturais para acalmar os nervos e o desconforto gerados pela ansiedade excessiva, segundo este estudo realizado pela Universidade Metropolitana Autônoma de Iztapalapa, no México.

3. Lavanda

lavanda é uma planta pertencente à família das Lamiaceae e e suas aplicações são reconhecidas mundialmente. Entre os usos desta planta aromática destacam-se, segundo pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil):

  • Desinfetar feridas
  • Repelir insetos
  • Eliminar dores de cabeça

Além disso, a lavanda tem a capacidade de acalmar os nervos, reduzir o estresse e a ansiedade. Isto é afirmado neste estudo realizado pela Western University of Health Sciences na Califórnia (Estados Unidos).

4. Passiflora

Passiflora

A passiflora, também conhecida como passiflora incarnata , é uma planta medicinal nativa das florestas dos Estados Unidos e é usada como sedativo natural capaz de aliviar:

  • A tensão nervosa
  • Hiperatividade
  • Os problemas de sono

Assim, no estudo citado no início, da Universidade Adelphi de Nova York, observou-se que a valeriana aumenta a síntese de GABA e a recaptação sináptica desse elemento, o que favorece o relaxamento e o bem-estar.

5. Camomila

Camomila

De acordo com este estudo realizado pela Case Western Reserve University de Ohio (Estados Unidos), a camomila é uma planta que oferece muitas funções e benefícios ao corpo humano, como:

  • Alivia a dor de estômago
  • Elimina as flatulências
  • Desinfeta feridas
  • Reduz a inflamação

Além disso, esta maravilhosa planta com propriedades ansiolíticas também tem a capacidade de acalmar os nervos e a ansiedade, oferecendo relaxamento ao corpo.

6. Erva de São João

Como o Dr. Elham Alramadhan, da Universidade Adelhy, em Nova York, explica, a erva de São João tem sido tradicionalmente usada como antidepressivo. Sua eficácia é muito positiva também no tratamento da ansiedade e do estresse, devido à produção de serotonina.

Por sua vez, é muito adequada para o tratamento da tensão pré-menstrual (TPM). No entanto, é recomendável que antes de usá-la, conversemos com nosso médico.

Como preparar ansiolíticos naturais?

A melhor maneira de preparar um ansiolítico natural que ajuda a acalmar e aliviar os problemas é fazendo uma infusão com a planta selecionada.

Desta forma, você pode absorver efetivamente todos os benefícios que ela oferece.

Ingredientes

  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 colher de sopa da planta selecionada (15 g)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

Preparação

  • Adicione a água em uma panela e deixe ferver.
  • Quando ferver, retire do calor e adicione a planta escolhida.
  • Cubra a panela e deixe descansar por 15 minutos.
  • Em seguida, separe as folhas da infusão com uma peneira.
  • Adicione o mel e deixe descansar por 5 minutos.

Modo de consumo

Para aliviar todos os problemas relacionados com a ansiedade, sugerimos beber entre 2 e 3 copos (600 ml) de alguma das infusões sugeridas diariamente.

Lembre-se de que são tratamentos pontuais e que precisamos de aconselhamento profissional se o quadro for mantido ou piorar.

Portanto, esses remédios não se destinam a substituir, de forma alguma, drogas psicotrópicas, caso seu uso seja obrigatório.

 
  • Silver, J. A., Hughes, J. D., Bornstein, R. A., & Beversdorf, D. Q. (2004). Effect of anxiolytics on cognitive flexibility in problem solving. Cognitive and Behavioral Neurology. https://doi.org/10.1097/01.wnn.0000119240.65522.d9
  • Fedotova, J., Kubatka, P., Büsselberg, D., Shleikin, A. G., Caprnda, M., Dragasek, J., … Kruzliak, P. (2017). Therapeutical strategies for anxiety and anxiety-like disorders using plant-derived natural compounds and plant extracts. Biomedicine and Pharmacotherapy. https://doi.org/10.1016/j.biopha.2017.08.107
  • Gelfuso, É. A., Santos Rosa, D., Fachin, A. L., Mortari, M. R., Olimpio, A., Cunha, S., & Oliveira Beleboni, R. (2013). Anxiety: A Systematic Review of Neurobiology, Traditional Pharmaceuticals and Novel Alternatives from Medicinal Plants. CNS & Neurological Disorders -Drug Targets. https://doi.org/10.2174/18715273113129990102