5 remédios de origem natural para a sonolência diurna

Embora muitos recorram ao café para reduzir a sonolência, existem outras opções que são mais saudáveis e mais eficazes para combatê-la.

Última atualização: 17 Fevereiro, 2021

A sonolência diurna, também conhecida como hipersonia, é um problema comum na população. Frequentemente, é causada por um sono de má qualidade, deficiências nutricionais e algumas doenças. É uma condição que se manifesta com uma sensação de cansaço e perda dos sentidos que, muitas vezes, faz com que a pessoa adormeça em momentos inoportunos.

Embora inicialmente seja considerada normal, é muito importante prestar atenção, pois a sonolência diurna interfere nas tarefas diárias e aumenta o risco de acidentes de trabalho e no trânsito. Embora o ideal seja garantir um ótimo processo de descanso, no mínimo 8 horas por dia, você também pode levar em consideração alguns remédios naturais para neutralizar o problema.

Causas da sonolência

Existem estudos que definem a sonolência diurna como um “estado fisiológico que promove o estabelecimento do sono”. Da mesma forma, explicam que esse transtorno é considerado excessivo quando a sensação subjetiva de sono ocorre “em uma hora ou em uma situação inadequada que ocorre diariamente por pelo menos três meses”. A insônia e os distúrbios do sono são listados como as principais causas da sonolência diurna.

Os especialistas da IntraMed comentam o seguinte: “a privação do sono é a causa mais comum de sonolência diurna. Pessoas saudáveis ​​podem apresentar sintomas mesmo após uma leve privação de sono. Estudos que limitaram adultos a seis horas de sono por noite durante 14 noites sucessivas mostraram um comprometimento significativo das funções neurobiológicas”.

Outros fatores de risco associados com:

  • Anemia
  • Diabetes
  • Depressão
  • Estresse crônico
  • Hipercalcemia
  • Apneia do sono
  • Digestão pesada
  • Pressão arterial baixa
  • Problemas de tireoide
  • Alterações do sistema nervoso
  • Consumo de medicamentos (tranquilizantes, sonífero, anti-histamínicos, etc.)

Remédios naturais para a sonolência diurna

Para combater a sonolência diurna de forma eficaz, é necessário identificar sua origem e seguir as indicações do médico. Adicionalmente, os seguintes remédios naturais podem ser considerados.

  • Em caso de estar seguindo tratamento farmacológico, nenhum desses medicamentos deve ser consumido sem a autorização do profissional, pois podem causar interações.

1. Chá verde

O chá verde é uma bebida rica em catequinas e cafeína, portanto, há quem acredite que pode ajudar a combater a sonolência diurna.

  • Não se deve consumir mais de 2 xícaras por dia.
    Não é recomendado consumir esse chá em um período de tempo inferior a 40 minutos após a refeição principal.
  • O chá verde pode ser contraindicado em alguns casos, portanto, antes de começar a consumi-lo regularmente, é recomendável consultar o seu médico.

Nota importante: foram publicados estudos indicando que o chá verde é uma bebida que pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e reduzir o estresse.

2. Água morna com limão

Segundo algumas crenças, a água morna com limão pode ajudar a evitar a sonolência diurna. No entanto, não há evidências científicas para apoiar essas crenças. Por enquanto, é considerada apenas uma bebida hidratante natural. No entanto, há quem aproveite tomar logo pela manhã para se sentir “com mais energia”.

3. Vitamina de iogurte e banana

Por seu teor de potássio, frutose, glicose, fibras e vitamina B6, a banana é considerada uma excelente opção para um café da manhã revigorante que ajuda a combater a sonolência diurna.

Por sua vez, especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN) indicam que o iogurte é um alimento que contém proteínas de alta qualidade, além de cálcio, magnésio, zinco, entre outros nutrientes.

Tanto o iogurte quanto a banana contêm triptofano, um aminoácido que ajuda a estimular a secreção de serotonina e melatonina para melhorar a qualidade do sono. Portanto, ao combinar os dois alimentos no mesmo preparo, considera-se essa bebida se torna energizante e rica em nutrientes.

4. Chá de erva-mate

Considerada um energizante natural, a erva-mate tem uma ação revitalizante que permite neutralizar os efeitos da fadiga e da sonolência diurna. Ela ajuda a melhorar a circulação sanguínea e, ao otimizar a oxigenação celular, atua de forma benéfica no desempenho mental.

Os problemas de sono requerem tratamento médico

Lembre-se de que o consumo dessas bebidas nunca poderá substituir o tratamento prescrito pelo médico. Em todo caso, podem ajudar a complementar um estilo de vida saudável. Se a sonolência diurna persistir, é recomendável fazer uma avaliação médica para descobrir a causa.

De acordo com o Manual do MSD, o tratamento da insônia e da sonolência diurna depende de sua causa e de sua gravidade. Quando a insônia é uma consequência de outro distúrbio, este deve ser tratado, visto que o tratamento pode melhorar o sono.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
10 formas de combater o cansaço e ter mais energia naturalmente

É natural nos sentirmos exaustos por causa da infinidade de tarefas, metas e expectativas que temos. Saiba como combater o cansaço e se recarregar.