7 dicas para prevenir a osteoartrite

Dado que a osteoartrite pode causar problemas sérios para a nossa saúde, é aconselhável tomar medidas para impedir a sua aparição ou, pelo menos, atrasá-la ao máximo.
7 dicas para prevenir a osteoartrite

Última atualização: 26 Novembro, 2020

Você quer prevenir a osteoartrite, também conhecida como artrose? Esta é uma doença do sistema ósseo que afeta homens e mulheres e é mais comum em idosos. É causada pela degeneração da cartilagem e do osso adjacente.

A degeneração da cartilagem costuma se manifestar entre os 50 e 55 anos, época em que pode se apresentar com características mais marcantes.

  • A cartilagem é composta de colágeno e sua função básica é que os ossos não se esfreguem uns nos outros.
  • Quando esse tecido desaparece ou se degenera, ele começa a causar dor devido ao atrito. Esta é a principal causa de inflamações e deformações nas articulações.

Se esta doença se tornar uma condição crônica, pode causar danos à mobilidade do paciente, por isso deve ser tratada a tempo. Nesse sentido, não devemos diminuir a importância das dores articulares. Sempre é melhor prevenir do que remediar.

Como saber se tenho artrose?

Embora em pessoas jovens seja mais difícil identificar, na maioria dos casos os sintomas da osteoartrite começam a ocorrer em algumas articulações em particular, às quais devemos prestar atenção:

  • Mãos e dedos
  • Área lombar
  • Quadris
  • Joelhos
  • Cotovelos

Dicas para prevenir a osteoartrite

1. Consuma cálcio

O consumo de cálcio é fundamental para a saúde dos nossos ossos. Portanto, devemos ter isso em mente em nossa alimentação diária.

Além de nos ajudar a prevenir a osteoartrite, ele também pode prevenir ou retardar o aparecimento de outras doenças degenerativas, como a osteoporose. Isso é muito recorrente nas mulheres. A possibilidade de incluir um suplemento deve ser considerada. Converse com um especialista para saber mais.

Vegetais saudáveis

2. Mantenha uma dieta rica em vegetais

Devemos ter uma dieta rica em frutas e vegetais. Estes fornecem muitas vitaminas e minerais, tanto para os ossos quanto para o corpo em geral, ajudando a prevenir a osteoartrite.

Entre os alimentos mais ricos em vitamina C encontramos:

  • Frutas cítricas (laranja, toranja, tangerina)
  • Morango
  • Aipo
  • Cenoura
  • Repolho
  • Brócolis

3. Perca peso

A obesidade também é um problema de saúde que está muito presente atualmente, e é outra causa desta condição.

O excesso de peso pode chegar a exercer muita pressão sobre os joelhos, que servem como suporte para o corpo, e causar danos à cartilagem articular.

4. Exercite-se

O exercício diário é uma maneira de evitar esses tipos de doenças, desde que sejam praticados corretamente. No caso de fazer exercícios na academia, devemos manter uma postura muito boa para não afetar os ossos e, portanto, as cartilagens.

Além disso, devemos ter em mente que quando corremos, devemos estar muito conscientes dos passos e calcular as distâncias de acordo com o nosso peso. Entre os exercícios recomendados temos:

  • Pilates
  • Ioga
  • Alongamento
  • Natação
Mulheres andando de bicicleta

5. Tenha uma boa postura

Para aqueles de nós que trabalham durante todo o dia sentados, a postura deve se manter correta. Temos que escolher cadeiras ergonômicas que corrijam a nossa maneira de sentar.

Recomenda-se fazer pausas ativas a cada uma hora ou cinquenta minutos, e fazer exercícios de alongamento para continuar o trabalho. Quando temos posturas ruins, por razões de trabalho ou prática de algum esporte ou exercício físico, favorecemos a osteoartrite.

6. Consulte o médico

Ao notar qualquer sintoma de dor, é aconselhável ir a um médico especialista. Ele irá detectar se a doença existe, e também pode especificar em que grau ela está. Além disso, você saberá qual tratamento deverá seguir para aliviar a doença. Então, devemos continuar fazendo visitas periódicas para acompanhar a progressão da doença.

Se você alguma vez sofreu uma fratura ou trauma que não tenha cicatrizado adequadamente, a artrose pode aparecer devido à má recuperação que afeta diretamente a cartilagem.

7. Nutra a cartilagem

Atualmente existem suplementos nutricionais que nos ajudam a nutrir o nosso corpo. Neste caso, recomendamos os de glucosamina, colágeno hidrolisado e ácido hialurônico. Desta forma, estaremos alimentando e nutrindo as cartilagens que cobrem os ossos do nosso corpo.

Neste artigo oferecemos algumas dicas, mas o que é importante para uma boa saúde é levar uma vida saudável, com boa nutrição e bons hábitos. Devemos ter em mente que, em caso de qualquer sintoma, devemos consultar o nosso médico de confiança para seguir o tratamento adequado.

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