8 causas médicas pelas quais você pode sofrer de dor lombar

· 15 de março de 2018
A dor lombar pode ocorrer esporadicamente devido ao excesso de esforço. No entanto, se for recorrente, devemos ir ao especialista para excluir as possíveis complicações

A dor lombar é um dos problemas de saúde que mais gera consultas médicas. Embora possa ser o resultado de uma má postura, às vezes é causada por irritação ou deterioração de algumas das estruturas da parte inferior da coluna.

É descrita como uma sensação de rigidez e tensão na região inferior das costas, que pode ser acompanhada por pequenos pontos ou sensação de formigamento.

Aqueles que sofrem com esse problema muitas vezes têm dificuldade em realizar tarefas que envolvam esforço físico. De fato, muitas vezes a condição piora e produz limitações no movimento.

Embora geralmente ocorra de forma leve e esporadicamente, é importante analisar sua origem para acessar um tratamento que impeça o desenvolvimento de outras complicações.

Nesta oportunidade, queremos compartilhar 8 causas médicas relacionadas à dor lombar que você não deve ignorar. Descubra-as!

1. Osteoartrite lombar

Pessoa com dor lombar

Esta doença degenerativa afeta os discos intervertebrais que servem como estabilizadores da coluna vertebral. Isso desencadeia uma resposta inflamatória, que causa dor, rigidez, e dificuldades em fazer certos movimentos.

  • Geralmente se desenvolve devido ao desgaste da articulação associado ao envelhecimento.
  • Também pode ser o resultado de sobrecarga ou trauma.

Visite este artigo: 8 conselhos que lhe ajudarão a superar a dor lombar de forma natural

2. Dores musculares

A distensão ou estiramento de um músculo ou ligamento na parte inferior das costas também pode ser a fonte da dor. Esta situação produz instabilidade na coluna vertebral e dificuldades na manutenção de certas posturas.

  • Sua causa principal é a prática de atividades físicas de alto impacto, ou movimentos repentinos e repetitivos de alguns esportes.
  • Também pode se dever ao excesso de peso ou alguma infecção.

3. Contração muscular

Mulher com dor lombar

A maioria dos casos de dor lombar é o produto de uma desordem muscular. Por exemplo, a contração de um músculo da zona faz com que ele permaneça estático e, por não retornar ao seu estado original, produz inflamação e dor.

  • Esta lesão é causada por esforços indevidos ou pela realização de alguns movimentos com uma postura corporal inapropriada.

4. Problemas do disco espinhal lombar

Problemas conhecidos como discopatias, hérnia de discos ou osteófitos, podem explicar as dores recorrentes na região lombar.

  • Essas doenças degenerativas produzem irritação, dor e dificuldades para realizar esforços físicos de alto impacto.
  • Em geral, os sintomas aumentam quando você acorda ou permanece sentado por um longo período de tempo.
  • Além disso, a sensação de dor e formigamento pode se estender às pernas, especialmente se um nervo estiver envolvido.

5. Fraqueza muscular

Mulher com dor lombar

fraqueza muscular pode surgir devido à falta de treinamento físico, dieta pobre, ou prática de hábitos não saudáveis. Isso faz com que a coluna vertebral e as articulações percam a sua estabilidade, e capacidade de suporte.

  • Como consequência, a área se tensiona e a dor aumenta, e pode se estender dessa área do corpo para os braços e as pernas.

6. Doenças do sistema reprodutivo feminino

Certas condições do sistema reprodutivo feminino podem estar ligadas à dor nas costas que aparece esporadicamente. Isso acontece, muitas vezes, por contrações do útero, ao eliminar o sangue menstrual.

  • Também pode ser um produto de distúrbios como endometriose ou infecções da bexiga.
  • Se for uma dor recorrente, que vai da área pélvica para a parte inferior das costas, é melhor solicitar um check-up.

Veja também: 6 coisas que você pode fazer para limpar sua bexiga de forma natural

7. Problemas de estômago e intestino

Dor abdominal pode ser causada pela dor lombar

A maioria das pessoas atribui a dor nas costas às condições que afetam a coluna vertebral. No entanto, em certos casos, pode ser um sinal de alerta de doenças do sistema digestivo.

  • Condições tais como úlceras pépticas, dor retal e constipação podem desencadear um desconforto lombar semelhante à dor nas costas comum.

8. Doenças dos rins

É muito importante considerar doenças dos rins como uma possível causa da dor lombar. Embora este não seja o seu único sintoma, geralmente aparece quando o problema está ficando complicado.

  • A dor geralmente ocorre nos lados e na área central inferior das costas. Geralmente aparece devido à presença de cálculos renais ou infecções no trato urinário.
  • Outras manifestações incluem mudanças evidentes na cor e odor da urina, febre moderada, e sensação de queimação ao urinar.

Você costuma sofrer de dor lombar? Se você adotar uma boa postura corporal e considera que há outra causa por trás desse sintoma, consulte o médico para realizar os exames pertinentes.

Embora nem sempre seja sério, é melhor determinar se a sua origem é uma doença que exige maior cuidado.