7 tipos de meditação e seus benefícios

11 de junho de 2017
Embora muitos desconheçam isso, existem diferentes tipos de meditação em função dos benefícios que queremos obter ou parte do nosso ser que desejamos curar

O estresse, a ansiedade, e a falta de conhecimento sobre como gerenciar nossas emoções levam muitos de nós a decidir praticar alguns dos tipos de meditação no mundo.

Embora, quando falamos sobre a meditação não saibamos identificar suas diferentes variantes, a verdade é que isso é importante para conhecer e saber quais as práticas que melhor se adaptam ao que queremos.

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É por isso que hoje vamos dar visibilidade a alguns dos tipos de meditação que há atualmente, os benefícios que proporcionam e a quem são indicados.

Tipos de Meditação

1. Sonora primordialMulher meditando na praia

Este tipo se baseia nos mantras. Mas o que é um mantra? Som, palavra ou frase repetida e que faz com que nossa mente vibre.

Um mantra é, por exemplo, o clássico “Ommmm, Ommmm”. Fazê-lo impede que pensamentos que nos levam a parar de nos concentrar no presente se tornem predominantes.

Embora possamos pensar que os mantras são sons ao acaso, o fato é que são sons sagrados, com um sentido de que são dados desde a antiguidade.

Ela alivia o ruído mental que nos distancia da calma.

2. VipassanaPessoa meditando debaixo da árvore

Também é conhecida como “insight meditation” (meditação de interiorização).

Esta prática é focada na respiração nasal e na identificação de pensamentos e emoções, observando-os, sem fazer qualquer julgamento.

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Nos ajuda a ver as coisas como elas são, e não como as queremos ver. Abre os nossos olhos e nos ajuda a entender o que acontece ao nosso redor.

3. Zazen

Também conhecida como Zen, concentra-se na respiração, mas com uma diferença essencial: não baseia a sua atenção no nariz, mas no movimento da barriga.

Neste tipo de postura de meditação deve ser reta, estritamente, queixo ligeiramente para dentro e com as mãos colocadas sobre a barriga.

Ensina a ver os pensamentos que passam por nossas mentes, um após o outro, observando-os para depois liberá-los.

4. MettaMãos meditando

A meditação Metta, também conhecida como Amor Benevolente, tem sua origem no Budismo Tibetano, uma forma de meditação bondosa e compassiva.

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Graças a esta meditação aprendemos a ter melhor empatia com os outros, enfrentamos a vida com mais positividade e aprendemos a aceitar a nós mesmos e aos outros.

Pessoas com baixa autoestima, perfeccionistas ou autocríticas podem se beneficiar muito com este tipo de meditação.

5. Kundalini

A meditação Kundalini tem como principal objetivo o despertar de nossas mentes. Através de mantras e cantos se tenta acessar à mente inconsciente.

Este tipo é muito focado na coluna vertebral. A energia de Kundalini se encontra na parte inferior da mesma.

Quando através de mantras e cantos liberamos essa energia que reside em nossa coluna, então conseguimos despertar e, se formos um pouco mais além, podemos alcançar a chamada iluminação.

6. Uso dos ChakrasMeditação dos chakras

De acordo com os hindus, temos 6 chakras que são nada mais do que centros de energia em todo o nosso corpo.

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Este tipo de meditação enfoca os sons, a disposição das mãos, a visualização e a concentração em cada chakra que nos levará a conectar o corpo físico com o emocional.

7. Método Tonglen

Esta meditação nos ajuda a nos conectar com o que nos faz sofrer, para aceitarmos a dor e livrar-nos dela.

Tendemos a fugir de tudo que consideramos negativo, que nos causa dor. No entanto, isso só piora a situação.

Portanto, este tipo de meditação permite lidar eficazmente com tais circunstâncias difíceis que estão presentes em nossas vidas.

A Meditação Tonglen nos ajuda a abandonar a negatividade, a ser compassivos e compreensivos. Para este fim, além da visualização, haverá uma atenção especial para a respiração.

Você já experimentou um desses tipos de meditação ou vários deles? Embora sejam todos positivos, alguns são mais focados em certos elementos do que outros.

Você escolhe aquele que desejar e que precisa para se curar.

 

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