Descubra os 10 ladrões de sua energia

· 20 de janeiro de 2015
As energias nos permitem trabalhar com motivação, pensar positivamente para enfrentar as situações do dia a dia e aproveitar ao máximo todas as oportunidades da vida.

Todos nós temos uma certa carga de energia que devemos aprender a usar corretamente e não desperdiçá-la.

Somente nós temos o poder de dominar nossas energias e ter acesso a elas para usá-las em nossos dias.

No entanto, existem alguns agentes externos e internos que podem chegar a interferir em nossos níveis de energia, provocando uma redução em nossa motivação, nosso humor e nossa produtividade.

As energias são a chave para superar todos os desafios. Todos podem renovar essas energias e aproveitá-las ao máximo para vir a tona nossas qualidades, nossos talentos e tudo o que nos permite nos destacar como pessoas.

O grande líder espiritual Dalai Lama definiu os “10 ladrões da energia” que todos devem conhecer para conseguir o domínio das energias e evitar que hajam interferências que nos impeçam de aproveitá-las.

Fique longe das pessoas tóxicas que consomen sua energia

Pessoas negativas são ladões de energia

  • “Deixe ir as pessoas que somente chegam para compartilhar queixas, problemas, histórias desastrosas, medo e julgamentos dos demais.

Se alguém buscar uma lixeira para deixar seu lixo, não deixe que seja a sua mente”.

Todos nós temos a capacidade de diferenciar quais são as pessoas que trazem coisas positivas para nossa vida e quais não.

Pague suas contas a tempo

Não há nada melhor para nossa tranquilidade do que saber que não devemos nada a ninguém e que ninguém nos deve.

  • “Pague suas contas a tempo. Ao mesmo tempo cobre a quem te deve ou escolha deixá-lo ir, se já for impossível cobrar”.

Ser responsável com as dívidas nos ajuda a ficar tranquilos ante as demais pessoas e com nós mesmos.

É melhor fazer tudo o que for possível para se libertar das dívidas e não ter que se esconder ou ficar com vergonha por não tê-las pagado.

Cumpra suas promessas

  • “Se não cumpriu suas promessas, pergunte-se por que tem resistência.

Sempre tem direito a mudar de opinião, a se desculpar, a compensar, a renegociar e a oferecer alternativa ante uma promessa não cumprida. Ainda não como de costume.

A forma mais fácil de evitar o não cumprir com algo que não quer fazer, é dizer NÃO desde o começo”.

As promessas, por menores que sejam podem ter um valor muito significativo para as pessoas.

Cumprir com as promessas nos faz pessoas melhores tanto a nível pessoal como a nível profissional.

Não deixe de ler: Promessas de mudança para recuperar a relação

Delegue aquilo que não quer fazer

Desentendimentos consomen sua energia

  • “Elimine onde é possível e delegue aquelas tarefas que não prefere fazer e dedique seu tempo a fazer as coisas que gosta”.

Não se trata de escapar de nossas responsabilidades.

Em certos casos o melhor é passar o trabalho para alguém que pode fazê-lo melhor ou que pode tomar seu lugar quando não se sente nas melhores condições de realiza-lo.

Isto nos lembra de que é importante realizar as coisas que são verdadeiramente significativas em nossas vidas.

Descansa e aja

  • “Dê-se permissão para descansar se estiver em um momento no qual necessita e se dê permissão para agir se estiver em um momento de oportunidade”.

Tanto a natureza como nossa vida possui diferentes ritmos no dia a dia e cada um de nós deve saber como agir ante isso.

Muitas vezes não parar quando necessitamos pode ser um grande erro. Também, não agir na hora certa pode gerar futuros arrependimentos.

Coloque, recolha e organize

  • “Tire, arrume e organize, nada te toma mais energia que um espaço desordenado e cheio de coisas do passado que já não precisa”.

Desde as coisas físicas até as espirituais, é muito importante deixar para trás tudo o que seja passado. Fique somente com aquelas coisas que te permitam se organizar para viver bem.

Descubra: Deveres: que limite devemos impor

Cuide de sua saúde

Cuidar da saúde e importante para manter uma boa energia

  • “Dê prioridade a sua saúde, sem a maquinaria de seu corpo trabalhando ao máximo, não pode fazer muito. Tire alguns momentos para descansar”.

Não vale de nada ter o melhor emprego, muito dinheiro e os bens mais valiosos, se não estivermos saudáveis.

Devemos dedicar um merecido tempo a nosso corpo para desintoxicá-lo, meditar, nos alimentar bem, fazer exercícios e fazer check-ups regulares.

Enfrente as situações difíceis

  • “Enfrente as situações tóxicas que está tolerando. Desde resgatar um amigo ou um familiar, até tolerar ações negativas de um companheiro ou um grupo. Tome a ação necessária”.

Enfrentar as situações é a maneira mais saudável de assumir as coisas e não deixar que piorem.

É importante analisar e decidir a tempo. Demorar as coisas ou ignorá-las pode gerar estresse, dificuldade para se focar e problemas mais difíceis de solucionar.

Aceite

  • “Aceite! Nada te faz perder mais energia que resistir e lutar contra uma situação que não pode mudar”. Devemos aceitar que não podemos mudar as coisas e que a única forma será aceitar.

Aceitar não quer dizer que devamos parar de lutar. Quando aceitamos que não podemos mudar algo, também temos a possibilidade de buscar novas oportunidades.

Perdoe

  • “Perdoe, deixe ir uma situação que esteja causando dor, sempre pode escolher deixar a dor ir embora”.

Uma das maiores fontes de energia é o amor e estar conectado a Deus para aprender a perdoar.

É verdade que muitas vezes a vida nos põe ante situações que nos enchem de ira, dor, rancor e medos, que dificilmente podemos superar.

No entanto, quando decidimos não alimentar estes sentimentos e começar a perdoar, tudo em nossa vida melhora. Com o tempo nos damos conta que tomamos uma boa decisão.

O ódio, o rancor e a ira são sentimentos que podem nos levar a tomar más decisões.

Mota, D. D. C. de F., Cruz, D. de A. L. M. da, & Pimenta, C. A. de M. (2005). Fadiga: uma análise do conceito. Acta Paulista de Enfermagem. http://doi.org/10.1590/S0103-21002005000300009