Deveres: que limite devemos impor

· 25 de outubro de 2018
As crianças devem aprender a fazer os deveres de casa sem que os pais façam isso por elas. Ajudá-las é importante, mas assumir a responsabilidade é um erro grave do qual podem se arrepender mais tarde.

O dever de casa é uma questão importante para a sociedade em geral. Recentemente, debates foram promovidos a nível internacional sobre a racionalização do ônus gerado pelo excesso de deveres nas etapas escolares.

Contudo, também tem sido debatido que o dever de casa pode implicar em grandes deficiências no sistema educacional. Também significa que nossos filhos precisam praticar o novo conhecimento que estão adquirindo. Por exemplo, a leitura e a escrita.

O ideal é encontrar o equilíbrio para a realização do dever de casa, sem sobrecarregar a criança com técnicas repetitivas de aprendizagem, que não conseguem reforçar o conhecimento.

No entanto, ao pensar na melhor maneira de complementar a aprendizagem, deve-se refletir sobre o apoio fornecido pelos pais. É vital estabelecer parâmetros que permitam que seus filhos assumam a responsabilidade. Da mesma forma, você deve limitar a ajuda que dá ao fazer o dever de casa.

Como posso promover em meu filho o hábito da responsabilidade escolar, como os deveres?

As obrigações escolares são de responsabilidade da criança, não dos pais. O trabalho destes deve ser para ensiná-la a organizar e resolver quaisquer dúvidas que possam surgir. Se você quiser que seu filho aprenda a ser responsável com o dever de casa, é prudente começar essa prática desde pequeno.

Menina com o hábito de fazer os deveres

Dar tarefas e pequenas obrigações, de acordo com a idade, treinam sua capacidade de agir com comprometimento diante de situações simples, e desta maneira você pode obter grandes benefícios em seu desempenho escolar.

É conveniente estabelecer um prazo para a execução das tarefas. A maioria das crianças se distrai e pode passar várias horas em questões que poderiam ser resolvidas em menos tempo. Nestes casos, é ideal lembrá-las que ao final de seu dever de casa poderão desfrutar de alguma atividade que seja mais prazerosa.

A criança deve aprender a valorizar o esforço do trabalho diário, e depois desfrutar da satisfação de ter cumprido o seu dever. Por outro lado, os pais devem ser impedidos de realizar todas as tarefas junto com a criança, já que ela deve aprender a trabalhar de forma autônoma. Estes podem permanecer por perto para supervisionar e apoiar, mas não para fazer o trabalho para ela.

Leia também: Atenção: essas características indicam que seu filho tem problemas de aprendizagem

Diretrizes para promover a responsabilidade escolar em crianças pequenas

Se desde muito cedo estivermos incutindo valores neles, logo terão bons hábitos que servirão para o seu desenvolvimento futuro. Mesmo quando a criança é jovem demais para ir à escola, você pode promover a responsabilidade da seguinte maneira:

Deveres: criança estudando

  • Diga à criança para pegar seus brinquedos quando terminar de brincar. No começo você pode ajudá-la, mas pouco a pouco deve deixá-la fazer isso sozinha, e supervisionar para que o faça direito.
  • Estabeleça lugares específicos para guardar cada coisa. Assim, quando você indicar que é hora de recolher seus brinquedos, saberá onde os colocar, e onde os procurar na próxima vez que quiser usá-los.
  • É importante expressar nossa opinião sincera sobre o seu desenvolvimento. Isso ajuda a reforçar a motivação, e corrigir o que for necessário.
  • As rotinas curtas são ideais para crianças pequenas. Tente sentar com seu filho todos os dias por pelo menos 20 minutos, sempre trabalhando no mesmo lugar, que pode ser colorindo ou fazendo figuras com massa de modelar.

Você estaria interessado em ler: O que fazer com uma criança preguiçosa? Descubra os melhores conselhos

Que limites devem ser colocados nos deveres de casa?

Quando ficarem maiores, é importante não negligenciar os bons hábitos. Também estabeleça de forma clara e explícita os limites que terão no momento de fazer o deveres escolares. Para isso é fundamental que você se expresse de forma eficaz e concreta, evitando instruções genéricas ou ambíguas, que geram confusão em seu filho.

Pais ajudando a sua filha a fazer os deveres

Se você já estabeleceu um tempo fixo para fazer os deveres é importante que seja cumprido. Se ocorrer uma exceção, deve ficar claro que esta é uma ocasião especial, e deve-se retomar à rotina.

Evite que seu filho seja exposto a objetos que o distraiam, como dispositivos eletrônicos ou brinquedos. Neste aspecto, é eficaz ter um espaço específico para estudar e fazer o dever de casa, onde ele possa se concentrar facilmente.

À medida que seu filho passa por cada ano letivo, desenvolverá a maturidade de que precisa para enfrentar novos desafios. Quando a criança sabe do que é capaz, não será necessário dizer-lhe sempre o que deve fazer. Embora você tenha que ter em mente que cada criança é diferente.

No começo você deve ter muita paciência e dedicação. Mas com o tempo, a criança será capaz de avaliar as situações e agir com responsabilidade, graças a tudo o que você já lhe ensinou.

Lembre-se de que, às vezes, o excesso de trabalho pode ser contraproducente, pois pode promover a rejeição à escola e à aprendizagem. Por isso é essencial dispor de um tempo livre, necessário para se divertir e compartilhar com a família.