Cinco alimentos que reduzem o estresse

· 19 de janeiro de 2019
Você sabia que os mirtilos podem nos ajudar a reduzir o estresse? Graças ao seu teor de antioxidantes e vitamina C, além de retardar o envelhecimento, conseguimos nos sentir melhor.

O estresse é uma das doenças mais agressivas e prejudiciais que existem na vida moderna. Além disso, pode causar sérios problemas, muitos dos quais não associamos diretamente a ele.

Portanto, estar ciente e informado sobre esses efeitos é muito importante para cuidar da nossa saúde e para nos sentirmos bem. Então, se anime e conheça os cinco alimentos que diminuem o estresse.

Alimentos que reduzem o estresse

1. Sushi

O sushi é um alimento que, por incrível que pareça, atua de forma benéfica no nosso organismo, já que ajuda a diminuir nossos níveis de estresse.

Como já é de conhecimento de algumas pessoas, esse alimento é elaborado com diversos ingredientes e se diferencia por ser muito nutritivo.

O que faz com que esse alimento diminua o nosso estado de estresse é porque contém alto nível de magnésio. Além disso, como muitos especialistas no assunto afirmam, o peixe traz múltiplos benefícios para o nosso organismo.

Por exemplo, o sushi que contém salmão é muito recomendado, pois esse peixe é rico em ômega 3. Dessa forma, é uma opção de refeição saudável e importante para o nosso organismo.

Ainda que sempre em pequenas porções, já que seus acompanhamentos podem sem calóricos.

2. Melão

o estresse

O melão é uma fruta que contribui muito para a redução do estresse porque contém  alto teor de vitamina C, o que nos leva a ter múltiplos benefícios.

Por exemplo, a vitamina C nos ajuda a combater doenças, sobretudo as respiratórias, como a gripe ou o resfriado.

Entretanto, o melão não é o único alimento que contém altos níveis de vitamina C. Também podemos mencionar outras frutas como o limão, a laranja e a toranja.

3. Mirtilos

Os mirtilos, também conhecidos como arandos, são uma das novas joias mais recomendáveis para se consumir. Nos últimos anos, essa fruta se tornou muito popular graças às suas propriedades, que são extraordinárias.

O mirtilo contém antioxidantes e vitamina C (responsável por retardar o processo de envelhecimento). Esses elementos nos ajudam a diminuir os níveis de estresse e, consequentemente, nos sentimos melhor.

Recomenda-se comer o arando fresco ou desidratado. Também é muito comum encontrá-los em forma de sucos ou outros tipos de bebidas industrializadas.

Entretanto, aconselhamos evitar o consumo dos sucos industrializados porque normalmente contêm açúcar.

4. Amêndoas

o estresse

As amêndoas contêm diversos elementos importantes para o nosso organismo, tais como a vitamina B2 e a vitamina E, magnésio e zinco.

Leia também: 6 alimentos para aumentar o magnésio na dieta

Todos eles, assim como os demais alimentos que mencionamos anteriormente, contêm uma incidência direta na redução do nível de estresse.

Mas tenha cuidado! É muito importante não abusar das amêndoas, uma vez que elas podem provocar o aumento de peso. Por esse motivo, saiba dosar a medida necessária e não consuma com exagero.

5. Chocolate

Nos últimos anos, vários estudos confirmaram que o chocolate é uma das guloseimas mais benéficas para o nosso organismo.

Leia também: 9 motivos pelos quais o chocolate amargo é um aliado

Claro que, assim como as amêndoas, também é necessário ter muito cuidado com o seu consumo, devido ao seu alto nível de gordura e de açúcar, elementos que são maléficos para o nosso organismo.

Mas, além desse fator, o chocolate aumenta a nossa sensação de bem-estar e felicidade, o que nos faz sentir melhor. Também é muito favorável quando estudamos porque nos ajuda a ter mais concentração.

  • Maniam, J., & Morris, M. J. (2012). The link between stress and feeding behaviour. Neuropharmacology. https://doi.org/10.1016/j.neuropharm.2012.04.017