O que acontece com o corpo ao começar a praticar ioga?

18 de julho de 2018
A ioga, como toda atividade física, contribui para o bem-estar do seu corpo. Sua prática constante irá ajudá-lo a alcançar um maior controle mental e se concentrar no momento presente.

A ioga é uma disciplina que traz diversos benefícios. É uma conexão entre o corpo e a alma, então é normal que, ao começar a praticar ioga, você se pergunte o que acontece com o seu corpo.

A mudança espiritual gerada pela prática da ioga será vista por meio da prática constante. O estresse e a ansiedade diminuirão porque você terá controle sobre a mente ao estar conectado com o presente.

A ioga como terapia medicinal tem sido usada para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com essa disciplina, você pode resolver problemas de saúde, como doenças cardíacas, circulação sanguínea, artrite, dores nas costas, entre outras patologias.

A ioga significa vitalidade, porque o corpo vai mudar e você se sentirá mais forte. Ela complementará os tratamentos médicos e ajudará a manter o equilíbrio, porque as preocupações geradas pela doença serão reduzidas com a prática.

Os benefícios da ioga são milenares. No início do hinduísmo, o homem procurou a conexão com os deuses para fins espirituais e terapêuticos. As doenças foram curadas com a prática da ioga, porque o poder da mente ajuda a controlar o corpo.

Consequências positivas de começar a praticar ioga

Quando você começa a praticar ioga, seu corpo muda e você se sentirá mais saudável. Aqui vamos explicar o que acontece com o seu corpo quando você inicia essa prática.

Aumenta a capacidade dos pulmões

A respiração é um elemento chave na prática da ioga porque vai permitir oxigenar o cérebro e executar as posturas corretamente. Na ioga, a respiração abdominal ajudará a manter o equilíbrio e fortalecer as posturas.

Ao respirar profundamente, inspirando e expirando pelo nariz, você expande os pulmões. As doenças respiratórias são reduzidas e o cérebro pensa mais rápido graças ao oxigênio que entra em seu corpo. O oxigênio é o combustível do corpo, então a ioga alimentará os pulmões com o ar e você sentirá as mudanças na sua respiração. Você vai limpar seus órgãos e limpar sua mente. Respire e desfrute da ioga!

Leia também: 7 benefícios incríveis da respiração profunda segundo a ciência

Respiração de fogo

Os músculos e as articulações se fortalecem

Ao começar a praticar ioga, os músculos irão se fortalecer e você vai tonificar suas pernas, glúteos, costas e braços. A força aplicada nas posturas permite que os músculos trabalhem e a massa muscular mude. Seu corpo vai mudar e se tonificar. Aproveite a prática da ioga para fazer uma atividade física!

Os problemas com as articulações diminuirão, porque a ioga as manterá fortes e saudáveis. O alongamento e a torção das posturas aumentam sua flexibilidade, melhorando a técnica durante a prática da ioga.

Fortalecimento do coração e da circulação

As posturas da ioga permitem um fluxo sanguíneo ideal, e o coração recebe sangue suficiente para sustentar o corpo. O motor do corpo, que é o coração, trabalha a todo vapor com a prática da ioga.

Os exercícios de respiração da ioga ajudarão a manter sua pressão arterial em níveis normais. Portanto, se você sofrer de hipertensão, esta atividade será uma excelente terapia para melhorar sua saúde.

As técnicas da ioga têm sido objeto de múltiplos experimentos visando corroborar sua incidência no sistema nervoso, frequência cardíaca e sua capacidade de gerar benefícios na cura de várias doenças. O risco de doença cardíaca será reduzido, pois você terá um coração mais forte.

Desenvolvimento da resistência física

A prática das posturas da ioga irá ajudá-lo a desenvolver a resistência física. A fadiga e a exaustão diminuirão porque seu corpo se sentirá vitalizado para realizar os exercícios.

Você pode caminhar e fazer outras atividades físicas sem qualquer inconveniente. A respiração da ioga irá ajudá-lo a ter uma maior resistência ao fazer exercícios cardiovasculares. Você não sentirá fadiga física porque seu corpo estará cheio de energia.

Perda de peso

A ioga ajuda a diminuir o peso corporal, porque o corpo é mantido em uma atividade física constante que contribui para a queima de calorias. As mudanças em seu corpo serão notadas e você reduzirá suas medidas, e graças à ioga você desfrutará de uma grande vitalidade.

Embora a ioga contribua para a perda de peso, lembre-se de acompanhar a atividade física com uma dieta equilibrada. Na ioga, o corpo é um templo que deve ser mantido em equilíbrio com a mente, e você deve cuidar dele diariamente.

Perder medidas no abdômen

Os benefícios de começar a praticar ioga serão sentidos no corpo em diversos níveis. Concentre suas energias na prática e você perceberá o progresso a cada aula. Fortaleça seu corpo e espírito com a ioga!

Recomendados para você