O que acontece com o corpo ao começar a praticar ioga?

A ioga, como toda atividade física, contribui para o bem-estar do seu corpo. Sua prática constante irá ajudá-lo a alcançar um maior controle mental e se concentrar no momento presente, entre outros benefícios.
O que acontece com o corpo ao começar a praticar ioga?

Última atualização: 15 Maio, 2021

A ioga é uma disciplina que traz diversos benefícios, como possibilitar a conexão entre o corpo e a alma. No entanto, se você for iniciante, é normal a princípio se perguntar o que acontece com seu corpo quando você começa a praticar ioga.

A mudança espiritual gerada pela prática da ioga será vista por meio da prática constante. Mas, no curto prazo, uma das suas principais vantagens é que o estresse e a ansiedade diminuirão, você terá mais facilidade para aquietar a mente e ficará mais conectado com o presente.

Consequências positivas de começar a praticar ioga

Como indica o livro Yoga as Medicine, essa disciplina há muito tempo é usada para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Através da ioga, você pode complementar o tratamento de problemas de saúde como doenças cardíacas, má circulação sanguínea, artrite, dores nas costas, entre outros.

Ioga significa ‘vitalidade’, porque ao praticá-la, o corpo mudará e você se sentirá forte. Também complementará determinados tratamentos médicos e ajudará a manter o equilíbrio, pois as preocupações geradas pela doença serão reduzidas ao praticá-la.

Os benefícios da ioga são antigos. No início do hinduísmo, o ser humano buscava a conexão com os deuses para fins espirituais e terapêuticos. Doenças e enfermidades eram curadas com práticas de ioga, porque o poder da mente ajudava as pessoas a controlar o corpo.

Ao iniciar as sessões desta atividade, o corpo vai mudar e você vai se sentir mais saudável. A seguir, explicaremos o que acontece com seu corpo quando você começar a praticar ioga.

Aumenta a capacidade dos pulmões

respiração é um elemento chave na prática da ioga porque vai permitir oxigenar o cérebro e executar as posturas  ou asanas corretamente. Especificamente, é a respiração abdominal que contribui para manter o equilíbrio e dá força para realizar e manter as posturas.

Respirar profundamente, inspirar e expirar pelo nariz, fortalece a resistência dos músculos respiratórios, de acordo com um estudo publicado no Indian Journal of Physiology and Pharmacology.

Com isso, a incidência de doenças respiratórias poderia ser reduzida e até o cérebro seria capaz de pensar mais rápido, graças ao oxigênio que entra no corpo. O oxigênio é o combustível do corpo, então a ioga alimentará os pulmões com ar e você sentirá as mudanças na sua respiração. Respire e aproveite a atividade!

Respiração de fogo

Os músculos e as articulações se fortalecem

O livro Ioga como Medicina destaca que, com a prática regular, os músculos serão fortalecidos e você poderá tonificar regiões como pernas, nádegas, costas e braços. A força aplicada nas posturas permite que os músculos trabalhem e a massa muscular aumente. Desta forma, o corpo ficará mais tonificado.

Por outro lado, a mesma fonte indica que os problemas com as articulações diminuirão, porque o ioga os manterá fortes e saudáveis. Posturas de alongamento e torção aumentam a flexibilidade, e assim você poderá aprimorar a técnica tanto na sua prática quanto em outras, como o Pilates, por exemplo.

Fortalecimento do coração e da circulação

As posturas ou asanas, além de tonificar, proporcionam maior flexibilidade e ajudam a liberar a tensão acumulada, permitem que o fluxo sanguíneo seja mais eficiente e o coração receba sangue suficiente para manter o corpo funcionando adequadamente. Portanto, pode-se dizer que o motor do corpo, que é o coração, funcionará a todo vapor com a prática dessa antiga disciplina.

Como a prática não visa apenas a execução de uma postura, mas também a manutenção de uma respiração adequada, também traz suas respectivas contribuições.

Os exercícios respiratórios desta disciplina o ajudarão a manter sua pressão arterial em níveis normais. Nesse sentido, segundo estudo publicado pela revista Alternative Therapiesse você sofre de hipertensão, essa atividade será uma possível terapia para gozar de boa saúde.

Desenvolvimento da resistência física

A prática das posturas da ioga irá ajudá-lo a desenvolver a resistência física. A fadiga e a exaustão diminuirão porque seu corpo se sentirá vitalizado para realizar os exercícios.

Graças a isso, você poderá caminhar e realizar outras atividades diárias sem nenhum incômodo. Além disso, a respiração na ioga o ajudará a ter maior resistência ao realizar exercícios cardiovasculares. Você sentirá menos fadiga física porque seu corpo estará cheio de energia.

Perda de peso

Perder medidas no abdômen

De acordo com um estudo publicado pela revista Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, a ioga ajuda a diminuir o peso corporal porque o corpo é mantido em constante atividade física, o que contribui para a perda de calorias.

Da mesma forma, a pesquisa destaca que é uma atividade que promove outros hábitos de vida saudáveis, como relaxamento e boa alimentação. Com tudo isso, as mudanças em seu corpo serão notadas e você terá mais vitalidade. Lembre-se, porém, de acompanhar a atividade física com uma alimentação balanceada.

Se você começar a praticar ioga, terá uma melhor saúde

Na ioga, o corpo é um templo que deve ser equilibrado com a mente. Por isso, os fundamentos desta disciplina indicam que você deve cuidar dela diariamente.

Os benefícios da prática de ioga serão sentidos no corpo em vários níveis. Concentre suas energias na prática e você notará o progresso em cada aula. Fortaleça seu corpo e espírito com a ioga!

Pode interessar a você...
6 conselhos para prevenir o envelhecimento precoce
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
6 conselhos para prevenir o envelhecimento precoce

Conheça alguns hábitos que podem desencadear o problema e altere suas atitudes para prevenir o envelhecimento precoce e obter muito mais saúde.