Gelatina, a melhor aliada para as suas articulações

13 Setembro, 2020
O consumo regular de gelatina nos ajuda a fortalecer os ossos, tendões, cartilagens e ligamentos graças ao seu teor de colágeno.

A gelatina se tornou uma grande aliada da saúde e da beleza. Cuida dos nossos dentes e ossos, não tem colesterol, não contém gordura e combina com uma grande quantidade de pratos. É saborosa e apreciada por jovens e idosos. No entanto, você sabia que a gelatina também é uma ótima aliada para cuidar das articulações?

Benefícios da gelatina para as nossas articulações

Gelatina caseira

  • A gelatina é, basicamente, uma proteína pura obtida através da extração e processamento do colágeno da pele animal e do tecido ósseo. Ela contém 90% de proteínas, 2% de sais minerais e 8% de água.
  • A gelatina pode ser usada como um suplemento terapêutico de muito sucesso. Ajuda no cuidado e na restauração das articulações graças à sua capacidade de sintetizar o colágeno no corpo. Portanto, também permite fortalecer as unhas e os cabelos.
  • Graças ao seu adequado teor de flúor, permite, por outro lado, cuidar do esmalte dos dentes, evitando o aparecimento de cáries.
  • Se for consumida regularmente, fornecerá uma contribuição significativa de aminoácidos, que ajudam a regenerar o tecido muscular.
  • A gelatina é uma fonte de cálcio, magnésio, fósforo e silício. Esses minerais auxiliam na restauração do sistema ósseo e na renovação da cartilagem, razão pela qual são grandes aliados das articulações.
  • Graças ao seu principal elemento, a grenetina, rica em colágeno, auxilia na saúde dos ossos e da pele. Após os 25 anos, a produção dessa substância é interrompida e seu consumo se torna necessário.

Lembre-se de que os resultados são obtidos com o consumo regular. Se você sentir dores muito fortes nas articulações, é necessário consultar um especialista e receber um diagnóstico mais preciso. A gelatina pode ser usada como suplemento, não como solução para esses tipos de doenças.

Dor nas articulações

Leia também: Dicas para cuidar da saúde das articulações

Quanta gelatina temos que consumir para cuidar das nossas articulações?

Para ajudar a reconstruir a cartilagem e os ossos e aumentar a velocidade de regeneração das articulações, precisamos de apenas 10 gramas de gelatina por dia. Esta pode ser uma sobremesa ideal. Você não precisa se preocupar com o colesterol, como fazemos com outros alimentos de origem animal. A gelatina é uma fonte rica em proteínas.

Graças à incrível contribuição de colágeno presente na gelatina, nossos ossos, tendões, cartilagens e ligamentos serão fortalecidos. No entanto, lembre-se de consumir a gelatina regularmente; não custa nada utilizá-la diariamente nas suas sobremesas, tanto para você quanto para a sua família.

Você também pode se interessar: 4 receitas com gelatina

Como posso consumi-la?

Mousse de morango

É suficiente consumi-la como sobremesa após o almoço, diariamente. Uma vez por dia já é o bastante.

Os nutricionistas também dizem que é aconselhável consumi-la com frutas. Portanto, não custa nada fazer uma mousse, por exemplo, ou algo leve sem muitos açúcares incluídos.

Além disso, um fato que devemos lembrar é que, no caso de preparar uma gelatina com frutas, é preciso evitar o abacaxi, o mamão, o kiwi e o figoEles contêm enzimas que impedem a solidificação da grenetina em nosso organismo. Portanto, não é interessante misturá-la com essas frutas. Isso bloquearia suas propriedades e não contribuiria para o cuidado e recuperação das articulações.