8 benefícios do kiwi que vale a pena conhecer

· 29 de dezembro de 2017
Embora seja conhecido por seu teor de vitamina C, o kiwi é uma fruta que também proporciona grandes quantidades de potássio, ideal para evitar câimbras musculares.

Neste artigo contaremos quais são os vários benefícios do kiwi para que você os aproveite ao máximo.

Esta fruta costuma estar relacionada com a Nova Zelândia e um pássaro do mesmo nome. É muito gostosa e não pode faltar em um piquenique durante o verão ou uma salada de frutas.

Características do kiwi

A planta dos kiwis se chama Actinidia deliciosa e foi introduzida na Oceania no início do século passado. Desde então é cultivada em várias regiões temperadas devido ao fato de seu fruto ser comestível e delicioso.

Inclusive, o nome “kiwi” é usado para denominar os nativos da Nova Zelândia pela similaridade entre a fruta coberta de penugem e a pequena ave de bico largo e sem asas que habita a ilha.

Com relação às características desta fruta oval de uns 6 cm de largura, podemos indicar que sua polpa é de cor verde brilhante com sementes pretas muito pequenas e dispostas ao redor de um “coração” branco.

O sabor é um pouco ácido, como os morangos ou as groselhas.

Quais são os benefícios do kiwi?

Esta fruta de pequeno tamanho tem muitas propriedades para que passe despercebida. Se você ainda não sabe quais são os benefícios do kiwi, preste atenção a seguir:

1. Oferece muita vitamina C

Kiwi picado

Mesmo que você não acredite, o kiwi tem mais vitamina C que uma laranja ou limão.

A vitamina C serve para reforçar o sistema imunológico e evitar que fiquemos doentes, principalmente no inverno, quando são frequentes os resfriados e gripes.

  • Combate os vírus e as bactérias e evita que entrem no organismo.
  • Além disso, mantém dentes, ossos, tecidos e vasos sanguíneos saudáveis.

Um só kiwi traz cerca de 240% da ingestão diária recomendada de vitamina C.

2. É um potente antioxidante

Outro dos benefícios desta fruta e sua riqueza de vitamina C é que exerce um grande poder antioxidante, o que significa que combate os radicais livres e retarda o envelhecimento prematuro.

Nossa pele é afetada diariamente pela exposição solar, o clima e a poluição. Os kiwis podem regenerar as células e nos fazer parecer mais jovens por mais tempo.

Diga adeus às rugas e às linhas de expressão!

  • Além disso, tem a capacidade de agir como filtro solar para os olhos, evitando os danos que os raios ultravioleta possam causar.
  • A ingestão de kiwi reduz o risco de degeneração macular, catarata ou pressão arterial alta.

3. Regula o trânsito intestinal

Benefícios do kiwi

Isso se deve ao fato do kiwi conter uma boa dose de fibras. Por isso, é recomendado para pessoas com problemas de prisão de ventre ou gases.

  • Podemos, por exemplo, consumi-lo em jejum (sozinho ou junto com outras frutas) para poder ir ao banheiro sem problemas.
  • Além disso, facilita a digestão graças às suas enzimas eficazes. É ideal para quem sofre de estômago pesado ou indigestão.
  • Escolha o kiwi como sobremesa se você sofre com a síndrome do intestino irritável.

4. Modela o corpo

As pessoas que estão fazendo dieta para perder peso podem aproveitar os benefícios do kiwi, já que ele quase não tem valor calórico.

Para cada 100 gramas da fruta o corpo recebe 69 calorias.

Por outro lado, seu sabor característico tem a capacidade de reduzir a vontade de comer coisas doces e, como sacia o apetite, evita comer em excesso em decorrência da ansiedade.

5. É bom para as grávidas

O kiwi é benéfico na gravidez

Durante a gestação as mulheres devem aumentar o consumo de ácido fólico. Esta vitamina imprescindível permite o desenvolvimento das células do embrião.

Se não se encontra em quantidades necessárias, pode levar a má-formações no feto e principalmente a uma condição chamada espinha bífida.

A ingestão de kiwi durante a gravidez pode completar a dose deste nutriente.

6. Melhora o rendimento esportivo

Quando pensamos na fruta mais adequada para os atletas, automaticamente imaginamos uma banana.

No entanto, os benefícios do kiwi o colocam acima da rica fruta amarela. Isso se deve ao fato de trazer mais potássio e menos sódio, assim como vitamina E, luteína e fibras dietéticas.

O resultado é um rendimento mais elevado e uma maior resistência. Além disso, reduz o risco de ter câimbras e permite uma recuperação muscular mais veloz.

No entanto, não precisamos ser atletas para aproveitas estas vantagens, logicamente. Se você costuma sentir câimbras nas pernas durante as noites, recomendamos adicionar kiwi à sua alimentação diária.

7. Reduz doenças cardíacas

O kiwi é bom para a saúde do coração

O kiwi tem um baixo índice glicêmico, o que permite queimar mais rápido as gorduras do corpo.

Isso nos ajuda a ter veias e artérias mais saudáveis e, como consequência, reduz as chances de sofrer de doenças do coração.

Por outro lado, regula os níveis de colesterol no sangue e minimiza os riscos de sofrer diabetes ou formação de coágulos. Devemos agradecer todas estas vantagens ao ácido proteolítico.

Se você tem hipertensão, dois ou três kiwis por semana podem equilibrar a pressão e reduzir os possíveis problemas em órgãos vitais como os rins, os olhos e o cérebro.

8. Melhora o humor

Quando consumimos frutas, nossas emoções mudam, disso não existe dúvidas. Nos sentimos mais saudáveis, mais enérgicos e de bom humor.

O kiwi não é exceção. Isso se deve ao fato dele ativar certas enzimas que enviam seus sinais ao cérebro e se convertem em um impulsionador de humor interessante.

Por isso, se estiver deprimido, triste ou estressado, coma esta deliciosa fruta verde.