10 alimentos para eliminar as rugas
O tempo não é o único responsável por causar as temidas rugas. Há outros fatores que podem danificar muitos aspectos da pele e provocar o surgimento de manchas, irritações e linhas de expressão.
Na indústria cosmética existe um grande número de métodos, tratamentos e até intervenções cirúrgicas para esconder ou apagar por completo estas marcas da idade.
No entanto, no momento de escolher um, é preciso levar em conta o orçamento disponível; contudo, estes tipos de tratamentos não são as únicas opções.
A alimentação desempenha um papel fundamental em todos os aspectos de nossa saúde, e hoje explicaremos quais são os melhores alimentos para eliminar as rugas.
Confira e não deixe de incluí-los em sua dieta regular.
1. Peixes para combater as rugas
O primeiro dos alimentos para eliminar as rugas inclui peixes de água fria, como o salmão, a sardinha, o arenque e a truta.
Todos são uma ótima fonte de proteínas, e estas são de grande importância para a manutenção e reparação da pele.
O recomendável é incluir, pelo menos, uma porção de peixe rico em ômega 3 uma vez por semana.
Ver também: Os benefícios do óleo de peixe para a saúde
2. Azeite de oliva
É preciso incluir um bom número de gorduras saudáveis em nossa alimentação.
Além disso, oferecem ácidos graxos como o ômega 3, além de outras vitaminas e nutrientes.
O azeite de oliva extravirgem contém ácido oleico, por isso consumi-lo será muito benéfico para hidratar a pele e eliminar as rugas.
3. Agrião
O agrião contém um alto nível de potássio. Por isso, é útil para o tratamento contra a acidez e ajuda a purificar o sangue.
Além disso, pode ser nosso grande aliado na hora de combater problemas na pele como, por exemplo:
- Erupções
- Eczemas
- Acne
- Infecções
- Rugas precoces
4. Cúrcuma
A cúrcuma é outro dos alimentos para eliminar as rugas e um excelente anti-inflamatório com propriedades antioxidantes.
Somado ao anterior, ajuda a aumentar os níveis sanguíneos da enzima glutationa s-transferase. Esta é uma proteína vital ideal para desintoxicar o corpo e manter a pele clara, firme, tonificada e saudável.
5. Mirtilos
O fato de que os mirtilos são ricos em antioxidantes é amplamente conhecido. A saber, também são uma forma deliciosa de:
- Eliminar as rugas.
- Proteger a pele do envelhecimento precoce.
- Cuidar das células.
- Combater a flacidez da pele.
6. Chocolate amargo
O cacau protege a pele dos efeitos prejudiciais decorrentes da exposição ao sol e previne que a mesma sofra devido ao envelhecimento.
Entre as propriedades do chocolate amargo estão seu alto teor de antioxidantes que, inegavelmente, são estritamente necessários para o bem-estar da pele.
O chocolate amargo não apenas é um dos alimentos que ajudam a eliminar as rugas, mas também irá cuidar do seu sistema cardiovascular.
Isso significa que também ajuda a reduzir o risco de sofrer de arteriosclerose.
7. Melão
O melão é uma fruta deliciosa cujas incríveis propriedades ajudam a manter a pele lisa e a eliminar as rugas que começaram a aparecer.
Por ser rico em vitaminas A, C e betacaroteno, o melão previne o dano solar e mantém a saúde da sua pele.
Além disso, é rico em água, por isso proporcionará parte da hidratação de que tanto precisamos para evitar o ressecamento e o surgimento de rachaduras na pele.
8. Coco
Anteriormente, falamos dos benefícios do óleo de coco. No entanto, fala-se pouco sobre a fruta em si, apesar de ser uma grande aliada da saúde.
No que se refere à pele, ao consumir coco pode-se fortalecer os tecidos conectivos. Isso se traduzirá em uma derme mais suave, firme e flexível.
Portanto, se as rugas já são um grande problema na sua vida, é possível pegar um pouco de óleo de coco e aplicá-lo diariamente.
Além disso, procure fazer uma massagem circular para obter melhores resultados.
Recomendamos ler: 10 benefícios de consumir água de coco
9. Abacate
O abacate tem propriedades antioxidantes e regenerativas por seu alto teor de ácido oleico. Além disso, é uma fruta deliciosa que deveria ser consumida sempre que quiser eliminar as rugas.
Ainda mais, pode ser usado em forma de máscara, diretamente sobre a pele. Uma boa opção é a seguinte:
Ingredientes
- ½ abacate maduro
- 1 colher de sopa de óleo de coco (15 g)
Procedimento
- Primeiramente, amasse a polpa do abacate.
- Quando ficar com uma consistência de purê, acrescente o óleo de coco e misture muito bem.
- Em seguida, aplique a máscara sobre a pele limpa e deixe agir por 20 minutos.
- Por fim, retire com água morna.
10. Iogurte natural
Os probióticos presentes no iogurte natural ajudam a:
- Normalizar a resposta imunológica.
- Acalmar a inflamação.
- Diminuir as condições inflamatórias como a acne.
- Eliminar as rugas.
Além disso, ao consumir laticínios, recomendamos os mais saudáveis, como o iogurte natural ou o kéfir.
No entanto, também não se exceda, já que podem aumentar a insulina e favorecer o surgimento de espinhas.
O recomendável é consumir uma xícara de iogurte por dia. Por isso, experimente e comece a notar as diferenças.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Mekić, S., Jacobs, L. C., Hamer, M. A., Ikram, M. A., Schoufour, J. D., Gunn, D. A., … Nijsten, T. (2019). A healthy diet in women is associated with less facial wrinkles in a large Dutch population-based cohort. Journal of the American Academy of Dermatology. https://doi.org/10.1016/j.jaad.2018.03.033
- Schagen SK, Zampeli VA, Makrantonaki E, Zouboulis CC. Discovering the link between nutrition and skin aging. Dermatoendocrinol. 2012;4(3):298–307. doi:10.4161/derm.22876
- Cho S. The Role of Functional Foods in Cutaneous Anti-aging. J Lifestyle Med. 2014;4(1):8–16. doi:10.15280/jlm.2014.4.1.8
- Lee, D. E., Huh, C. S., Ra, J., Choi, I. D., Jeong, J. W., Kim, S. H., … Ahn, Y. T. (2015). Clinical evidence of effects of Lactobacillus plantarum HY7714 on skin aging: A randomized, double blind, placebo-controlled study. Journal of Microbiology and Biotechnology. https://doi.org/10.4014/jmb.1509.09021