Sucos antioxidantes: poderosos aliados

· 18 de outubro de 2013
Conheça a seguir maravilhosos sucos antioxidantes.

Você sabia que a combinação de alguns alimentos como, por exemplo, damasco com mamão, trazem muitos benefícios à sua saúde? Os sucos antioxidantes são ótimos para nossa saúde e muito indicados na recuperação de atletas.

Antioxidantes são nada mais do que moléculas responsáveis por neutralizar os radicais livres, combatendo a oxidação das estruturas celulares.

Quando isso ocorre, é possível prevenir doenças como câncer, problemas no coração, doenças de pele; como também ajudar no bom funcionamento das funções cerebrais e prevenir o envelhecimento precoce.

Há alimentos que são fontes de antioxidantes, por exemplo: cenoura e frutas vermelhas. Por isso, nada melhor do que combiná-los de maneiras deliciosas e divertidas, a fim de consumi-los com mais frequência.

Confira agora algumas dicas de sucos antioxidantes que podem desempenhar este papel com louvor.

Indicações dos sucos antioxidantes

Todos os sucos que daremos as receitas também são indicados por serem fontes de vitamina A e C, magnésio; além de muitos outros nutrientes.

As substâncias encontradas são capazes de promover a regeneração celular, assim como estimulam o sistema imunológico; ajudando na prevenção de doenças que afetem nosso organismo.

Saiba mais: Sucos e smoothies

Receitas divinas

Após preparar os sucos abaixo, é necessário acrescentar suco de laranja ou suco de limão, de acordo com sua preferência, antes de consumi-los. 

Suco Vermelho

Em primeiro lugar, é preciso um tomate orgânico, uma goiaba vermelha, quatro ameixas e quatro morangos.

Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador com pouca água. Quando estiver pronto, coe o suco.

Tomates antioxidantes
O licopeno é uma das principais substâncias do tomate, e mais, é um poderoso antioxidante. Além disso, o tomate é uma ótima opção para as dietas de emagrecimento, o que transforma sua utilização em sucos no mínimo interessante.

Suco Laranja

Pegue uma manga pequena, uma fatia de limão e uma cenoura. Bata tudo no liquidificador e coe em seguida.

Cenoura é rica em antioxidantes
A cenoura é rica em betacaroteno, outro composto considerado um poderoso antioxidante. Além disso, este composto é responsável pela cor laranja tanto da cenoura quanto de outros alimentos, como a abóbora.

Suco Branco

Compre um bom cacho de uva Itália, uma maçã, uma boa fatia de melão e um punhado de broto de feijão. Bata no liquidificador com pouca água e depois é só coar.

Maçã rica em antioxidantes
O consumo diário de maçãs reduz em 40% a obstrução das artérias, causada pelo mau colesterol (LDL), o que previne doenças cardiovasculares.

Suco Verde

Separe um punhado de espinafre ou brócolis, um punhado de couve e um punhado de alface, um ramo de alecrim e outro de hortelã e quatro kiwis.

Em seguida, bata tudo com pouca água e coe o suco.

Suco verde com antioxidantes
O alto teor de vitamina C do Kiwi, juntamente com outros compostos antioxidantes, ajudam a estimular o sistema imunológico.

Suco Roxo

Você necessitará de um cacho de uvas roxas, uma beterraba e uma polpa de açaí. Bata estes três ingredientes no liquidificador com pouca água e posteriormente coe.

Suco roxo com beterraba
A beterraba é rica em betalaína, um ótimo antioxidante natural que age contra o envelhecimento celular, reduzindo o risco de certos tipos de câncer.

Saiba mais: Sucos verdes para incluir na dieta regularmente

Suco Misto

Você precisará de meio abacaxi, um punhado de feijão, uma pequena folha de acelga, uma colher de sopa de linhaça e uma poupa de berinjela pequena sem casca.

Por fim, bata com pouca água no liquidificador e coe em seguida. 

suco de abacaxi
A vitamina C encontrada no abacaxi confere um grande poder antioxidante.

Suco de Ervas

É preciso comprar dois ramos de hortelã e duas folhas verdes de capim limão. Bata com pouca água no liquidificador e assim que estiver pronto, basta coar.

Observações importantes

  • A saber, os sucos podem ser consumidos uma vez por semana;
  • Os sucos roxos e vermelhos ajudam na prevenção de doenças degenerativas;
  • O suco branco é um ótimo revitalizante, indicado em casos de desidratação;
  • Sucos verde e roxo são muito indicados no tratamento de anemias;
  • O suco misto é um excelente diurético e age diretamente na excreção renal, prevenindo infecções urinárias.