Conheça os principais alimentos diuréticos

· 8 de setembro de 2013
Eles ajudam o corpo a eliminar o excesso de líquidos, são deliciosos e o melhor, fáceis de obter.

Os alimentos diuréticos ajudam o corpo a eliminar o excesso de líquidos. Assim, promovem a perda de urina e reduzem, desse modo, a retenção de água.

Os principais alimentos diuréticos

Limão

Limão é diurético

O limão é um excelente diurético, utilizado para tratar infecções do trato urinário, já que induz micção (ato de urinar).

Além disso, quando usado regularmente durante um período de tempo, limpa o trato urinário e corrige o desequilíbrio do mesmo.

O limão funciona como um diurético muito eficaz, já que limpa toxinas.

Por isso é ótimo para pessoas que tem problemas de ácido úrico alto, como as que sofrem de artrite ou reumatismo.

Mediante seu uso como diurético, o limão pode ajudar a reduzir a quantidade de sal retida no corpo.

Salsão

Aipo é um alimento diurético

O salsão é um alimento que nos dá a sensação de fome saciada, com grande efeito diurético e que não causa ganho de peso, devido a seu baixo teor em calorias.

O consumo dessa hortaliça gera efeitos muito similares aos de tomar um medicamento diurético.

Além disso, também ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo. Isso ajuda a reduzir a pressão arterial e pode diminuir a retenção de líquidos no corpo.

Pepino

O suco de pepino é um diurético natural, por isso estimula a eliminação de líquidos do corpo, e ajuda a eliminar as toxinas e células gordurosas do organismo por meio da urina, o que contribui pra uma perda de peso imediata.

E saiba mais a respeito: 9 benefícios do suco de pepino

Abacaxi

Abacaxi é um alimento diurético

O abacaxi fresco e seu suco especialmente, além de fornecer vitaminas, minerais e antioxidantes, que colaboram para o bom funcionamento do sistema imunológico, tem um importante efeito diurético.

Tem alto teor de água e fibra, o que acelera o processo digestivo e é capaz de eliminar a água restante no organismo, contribuindo na perda de peso.

Mirtilo

Alimentos diuréticos

O mirtilo é especialmente importante para a saúde urinária. Ele não apenas possui um importante efeito diurético como também protege o organismo de contrair infecções urinárias.

Aspargos

Aspáragos é tomate alimentos diuréticos

O aspargo é um vegetal com poucas calorias, que proporciona alta concentração de nutrientes que ajudam a conservar a boa saúde; também beneficia ao coração por seu teor em folatos.

Além disso, seu teor em potássio o transforma em um excelente diurético natural que ajuda a lutar contra a retenção de líquidos.

Imagem oferecida por rusty.grass

Gansalves, P. E. (1992). Livro dos alimentos. MG Editores.

Mora, R. M. (2015). Diuréticos. FMC Formacion Medica Continuada En Atencion Primaria. https://doi.org/10.1016/S1134-2072(15)70882-0