Mejor con Salud
 

Saiba mais sobre a beterraba e seus benefícios

A beterraba nos ajuda a reduzir o estresse e a disfrutar de uma sensação de bem estar e, portanto, proporciona uma melhor qualidade de vida.

Saiba mais sobre a beterraba e seus benefícios

Última atualização 09 Março, 2019

O quanto você já sabe sobre a beterraba e seus benefícios para a saúde? Ela é consideravelmente consumida em nosso país.

Normalmente cozida, e muitas vezes cozida junto com o feijão. Entretanto é muito consumida ralada em saladas e até mesmo em sopas.

É um alimento riquíssimo em propriedades tanto medicinais quanto nutricionais, sendo capaz de resgatar fontes de energia.

Por esse motivo, é indicada em pessoas que estão se recuperando de qualquer tipo de doença.

A beterraba e seus benefícios

Algumas propriedades

A beterraba é fonte de muitos nutrientes. É rica em vitaminas, como a A, C e do complexo B. Além disso, apresenta altos índices de fósforo, magnésio, zinco e potássio.

Tem baixo teor de ferro, mas por ter fácil aceitação no organismo é indicada para tratar problemas de baço e fígado, além de ser ótima em tratamento de anemias.

beneficios-da-beterraba.redfox

Curiosidades

Pra quem sofre de problemas gastro-intestinais, como a prisão de ventre, pode encontrar no consumo da beterraba uma possível solução. Tudo isso deve-se ao fato de que possui pectina, que nada mais é que um laxante.

Já para quem tem tendências a ter problemas cardíacos, a beterraba é uma boa medida preventiva.

Além disso, substâncias como carotenoides e flavonoides são encontradas neste alimento. Elas atuam na prevenção da oxidação das paredes das artérias e no funcionamento do bom colesterol.

Aliás, sua raiz também é proveitosa por ser rica em sais minerais.

A maior quantidade dos sais está localizada nas folhas, que você pode consumir sem contra indicações.

Vai te interessar saber:Dieta de beterraba, uma das mais incríveis e eficazes

A beterraba e seus benefícios: poder medicinal

A beterraba é sempre indicada para as mulheres grávidas. Com alto nível de ácido fólico, é capaz de prevenir a má formação do bebê e, além disso, torna seu sistema imunológico mais forte.

Muita gente não sabe, mas este alimento apresenta grande potencialidade no tratamento de determinadas doenças: problemas na vesícula, no fígado, pulmão, próstata, pedras nos rins e até mesmo problemas de origens sexuais.

E os tratamentos não param por aí… É muito indicada no tratamento de artrite, no controle da pressão arterial e fortalece os músculos por ter muito potássio e manganês. Além disso, é um alimento diurético e com alto poder revitalizante.

Dicas de consumo

beneficios-da-beterraba.Wonderland Kitchen

Leia também: 7 razões para incluir o suco de beterraba na dieta

Uma ótima opção de consumo, além de saladas é o suco de beterraba. Muito indicado em tratamentos de reumatismo e artrite, pode ser consumido puro, ou misturado com demais alimentos, como limão, laranja e cenoura, por exemplo, e ainda atua diretamente no sistema imunológico do nosso corpo.

Em suma, a beterraba é uma opção fantástica para qualquer pessoa incluir em sua alimentação e levar uma vida mais saudável.

Imagens oferecidas por: redfox e Wonderland Kitchen.

5 remédios de beterraba para melhorar sua saúde

5 remédios de beterraba para melhorar sua saúde

A beterraba é um vegetal mais versátil do que você pensa. Aqui lhe deixamos 5 remédios de beterraba que vão ajudar a melhorar a sua saúde em geral.



  • Dohm, J. C., Minoche, A. E., Holtgräwe, D., Capella-Gutiérrez, S., Zakrzewski, F., Tafer, H., … Himmelbauer, H. (2014). The genome of the recently domesticated crop plant sugar beet (Beta vulgaris). Nature. https://doi.org/10.1038/nature12817
  • Yao, Y., Gao, B., Inyang, M., Zimmerman, A. R., Cao, X., Pullammanappallil, P., & Yang, L. (2011). Biochar derived from anaerobically digested sugar beet tailings: Characterization and phosphate removal potential. Bioresource Technology. https://doi.org/10.1016/j.biortech.2011.03.006
  • Neelwarne, B. (2012). Red beet biotechnology: Food and pharmaceutical applications. Red Beet Biotechnology: Food and Pharmaceutical Applications. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-3458-0
  • Fundación Española de Nutrición. Remolacha. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/remolacha.pdf
    Reyes, Natalia. (2018). Análisis de características diferenciales entre antocianinas y betacianinas en extractos de plantas mediante pruebas de color. Ambiociencias. 38. 10.18002/ambioc.v0i16.5754.
  • MedlinePlus. Prueba de sangre de ferritina.  https://medlineplus.gov/spanish/pruebas-de-laboratorio/prueba-de-sangre-de-ferritina/
  • Molecules. 2019 Apr; 24(8): 1602.  Published online 2019 Apr 23. doi: 10.3390/molecules24081602. Red Beetroot and Betalains as Cancer Chemopreventative Agents. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6515411/
  • Scielo. (2002). Daño oxidativo, radicales libres y antioxidantes. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0138-65572002000200009
  • Biomolecules. 2018 Nov 2;8(4). pii: E134. doi: 10.3390/biom8040134. Dietary Nitrate from Beetroot Juice for Hypertension: A Systematic Review. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30400267