7 razões para incluir o suco de beterraba na dieta

O suco de beterraba tem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, por isso é considerado um bom aliado para emagrecer.
7 razões para incluir o suco de beterraba na dieta

Última atualização: 24 Fevereiro, 2021

O suco de beterraba é uma bebida que pode ser utilizada para complementar a dieta de forma saudável e assim, deixar de lado o consumo de bebidas industrializadas.

Embora muitos tendam a comer este vegetal cozido ou em saladas, ao prepará-lo como suco, você obtém uma forma confortável e refrescante de aproveitar sua contribuição nutricional.

Alguns acreditam que esta bebida pode ajudar a melhorar a função hepática e, ao mesmo tempo, reduzir o risco de doença hepática.

A verdade é que se trata de uma bebida energética e antioxidante que ajuda a complementar a dieta alimentar e que pode ser preparada em combinação com vários ingredientes.

Motivos para incluir o suco de beterraba na dieta

Segundo os especialistas da Associação 5 ao dia: “a beterraba é um alimento com uma interessante contribuição de hidratos de carbono e fibras, principalmente de tipo insolúvel, o que lhe confere um efeito ligeiramente laxante, prevenindo a prisão de ventre e aliviando os seus sintomas”.

E de acordo com os especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN) é uma fonte de proteínas, fibras, potássio e folatos. Portanto, a incorporação do suco de beterraba na dieta teria efeitos interessantes tanto na manutenção do peso saudável, quanto na prevenção da constipação, entre outros aspectos.

Motivos para incluir o suco de beterraba na dieta

1. Regula a pressão arterial

Devido ao seu teor de nitritos naturais, uma substância que se transforma em óxido nítrico no organismo, o suco de beterraba ajuda a regular a pressão arterial. Estes componentes dilatam os vasos sanguíneos, facilitando a circulação.

2. Melhora a digestão

No suco de beterraba se concentra toda a fibra da planta. Por isso, não se admira que sirva para melhorar a digestão. A sua ingestão regular previne a prisão de ventre e, segundo as crenças, otimiza o processo de absorção dos nutrientes dos alimentos.

3. Previne o envelhecimento

Devido à sua contribuição significativa de betalaínas e polifenóis, essa bebida saudável ajudaria a reduzir o impacto do estresse oxidativo.

4. Protege a glândula tiroide

Embora tenha sido alegado que pacientes com problemas de tireoide podem melhorar sua saúde incluindo suco de beterraba em sua dieta, não há evidências científicas que mostrem que esse seja o caso.

A razão para essa crença seria o conteúdo de iodo da beterraba.

Protege a glândula tiroide

5. Combate a inflamação

Acredita-se que, devido ao conteúdo de betaína desse vegetal e de outros nutrientes, a ingestão regular do suco poderia reduzir a inflamação das partes inchadas do corpo.

6. Ajuda a perder peso

Como o suco contém uma certa quantidade de fibrapode ajudar a melhorar o trânsito intestinal e, assim, reduzir a inflamação do abdômen e dar a sensação de perda de peso.

Não está comprovado que a ingestão deste suco possa ajudar a emagrecer, entretanto, considera-se que sua inclusão dentro de um estilo de vida saudável pode ser benéfica.

7. Alivia a retenção de líquidos

O aparecimento de edema ou retenção de líquidos pode afetar muitos problemas de saúde. Portanto, seria útil ingerir sucos diuréticos, como sucos de beterraba. Especificamente, é dito que o suco de beterraba favorece a expulsão de fluidos retidos, melhora a função renal e ajuda a regular os sais minerais no corpo.

Como preparar o suco de beterraba em casa?

O preparo do suco da beterraba é bastante simples. Na verdade, pode ser variado combinando-o com outras frutas e vegetais, como maçãs e cenouras. Porém, a seguir, vamos propor a receita clássica para desfrutar de todas as suas propriedades.

Como preparar o suco de beterraba em casa?

Ingredientes

  • 1 beterraba grande
  • 1 copo de água (200 ml)

Instruções

  • Lave bem a beterraba e corte-a em vários pedaços.
  • Em seguida, coloque no copo do liquidificador e cubra com um copo de água.
  • Bata tudo por alguns instantes, até obter uma bebida homogênea e sem grumos.
  • Por fim, sirva de imediato, sem coar.

O suco de beterraba é uma bebida pouco calórica que ajuda a “recarregar” de energia o corpo para um melhor desempenho. Além disso, contém antioxidantes e nutrientes essenciais que protegem o organismo contra diversas doenças.

Então, agora que você já sabe, inclua um copo na sua dieta quando quiser variar e também obter nutrientes e energia extras. Para fazer isso, você pode experimentar uma grande variedade de receitas.

Pode interessar a você...
Dieta de beterraba, uma das mais incríveis e eficazes
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Dieta de beterraba, uma das mais incríveis e eficazes

Além de nos fornecer grandes quantidades de proteína e fibra, a dieta de beterraba nos permite desfrutar desse alimento de várias maneiras.



  • Carlevari I. Cultivos Industriales. La Argentina, Estruct Humana y Económica. 2010.
  • FEN. Remolacha. Verduras y Hortalizas. 2014.
  • Cermak, N. M., Res, P., Stinkens, R., Lundberg, J. O., Gibala, M. J., & Van Loon, L. J. C. (2012). No improvement in endurance performance after a single dose of beetroot juice. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism. https://doi.org/10.1123/ijsnem.22.6.470
  • Janiszewska, E. (2014). Microencapsulated beetroot juice as a potential source of betalain. Powder Technology. https://doi.org/10.1016/j.powtec.2014.05.032