8 alimentos para eliminar as toxinas e fortalecer o sistema imunológico

Ao incluir em nossa dieta alimentos que nos ajudem a depurar o excesso de toxinas do organismo, estaremos também apoiando a tarefa do sistema imunológico e iremos aprimorar muitas outras funções em nosso corpo.

Nosso corpo trabalha de forma contínua para limpar o sangue e remover todas aquelas toxinas que podem afetar a saúde.

Apesar disso, em ocasiões apresenta algumas dificuldades em seus sistemas principais e, pouco a pouco, ocorre uma acumulação de rejeitos que interfere em suas funções.

O problema é que não se manifesta com sintomas contundentes e é difícil oferecer um tratamento para evitar complicações ou efeitos de maior cuidado.

Como consequência, o sistema imunológico enfraquece e, por sua vez, aumenta-se o risco de sofrer de uma ampla variedade de doenças que afetam a qualidade de vida.

Devido a isso, é primordial que melhoremos nossos hábitos e aumentemos o consumo de alguns alimentos que, por sua composição nutricional, estimulam a limpeza do corpo.

Nesta oportunidade queremos compartilhar os 8 de mais destaque, para que não deixe de adicioná-los em sua alimentação. Confira.

1. Alho

Alimento para eliminar as toxinas e fortalecer o sistema imunológico

Usado na gastronomia por seu sabor e aroma particulares, o alho é um dos alimentos medicinais que não pode faltar na alimentação regular.

Este maravilhoso ingrediente é rico em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que estimulam a limpeza do fígado e do sangue para evitar o desenvolvimento de doenças.

Seus compostos sulfurosos promovem a eliminação das toxinas e, ao mesmo tempo, exercem um efeito diurético para aliviar a inflamação causada pela retenção de líquidos.

Também contém importantes vitaminas e minerais que contribuem para melhorar a resposta imunológica do corpo diante de vários tipos de microrganismos.

Leia também: 9 alimentos para limpar artérias e veias

2. Cúrcuma

A cúrcuma é uma das especiarias naturais que mais ganhou fama por seu valor nutricional e suas propriedades medicinais.

Rica em antioxidantes, compostos anti-inflamatórios e nutrientes essenciais, é um dos melhores remédios para promover a desintoxicação do organismo.

Seu composto ativo, a curcumina, lhe confere interessantes benefícios na saúde circulatória, hepática e renal.

Graças a isto, uma pequena quantidade ao dia contribui para eliminar as toxinas retidas ao mesmo tempo em que neutraliza os efeitos negativos dos radicais livres.

3. Beterraba

Alimento para eliminar as toxinas e fortalecer o sistema imunológico

A beterraba é um dos vegetais mais complexos desde o ponto de vista nutricional. Contém fibra, antioxidantes e outras substâncias benéficas para a limpeza do fígado e do sangue.

Ajuda a restaurar o equilíbrio do pH do corpo, o que é chave para regular os processos inflamatórios e promover a eliminação dos rejeitos.

Também oferece betaína e pectina, dois compostos que potencializam suas propriedades desintoxicantes graças a sua capacidade para melhorar a digestão.

4. Abacate

Está comprovado que o consumo de um pedaço de abacate por dia pode ajudar a perder peso e reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas.

Este delicioso fruto, rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, diminui a presença de toxinas no sangue e melhora a oxigenação celular.

Oferece ácidos graxos essenciais que facilitam a limpeza do colesterol ruim (LDL) e a regulação dos mecanismos inflamatórios do corpo.

Também contém glutationa, uma substância com efeitos anticancerígenos que também diminui a acumulação de rejeitos.

Repolho

Alimento para eliminar as toxinas e fortalecer o sistema imunológico

O repolho e outros vegetais de folhas verdes são um bom complemento nutricional para estimular a eliminação dos rejeitos.

Seus antioxidantes ajudam a decompor as substâncias prejudiciais que se acumulam no sangue, incluindo as que provém de medicamentos e pesticidas.

Suas fibras naturais melhoram o movimento intestinal e ajudam a aprimorar o processo de depuração hepática.

6. Limão

Tanto o limão quanto os demais frutos cítricos são ideais para fortalecer o sistema imunológico e melhorar os processos de desintoxicação.

Têm um alto teor de vitamina C, pectina e betaína, todos necessários para a limpeza do fígado, dos rins e do cólon.

Também contêm vitamina A e E, dois antioxidantes que diminuem a ação negativa dos radicais livres sobre as células.

7. Pepinos

Alimento para eliminar as toxinas e fortalecer o sistema imunológico

Pobres em calorias por seu alto teor de água, os pepinos são um alimento depurativo que contribui para melhorar o funcionamento dos órgãos excretores do corpo.

Seus nutrientes ajudam a alcalinizar o corpo, ao mesmo tempo em que diminuem a acidez e potencializam sua capacidade para remover as toxinas.

São excelentes para melhorar a circulação e aprimorar as funções cognitivas.

Visite também o artigo: 6 razões para beber água de pepino todos os dias

8. Berinjela

Este prodigioso vegetal é rico em antocianinas que, além de proporcionarem sua cor característica, exercem um interessante efeito antioxidante que ajuda a depurar o organismo.

Seu consumo regular melhora o processo de digestão das gorduras e diminui o excesso de acidez no sangue.

Pronto para adicioná-los à sua dieta? Como pôde ver, trata-se de alimentos muito saudáveis que você pode consumir várias vezes por semana para desfrutar de todos os seus benefícios.

Consuma-os de forma regular e complemente-os com o consumo diário de água para melhorar suas propriedades depurativas.

Recomendados para você