5 ervas medicinais para depurar o sangue

· 22 de setembro de 2014
Embora as infusões sejam a maneira mais conhecida de depurar o sangue de forma rápida e eficaz, também podemos incluir em nossa dieta frutas e verduras para nos ajudar.

Caso você se sinta cansado, inchado, com a pele ressecada e sem brilho, esses sintomas podem indicar que talvez o seu sangue esteja cheio de toxinas, resíduos e falta de vitaminas. Porém, também podem revelar que nossas células estão saturadas de elementos que devemos eliminar. Vamos explicar neste artigo quais são as plantas de uso medicinal que podem ajudá-lo a depurar o sangue.

A saúde do sangue

depurar o sangue

Já sabemos que os órgãos encarregados de fazer a “limpeza” do nosso sangue e eliminar todo tipo de toxina presente nele são os nossos rins e o fígado.  

Assim, uma maneira excelente de ajudá-los a executar mais facilmente esta tarefa é através de uma dieta equilibrada e infusões adequadas, que auxiliarão numa melhor depuração do sangue. É muito importante que o nosso sangue sempre esteja limpo e puro, evitando assim o aparecimento de determinadas doenças. 

As células ficarão mais fortes e, assim, evitaremos, por exemplo, o envelhecimento precoce. Manter o nosso corpo em bom estado é essencial. Para tal, contamos com a ação de nutrientes básicos, como aqueles que não apresentam nenhum déficit vitamínico.

Por isso, depurar o sangue de vez em quando é uma excelente forma para que ele fique mais limpo, saudável e puro. Explicaremos quais plantas medicinais podem ajudá-lo nesse processo.

Como depurar o sangue?

  • Frutas mais indicadas: limão, uvas, laranja, toranja, abacaxi, mirtilos, kiwi, morangos, etc.
  • Verduras e legumes que ajudam a depurar o sangue: alho, cebola, cenoura, aipo, salsa, alfafa, as frutas germinadas, soja, etc.

Plantas que ajudam a depurar o sangue

1. A bardana

Chá de bardana

Trata-se de uma excelente planta depurativa, ótima para limpar o sangue e o sistema linfático. Podemos encontrá-la na forma de chá em qualquer loja que venda produtos naturais, pois é muito conhecida para a limpeza do corpo em geral.

Graças à bardana, o sangue flui melhor, evitando a retenção de líquidos, inchaços, etc. As toxinas são eliminadas pela pele ou através da urina, também baixando as taxas de ácido úrico. O que mais podemos esperar dela?

Ela também é um ótimo remédio no tratamento da artrite ciática, gota, inflamações da pele, acne, acidez, cálculo renal ou vesicular, infecções hepáticas e biliares, cistite, herpes, febre, diabetes…

Pode-se tomar até duas xícaras de chá por dia; basta colocar uma colher de chá da bardana em uma xícara de água fervente e logo você verá os benefícios que ela pode proporcionar.

Leia também: Descubra o carrulim, o remédio para limpar o sangue com arruda e limão

2. O sabugueiro

Sabugueiro

Você o conhece? Este é um ótimo laxante e uma planta depurativa e antisséptica por excelência. Diminui o inchaço e a inflamação, também é adstringente e bactericida, depura o sangue e é indicado no tratamento de problemas nos rins e fígado.

Também pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, tanto em forma de infusões (chás) como em comprimidos. O ideal é tomar uma xícara de chá por dia, após o almoço. É muito benéfico.

3. A urtiga

Urtiga

Certamente você já ouviu falar das suas excelentes propriedades. Nada melhor do que tomar uma boa xícara de um chá de urtiga à tarde. A urtiga é uma planta medicinal muito eficaz na limpeza sanguínea, já que desintoxica o sangue rapidamente em casos de envenenamento e também elimina substâncias tóxicas.

É uma planta diurética e, assim como as outras já mencionadas anteriormente, é muito indicada para o fígado e os rins. Não duvide, a urtiga será sempre uma excelente opção.

4. O dente-de-leão

Dente de leão para depurar

Ótimo para tomar um chá à tarde, pois limpa nosso organismo, elimina as toxinas e melhora a circulação sanguínea. Basta colocar algumas flores da erva em uma xícara de água fervente. Deixe repousar por 5 minutos antes de beber.

5. Hissopo

Infusão

Você já tinha ouvido falar das maravilhosas propriedades do hissopo para depurar o sangre e eliminar as gorduras nocivas do nosso organismo?

Você pode encontrar essa planta nas lojas de produtos naturais; é onde te falarão, sem dúvida, das benéficas propriedades que possui, tanto no emagrecimento como na melhora da qualidade do sangue.

Será ótimo se você puder tomar duas xícaras de chá por dia. Utilize uma colher de chá de folhas de hissopo para cada xícara de água fervente.  

6. A babosa (aloe vera)

Babosa interna A babosa é indica para muitas doenças, além de ser uma planta cicatrizante. Seus benefícios vão desde seus efeitos depurativos e imunológicos até seus benefícios antibacterianos, antifúngicos, desintoxicantes e antivirais.

Como já mencionamos, é uma planta que possui propriedades cicatrizantes, tanto para o fígado como para os rins. Também auxilia na cicatrização e tratamento, revitalizando todo o nosso corpo. Portanto, será perfeito se você tomar uma xícara de chá de babosa todos os dias.

Não utilize mais que uma colher de chá de gel da babosa (extraído do centro da planta). Retire cuidadosamente para não se machucar e, em seguida, coloque-o em uma xícara de água fervente. Quando estiver misturado e homogêneo, deixe descansar por 5 minutos. Adicione umas gotinhas de limão antes de beber. Ficará excelente.