Como limpar frutas e verduras de pesticidas e bactérias
Você sabe como limpar frutas e verduras corretamente antes de consumi-las? As frutas e as verduras que consumimos hoje, infelizmente, contêm uma grande quantidade de pesticidas e produtos químicos.
Algumas frutas, além disso, contêm ceras ou branqueadores, para se destacarem das outras. O melhor a se fazer é comprar produtos orgânicos, mas se você não pode, compartilhamos algumas receitas naturais, desinfetantes caseiros e diferentes maneiras de lavar adequadamente frutas e verduras.
As frutas e as verduras são alimentos essenciais em todo tipo de dieta saudável, pois têm propriedades nutricionais muito importantes para o nosso corpo. No entanto, como consumidores, devemos saber que, antes de consumir esses alimentos, devemos limpá-los adequadamente para eliminar vestígios de pesticidas e bactérias que possam afetar nossa saúde.
Tanto as frutas como as verduras recebem uma grande quantidade de pesticidas durante o processo de cultivo, isso sem mencionar que também estão expostas à sujeira e dejetos animais, que podem conter bactérias perigosas, como Escherichia coli ou Salmonella, entre outros.
Daí a importância de limpá-las e desinfetá-las antes do consumo, de modo que seja mais seguro levá-las ao nosso organismo.
Dicas básicas para limpar frutas e verduras antes de consumi-las
- A primeira coisa que você pode fazer para limpar as frutas e as verduras é colocá-las sob água corrente, ou mesmo em uma vasilha cheia de água para economizar. Este método não é 100% eficaz para remover os resíduos de pesticidas, mas tem um efeito abrasivo que pode eliminar grande parte destas substâncias tóxicas.
- Algumas frutas e verduras podem ser limpas com a ajuda de uma escova de dentes, esfregando-as suavemente de modo que seja possível eliminar completamente resíduos e sujeiras.
- Outro truque muito eficaz descascá-las completamente. Embora em certos casos muitos dos nutrientes estejam presentes na casca, devemos ter em mente que esta é a parte mais afetada pelos pesticidas.
Leia também: Devemos comer as cascas das frutas?
Receitas para limpar e desinfetar frutas e verduras
As seguintes receitas naturais também são muito eficazes para limpar e desinfetar frutas e verduras, de modo que se possa eliminar ao máximo os rastros de pesticidas e bactérias.
Bicarbonato de sódio
Antes de utilizar esta receita, mergulhe as frutas e as verduras em uma vasilha com água para eliminar as sujeiras. Em seguida, dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água.
Quando estiver pronto, mergulhe as frutas e vegetais durante alguns minutos e esfregue bem para eliminar as bactérias por completo.
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é outro dos ingredientes naturais que podem ajudar a desinfetar as frutas e as verduras para que seja mais seguro consumi-las.
Basta diluir um copo de vinagre de maçã em um litro de água e lavar os alimentos com esta mistura.
Vinagre e limão
O vinagre e o limão são dois excelentes aliados para limpar frutas e verduras adequadamente, já que garantem a eliminação de bactérias e de rastros de pesticidas que tanto podem causar danos ao organismo.
Para aproveitar seus benefícios, adicione o suco de um limão em um recipiente com spray, introduza duas colheres de sopa de vinagre branco e, por último, encha o frasco com uma xícara de água. Agite bem o borrifador para misturar bem todos os ingredientes e borrife suas frutas e vegetais com esta mistura antes de consumi-los.
Pode te interessar: 10 ideias surpreendentes para tirar proveito de um limão
Extrato de toranja e bicarbonato de sódio
Para fazer este desinfetante caseiro basta misturar 20 gotas de extrato de sementes de toranja com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma xícara de vinagre branco e uma xícara de água. Dilua tudo muito bem e borrife a mistura nas frutas e verduras antes de consumi-los.
Vinagre e sal
Para lavar e desinfetar todo tipo de frutas e verduras, encha um recipiente com água e adicione meia xícara de vinagre de maçã e 3 colheres de sal. Dilua bem os ingredientes e posteriormente deixe as frutas e as verduras de molho durante 20 minutos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Braden CR. (2011). Sneaky Salmonella: It’s common, costly, and preventable.foodsafety.gov/blog/sneaky_salmonella.html
- Food safety. (2018). cdc.gov/foodsafety/