O que podemos fazer com a casca dos cítricos?

· 5 de julho de 2014
Ainda que seus usos mais conhecidos sejam culinários, as cascas de laranja e de limão também podem servir para preparar desodorantes ou esfoliantes naturais.

Você sabe qual a parte dos cítricos que contém um grande número de propriedades para a saúde? A casca, que é benéfica para prevenir o câncer ou doenças cardiovasculares, evitar a retenção de líquidos e o acúmulo de gorduras ou melhorar as defesas do corpo, entre muitas outras. Descubra o que podemos fazer com a casca dos cítricos.

Neste artigo explicaremos como você pode usar as cascas do limão, da laranja, da tangerina e da toranja para poder desfrutar de seus benefícios medicinais, culinários e cosméticos.

Para isso é fundamental que as frutas sejam de nosso próprio cultivo ou orgânicas, para se assegurar que elas não tenham pesticidas, ceras ou outras substâncias tóxicas acumuladas na casca.

Descubra: Benefícios de consumir cítricos no café da manhã

citricos-veronicasheppard

Como conservar as casca dos cítricos?

O primeiro passo é lavar bem as frutas, descascá-las e eliminar as partes esbranquiçadas do interior que podem ser amargas.

O primeiro modo de usá-las é ralando-as e utilizando-as diretamente frescas, já que deste modo são mais aromáticas.

Mas, se quisermos conservá-las para ir usando pontualmente, podemos congelador as cascas raladas.

Outra opção consiste em secar as cascas dos cítricos naturalmente, ao sol ou no forno (temperatura baixa durante várias horas), e pulverizá-las com a ajuda de um moinho de café.

Usos medicinais das casca dos cítricos

  • Potente ação antioxidante: graças ao seu conteúdo em flavonoides que ajuda a prevenir e tratar naturalmente o câncer, principalmente o de pele e o de mama, assim como minimiza o risco de sofrermos doenças cardiovasculares.
  • Seu alto conteúdo em vitamina C ajuda a ter um sistema imune forte.
  • Efeitos limpadores e depurativos, por dentro e por fora. Ajuda também a evitar a retenção de líquidos.
  • Propriedades relaxantes e ligeiramente sedativas. Os cítricos ajudam a melhorar o humor.
  • Melhora a função digestiva, principalmente com as gorduras.
  • Melhora a assimilação dos nutrientes, como o ferro, o que pode ajudar no tratamento da anemia.

Leia também: Remédios infalíveis para combater a anemia em casa

Usos culinários das casca dos cítricos

A casca dos cítricos, fresca ou seca, ajuda a dar um toque refrescante e muito aromático às receitas, além de trazer benefícios medicinais e facilitar a digestão:

  • Em bolos, pão-de-ló e biscoitos: misturando-as com a massa ou como decoração.
  • Em vinagretes ou todo tipo de molhos ou até mesmo para temperar óleos.
  • Como tempero (dessecada e em pó) para aromatizar carnes, peixes, sopas e ensopados.
  • Em chás e bebidas (limonadas, batidas, sucos, bebidas vegetais).
  • Para dar um toque original aos cubos de gelo: adicione à água da cuba de gelo as raspas frescas dos cítricos.
  • Podemos confeitar as cascas inteiras ou em pedaços, fervendo-as com açúcar e assando-as.

limon-confitado-Chiots-run

Para preparar um xarope: ferva a casca com mel ou açúcar até reduzi-la a metade. Conserve este xarope na geladeira e você poderá usá-lo tanto para a cozinha quanto como um xarope para crianças e adultos.

Esse xarope ajuda a fortalecer as defesas do organismo e prevenir doenças causadas por vírus e bactérias.

Usos cosméticos das casca dos cítricos

Corteza-naranja

Graças ao seu conteúdo em vitaminas e minerais, os cítricos ajudam a limpar a pele e também a melhorar a sua textura, evitando a flacidez, hidratando-a e evitando a aparição de rugas, pois melhoram a regeneração celular e contribuem com a produção de colágeno.

  • Esfoliante natural: podemos preparar um simples e efetivo esfoliante para limpar a pele e ajudá-la a se regenerar; basta misturar açúcar ou sal, casca de limão ralada ou em pó e azeite de oliva ou óleo de amêndoa (se a pele for seca), ou até mesmo gel de babosa (se a pele for oleosa).
  • Desodorante: se batermos as cascas dos cítricos no liquidificador, o suco que obtivermos pode ser usado como um desodorante natural muito efetivo e sem substâncias danosas. Conserve o produto na geladeira por poucos dias ou congele e vá usando.
  • Sabões: podemos obter um sabão muito aromático usando as cascas dos cítricos em vez de lavanda.
  • Rafiq, S., Kaul, R., Sofi, S. A., Bashir, N., Nazir, F., & Ahmad Nayik, G. (2018). Citrus peel as a source of functional ingredient: A review. Journal of the Saudi Society of Agricultural Sciences. https://doi.org/10.1016/j.jssas.2016.07.006
  • Srivastava, A. K. (2012). Advances in citrus nutrition. Advances in Citrus Nutrition. https://doi.org/10.1007/978-94-007-4171-3