Truques fáceis para purificar o ar e liberá-lo de bactérias

· 27 de outubro de 2018
Ao manter sua casa livre de elementos contaminantes e mofo conseguirá um ambiente muito mais saudável e poderá respirar um ar mais puro.

O ar é o motor para os pulmões. Respirar é sinônimo de vida e bem-estar, mas a contaminação altera as propriedades e pureza do ar. Se deseja respirar ar puro, aqui te deixaremos estes fáceis truques para purificar o ar e liberá-lo de bactérias.

A sensação de conforto faz parte do bem-estar. Este dependerá do lugar onde nos desenvolvamos e realizemos nossas atividades sociais e familiares. Respirar ar limpo é fundamental para a saúde.

O ar se encontra em todos as partes e há lugares com ar mais contaminado do que outros. Para começar a purificar o ar e eliminar as bactérias, a casa será o primeiro lugar para gerar essa sensação de bem-estar, conforto e segurança.

A dor de cabeça persistente, coceira na garganta, tosse e espirros frequentes podem ser sinais de alerta de que algo não está bem. Quando surgem estes sintomas, devemos trabalhar nesses fatores externos que afetem nosso bem-estar físico e mental.

Partículas como o pó, fumaça, pólen, ácaros, bactérias e mofo dependem da umidade para se manter proliferando no ar. Estes são responsáveis por muitos processos alérgicos e desencadeando doenças respiratórias como pneumonia ou asma.

Nós podemos ser portadores de muitas destas partículas alergênicas, ao lhes servir de transporte quando se acumulam em nosso cabelo, roupa e pele. Ainda, certas substâncias químicas bastante comuns em casa como o verniz, tintas, repelentes e alguns produtos de limpeza são igualmente responsáveis no surgimento destas doenças.

Seu bem-estar e o dos seus não é coisa de brincadeira. Assim que, é hora de tomar conhecimento sobre o assunto. Aprenda estes truques fáceis para purificar o ar e liberá-lo de bactérias.

Ventile sua casa para purificar o ar

As primeiras horas da manhã são perfeitas para te permitir abrir as janelas de casa. O ar puro e a brisa purificam o ar de forma natural, porque o processo oxigena a casa.

Uma casa fechada e sem ventilação origina o surgimento de bactérias, mofo e não permite eliminar os cheiros ruins. Se em casa há ar condicionado, não deixe ligado o dia todo e permita que o ar natural entre em casa.

Evite o uso de substâncias contaminantes

É importante saber quais substâncias manter dentro de casa e quais não. Ainda que não acredite, há substâncias de uso rotineiro que prejudicam nosso ambiente de casa e interferem na correta purificação do ar.

  • Tanto os ambientadores quanto as velas aromáticas são substâncias sintéticas que expelem dióxido de carbono. Depois de seu uso prolongado, podem afetar até a camada de ozônio.
  • Os sofás, mantas, almofadas e certos animais são autênticos armazéns de partículas e outros contaminantes. Funcionam como transporte de substâncias voláteis, pelo e penas que fomentam o surgimento de certos processos alérgico.

Os produtos de limpeza, que por seus compostos químicos ricos em formaldeído, amoníaco e tricloroetileno foram assinalados pela OMS como produtos prejudiciais para a saúde. Todas estas substâncias são voláteis, nocivas e com efeito depósito em nossos pulmões.

Descubra: Como fazer um detergente ecológico com bórax e bicarbonato de sódio

Use plantas naturais para gerar oxigênio

Há algumas plantas cujas propriedades podem nos ajudar a eliminar agentes contaminantes. Dentro destas encontramos a várias muito comuns.

  • O espatifilo, flor da paz, vela do vento e flor de morto são úteis para eliminar o formaldeído.
  • A língua de sofra, língua de tigre, espada de São Jorge são muito úteis para eliminar partículas de benzeno, tricloroetileno e xileno. Estes compostos são usados em tira-manchas e certos corantes.
  • Por outro lado, a palmeira de bambu elimina o amoníaco e o xileno. Estes elementos são usados na fabricação de fertilizantes e certos produtos de limpeza e refrigeração.

É necessário que apostemos em uma alternativa ambientalista e recriemos um espaço natural em nossas casas. Ainda, é fundamental diminuir o uso excessivo destes produtos contaminantes.

A plantas ajudam a purificar o ar

Evite o surgimento de mofo e umidade

Leia: Como eliminar o mofo de casa

As mudanças de temperatura e o uso de calefação como ar condicionado são fatores que predispõem ao surgimento da umidade. Se você vive em uma região com um clima que muda muito, é necessário a instalação de certos desumidificadores em casa, que evitem o acúmulo da umidade e por onde a formação de mofo.

Uma boa forma de evitar o surgimento de mofo é manter paredes e pisos limpos com bastante água e sabonete líquido. Além disso, isso evitará que contraia doenças.

É seu dever e direito criar uma casa com um ambiente ideal de tranquilidade e livre de doenças. Aposte nestas alternativas simples para purificar o ar e liberá-lo de bactérias.