Como eliminar o mofo de casa

· 13 de junho de 2018
A presença de mofo no interior da casa pode gerar alergias respiratórias ou cutâneas. Descubra alguns métodos naturais para eliminá-lo rapidamente. 

Eliminar o mofo de casa é uma necessidade que vai mais além do estético. Mesmo que essas manchas escurar deixem as paredes feias, a importância de removê-lo está em questões de saúde.

É verdade que sua presença vai deteriorando pouco a pouco a pintura e os demais materiais implicados na construção. No entanto, o problema mais grave é que se torna um foco de fungos e bactérias que podem afetar o organismo.

Ainda que no início somente seja incômodo pelo cheiro de umidade que expele, pouco a pouco vai se convertendo no responsável e dificuldades no sistema respiratório. Por esta razão, com o intento de vela pelo bem-estar de todos os integrantes da casa, é fundamental tomar medidas para combater o mofo antes que siga se proliferando.

Neste artigo compartilhamos uma série de recomendações e produtos naturais que facilitam esta tarefa sem a necessidade de usar soluções químicas. Animado para testá-las em casa? Tome nota!

Conselhos para eliminar o mofo da casa

Antes de testar qualquer produto para eliminar o mofo da casa, é primordial conhecer e adotar alguns conselhos que são determinantes para controlar seu crescimento.

Tratam-se de medidas simples que ajudam a evitar o excesso de umidade no interior da casa, o que reduz os ambientes que estes microrganismos precisam para se desenvolverem.

Leia também: 5 formas efetivas de se desfazer da umidade dentro de casa

Assegure a ventilação

Abrir as janelas ajuda a eliminar o mofo

Abrir as portas e as janelas, pelo menos uma vez ao dia, é uma simples medida para reduzir a presença de mofo, ácaros e outras partículas que vão se acumulando no interior da casa.

O ar que circula graças a este hábito permite secar de forma natural as zonas úmidas. Isso, ainda, altera o ambiente no qual os fungos e microrganismos crescem. Isso explica por que um pouco de ventilação pode ajudar a neutralizar muitos cheiros desagradáveis que costumam ficar presos dentro de casa.

Não cubra o mofo

Um dos grandes erros ao tentar dissimular a presença do mofo dentro de casa é cobrir as manchas com móveis, tecidos e outros elementos similares. Esta ação impede que o ar circule sobre a zona afetada, o que permite que o mofo fique retido em um ambiente que favorece seu crescimento. O melhor é tentar manter a área livre de qualquer cobertura para evitar que piore.

Evite estender a roupa dentro de casa

mofo

Ainda que você considere “inofensivo”, estender a roupa nos espaços internos da casa pode trazer consequências negativas para a saúde respiratória. A umidade favorece o crescimento de fungos e ácaros, principalmente quando existem paredes que já apresentam manchas evidentes de mofo. Além disso, a falta de ar impede que as roupas sequem bem, gerando cheiros desagradáveis que ás vezes são difíceis de eliminar.

Produtos naturais para eliminar o mofo de casa

Muitos ingredientes de origem natural tem propriedades que ajudam a desinfetar e limpar as superfícies para eliminar o mofo da casa com mais facilidade. São produtos cem por cento ecológicos que deixam o ambiente com um ar fresco enquanto neutralizam os maus cheiros e as manchas de umidade. Conheça as melhores opções.

Vinagre branco

O vinagre branco ajuda a eliminar o mofo

A composição ácida do vinagre branco tem interessantes efeitos sobre o controle do mofo que se prolifera dentro de casa. Sua aplicação elimina as manchas escuras e remove os fungos e bactérias que se concentram na zona afetada.

Como utilizar?

  • Borrife o produto sobre as paredes, banheiros ou azulejos com mofo, e deixe agir por 15 minutos.
  • Depois desse tempo, retire os resíduos com água abundante e uma escova.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto versátil que é aproveitado de muitas maneiras dentro de casa. É antifúngico, desodorante e antibacteriano, sendo ideal para várias tarefas de limpeza. Destaca-se por sua capacidade para deter o crescimento do mofo. Sua aplicação facilita a eliminação de manchas escuras e cheiros fortes.

Como utilizar?

  • Umedeça uma quantidade generosa de bicarbonato de sódio e esfregue com uma escova na zona desejada.
  • Deixe agir por 20 minutos e lave.

Sal marinho

Sal marinho ajuda a eliminar o mofo

O sal marinho tem uma qualidade em particular que faz com que se destaque como solução contra o mofo. Este mineral desinfeta as superfícies, mas também absorve a umidade em espaços fechados. No geral, é usado de forma direta na zona do problema. No entanto, alguns o usam de forma alternativa como preventivo.

Como utilizar?

  • Esfregue sal marinho sobre as superfícies afetadas, usando uma esponja ou escova.
  • Deixe agir por 20 minutos e enxágue.
  • De maneira opcional, verta sal abundante em pequenos recipientes.
  • Coloque-os em lugares estratégicos como esquinas ou no interior de armários.

Ás vezes a tarefa de eliminar o mofo se complica. Isso costuma ocorrer porque o desenho ou material da casa permite que a umidade se infiltre. Portanto, se o problema persiste por muito tempo é bom consultar um especialista para conhecer outras soluções.