4 dicas para remover manchas de caneta da roupa do seu filho

20 de maio de 2018
As manchas de caneta não são as mais fáceis de remover. No entanto, neste artigo vamos compartilhar algumas dicas, que ajudarão você a resgatar as roupas favoritas dos seus pequeninos.

Se seus filhos estão em idade escolar, certamente você já enfrentou o desafio de remover manchas de caneta das suas roupas. Na verdade, elas são muito difíceis de limpar, mesmo se você lavar a roupa de novo e de novo.

Mas seja paciente, pois é possível eliminá-las. Abaixo, apresentamos as melhores dicas para remover manchas de caneta das roupas do seu filho. Mas primeiro explicamos porque é tão difícil eliminá-las.

De que a tinta de caneta é composta?

Canetas coloridas

Atualmente há uma grande variedade de canetas, bem como de materiais que compõem as tintas. Em resumo, pode-se dizer que a tinta consiste em um pigmento ou corante que é dissolvido ou suspenso em um solvente.

No entanto, a tinta é um composto de resinas vinílicas, glicerol, negro de carbono, ácido tânico, aditivos, corantes, entre outras substâncias que têm como base água ou óleo.

Geralmente, o óleo é usado como solvente para adicionar viscosidade, espessura e secagem rápida à tinta. Por essa razão, muitas vezes é difícil remover manchas de caneta das roupas.

Recomendações prévias

Existem fatores que devem ser considerados antes de tentar eliminar a mancha da roupa. Se não os considerarmos, podemos piorar o estado da mancha, a tinta se dispersará, e ficará ainda mais difícil de remover.

Quanto mais cedo a mancha for removida, melhor

Esta regra se aplica a quase todos os tipos de manchas. Não é necessário fazer uma verificação detalhada das roupas do seu filho toda vez que ele retorna para casa, mas é importante agir cedo, para que o processo de eliminação da mancha não seja complicado. Se esse for o caso, remova a tinta que ainda está fresca com uma toalha de papel limpa.

Não lave a roupa

Lavar as roupas sem ter eliminado completamente a mancha irá fixar os pigmentos e resinas na peça. Além disso, eliminá-la será muito mais difícil. Então, evite lavar a roupa a todo custo.

Tipo de tecido

Lavar roupa à mão

É importante verificar o tipo de tecido com o qual a peça de vestuário do seu filho é feita. Disso dependerá a seleção de ingredientes que serão usados ​​para tratar a mancha. Por exemplo, você não pode usar água com alvejante em uma roupa colorida, pois isso afetará a composição dos tecidos e este vai perder sua cor.

Evite esfregar a mancha

O mecanismo da tinta é penetrar na superfície. Portanto, se você esfregar a mancha de tinta, a única coisa que conseguirá fazer é com que o tecido absorva a tinta ainda mais. Você pode pressionar com força a área da mancha, caso a tinta esteja fresca; mas, acima de tudo, evite esfregar a seco.

Como remover manchas de caneta?

Aqui estão algumas dicas que ajudarão a remover manchas de caneta das roupas de seus filhos, de acordo com o frescor da tinta, o tipo de tecido, e a cor da roupa.

1. Use leite

Jarra e copo de leite

A ligeira acidez do leite, entre outros componentes, permite dissolver as manchas de tinta. Como você deve usá-lo? Depois de absorver a tinta como indicado nos passos anteriores, você deve mergulhar a roupa em leite morno por 5 ou 6 horas, e trocar o leite se este estiver impregnado da cor da tinta.

A mancha irá clarear pouco a pouco até secar. Depois, você pode lavar como costuma fazer. No entanto, se houver restos, você pode mergulhar a roupa em água com água sanitária por algumas horas. Enxágue e lave mais uma vez. Este procedimento é recomendado para roupas feitas de algodão, lã, ou fibras de cor clara.

2. Use álcool metílico

O metanol é um líquido de baixa densidade que às vezes é usado como solvente. Por esse motivo, é uma boa opção para remover manchas de caneta das roupas do seu filho.

Para começar, você deve colocar um pano limpo umedecido com álcool embaixo da roupa. Em seguida, aplique um pequeno pedaço de algodão umedecido em álcool na mancha. O objetivo é absorver a tinta.

Repita o procedimento com uma nova peça de algodão até que a mancha desapareça. Se a mancha persistir, você pode mergulhar a roupa em água com sabão por algumas horas e enxaguar no final.

3. Aplique acetona

Acetona para remover as manchas

Também conhecida como propanona ou removedor de esmalte, a acetona é um composto químico que é usado, entre outras coisas, como solvente para outros produtos químicos. Como o álcool metílico, a acetona possibilita a remoção de manchas da caneta da roupa.  

No entanto, este produto pode ser muito agressivo com os tecidos e pode danificá-los. Ambos os procedimentos de álcool metílico e acetona são apropriados para roupas coloridas.

O método de aplicação é idêntico ao do álcool metílico. No entanto, tente executar esses procedimentos em locais abertos, e siga as instruções de uso correspondentes, pois o odor pode causar dores de cabeça.

4. Tire proveito do suco de limão

Outro truque natural para remover manchas de caneta das roupas dos seus filhos é o suco de limão. De fato, o suco desta fruta funciona como um agente branqueador e removedor de manchas em certos tipos de tecidos. Para realizar o procedimento você precisa do suco de meio limão e um cotonete.

Você deve umedecer o cotonete com o suco de limão e aplicá-lo na mancha por alguns segundos e repetir, até que a tinta da caneta tenha desaparecido. Posteriormente, lave a roupa como você costuma fazer.

O que você achou? As manchas de caneta podem não ser as mais fáceis de remover. No entanto, esperamos que essas dicas ajudem você a recuperar as roupas dos seus filhos, especialmente se forem as suas favoritas.

Recomendados para você