7 usos alternativos que você pode dar ao leite de magnésia
Descubra os principais usos alternativos do leite de magnésia, nome comercial pelo qual o hidróxido de magnésio é conhecido. Trata-se de um produto utilizado tradicionalmente para neutralizar a acidez do estômago.
Tem sido o antiácido mais utilizado há décadas, não só por sua eficácia, mas porque pode ser comprado em qualquer farmácia em apresentações de comprimidos ou líquidos.
Embora seja importante usá-lo de forma moderada, de preferência sob recomendação médica, não é uma má ideia tê-lo disponível no kit de primeiros socorros.
Embora muitos limitem seu uso ao alívio de problemas gástricos, também podemos aproveitar outras aplicações alternativas.
Você as conhece? Nós compartilhamos as 7 melhores a seguir:
Usos alternativos do leite de magnésia
1. Combater a pele oleosa
Uma das propriedades mais interessantes do leite da magnésia é que ele tem um efeito matificante, que ajuda a reduzir a aparência brilhante da pele devido à produção excessiva de óleo.
Sua composição não altera o pH cutâneo e ajuda a remover impurezas para evitar a formação de cravos ou espinhas.
Como usá-lo?
- Mergulhe um disco de algodão no produto e aplique-o na zona T do rosto (testa, bochechas e queixo), onde a gordura geralmente se acumula.
- Deixe-o agir por 20 minutos e enxágue.
- Use-o até 2 vezes ao dia.
2. Tratar as aftas
As aftas são lesões dolorosas que podem durar vários dias. No entanto, se aplicarmos um pouco de leite de magnésia na superfície das mesmas, isso pode acelerar sua recuperação.
Este ingrediente fornece um efeito protetor na área afetada, de modo que evita infecções ou problemas de maior cuidado.
Como usá-lo?
- Mergulhe um cotonete no leite de magnésia e aplique-o sobre a afta.
- Deixe agir sem enxaguar e repita sua aplicação 3 vezes ao dia.
3. Aliviar as queimaduras solares
Os nutrientes contidos neste produto podem acelerar a regeneração celular da pele para curar em pouco tempo as sequelas causadas por queimaduras solares.
Seu uso direto refresca a área afetada e reduz a irritação. Por sua vez, hidrata os tecidos e evita o aparecimento de manchas ou rugas.
Como usá-lo?
- Aplique uma pequena quantidade de leite de magnésia sobre a queimadura.
- Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água fria.
- Repita a sua utilização todos os dias, até notar uma melhoria.
4. Neutralizar os maus odores do corpo
Graças à sua composição, o leite de magnésia pode servir para neutralizar os odores desagradáveis que geralmente aparecem pelo excesso de suor e bactérias.
Não é tão agressivo quanto muitos desodorantes e pode ser aplicado em peles sensíveis ou com tendência a alergias.
Como usá-lo?
- Mergulhar um pedaço de algodão no produto e aplicá-lo nas axilas ou nos pés.
- Deixar até que seja absorvido, sem enxaguar, e repetir o seu uso 2 vezes ao dia.
5. Combater a acne
Por sua capacidade de neutralizar o excesso de oleosidade e bactérias, o leite de magnésia é uma solução alternativa para reduzir a acne.
O mais interessante é que ele limpa os poros entupidos e ajuda a regenerar a pele inflamada para evitar o aparecimento de cicatrizes.
Como usá-lo?
- Umedeça uma bola de algodão com o leite de magnésia e aplique-o nas espinhas.
- Deixe-o agir por toda a noite e enxágue na manhã seguinte.
- Repita o tratamento todos os dias até a pele ficar suave.
6. Curar feridas superficiais
O leite de magnésia contém doses leves de vitamina C, que aceleram a recuperação de feridas superficiais. Este nutriente melhora a produção de colágeno e repara as células afetadas pela lesão.
Como usá-lo?
- Cubra a ferida com uma fina camada de leite de magnésia.
- Deixe-a exposta, sem enxaguar, e repita o seu uso 2 vezes ao dia.
Nota: Evite aplicar se a ferida estiver aberta.
7. Acalmar a dermatite
Um dos remédios alternativos para controlar a coceira e vermelhidão causadas pela dermatite é o leite de magnésia. Os seus nutrientes regulam o pH cutâneo e reduzem a irritação que caracteriza este problema.
Como usá-lo?
- Umedeça um disco de algodão com o produto e aplique-o nas áreas afetadas.
- Deixe secar sem enxaguar e repita a aplicação 2 vezes ao dia.
Você tem leite de magnésia em casa? Você o usa como antiácido? Agora que você conhece outros usos deste excelente produto, não hesite em tirar o máximo proveito dele.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hillier, K. (2011). Magnesium hydroxide. In xPharm: The Comprehensive Pharmacology Reference. https://doi.org/10.1016/B978-008055232-3.62090-2
- Loening-Baucke, V., & Pashankar, D. S. (2006). A Randomized, Prospective, Comparison Study of Polyethylene Glycol 3350 Without Electrolytes and Milk of Magnesia for Children With Constipation and Fecal Incontinence. PEDIATRICS. https://doi.org/10.1542/peds.2006-0220