Truques para eliminar a caspa em crianças

A caspa é uma condição que não envolve risco, mas é bastante incômoda. Como pais, podemos usar várias estratégias para ajudar nossos filhos a superar esse desconforto.
Truques para eliminar a caspa em crianças

Última atualização: 02 Janeiro, 2021

A caspa em crianças é um problema frequente. Todos os dias, o maior órgão do ser humano, a pele, muda e se regenera. Pouco a pouco, as células morrem e se desprendem. Em geral, não podem ser vistas a olho nu porque são muito pequenas.

No entanto, às vezes podem ocorrer alterações na velocidade de substituição. Por conseguinte, as células começam a se soltar em aglomerados maiores e o problema da caspa se desenvolve.

O que é a caspa?

A caspa é uma condição da pele localizada no couro cabeludo que envolve descamação e coceira, sem inflamação aparente. De fato, conforme as estatísticas, entre 17% e 50% dos adultos em todo o mundo têm esse problema.

Existem fases da vida em que o incômodo devido à caspa e dermatite seborreica ocorrem com mais regularidade, por exemplo, na puberdade e na idade adulta. No entanto, essa condição também pode se originar na infância.

Os sintomas da dermatite seborreica não se apresentam da mesma forma nas crianças e nos adultos.

Sintomas da caspa em crianças

  • Prurido suave.
  • As escamas são gordurosas, não secas.
  • Descamação dispersa, branca e amarela.
  • Quase não há vermelhidão da pele (eritema).

Outra fonte indica que os sintomas são:

  • Aparecem placas vermelhas ou amarelas cobertas por escamas gordurosas.
  • Presença de placas escamosas com vermelhidão na região da face e atrás da orelha.
  • Presença de inflamação e descamação na pele de recém-nascidos (doença de Leiner).

Por que a caspa aparece em crianças?

Embora essa doença seja um distúrbio dermatológico muito comum, não se sabe exatamente por que ela ocorre. Entretanto, alguma interação foi encontrada entre diferentes fatores ambientais, fisiológicos, secreções sebáceas, fungos, entre outros elementos.

Entre as causas mais comuns estão:

  • Estresse.
  • Clima.
  • Micose.
  • Alergias.
  • Nutrição deficiente.
  • Transpiração excessiva.
  • Células sebáceas hiperativas.
  • Sabonetes e produtos de higiene pessoal inadequados.

Dicas para tratar e eliminar a caspa em crianças 

Os tratamentos convencionais contra a caspa podem ser um pouco agressivos quando aplicados no cabelo das crianças. Em alguns casos, seus componentes irritam o couro cabeludo.

No entanto, existem outras alternativas que podem ajudar a controlar esse problema sem expor a criança. Isso inclui alguns cuidados e hábitos.

A seguir, compartilhamos 6 dicas úteis para eliminar a caspa em crianças.

1. Gerenciamento do estresse

A tristeza pode favorecer a caspa em crianças

Os bebês e as crianças também estão expostos às tensões da vida diária. Embora o estresse sozinho não cause caspa, pode agravar essa condição. Isso ocorre porque o estresse enfraquece as defesas naturais do organismo. 

Portanto, no caso em que a caspa é causada por algum microrganismo, não poderá ser eliminada porque o organismo simplesmente não consegue cuidar do problema.

Por outro lado, há certos aspectos associados ao estresse que também dificultam o controle da caspa em crianças, dentre os quais podemos citar o excesso de transpiração e as alterações hormonais.

Então, mostre ao seu filho como relaxar e gerenciar as responsabilidades de maneira equilibrada. Isso ajudará a evitar as complicações da caspa e também a gerenciar efetivamente as emoções.

2. Produtos para o cabelo

Existem muitos produtos capilares que geram e acumulam mais gordura, entre eles: spray, gel, mousse, secador, condicionador. Eles desestabilizam o couro cabeludo da criança. Portanto, limite o uso desses produtos e use apenas o que for necessário.

Por outro lado, quando a criança for lavar o cabelo, deve fazer a lavagem com massagens suaves. Se esfregar muito forte, poderá causar ferimentos que podem ficar infectados, agravando a condição do couro cabeludo. Além disso, lembre-se de enxaguar muito bem o cabelo, pois o acúmulo de produtos continua gerando gordura.

3. Uma boa alimentação

O aparecimento da caspa está relacionado à falta de vitamina B, zinco, ácidos graxos ômega 3 e selênio. Embora não existam alimentos estritamente recomendados para tratar a caspa, uma boa alimentação ajuda a manter a pele e o cabelo saudáveis.

Os alimentos que podem ser incluídos na dieta do seu filho são: frutas, cereais integrais, carne vermelha, salmão, feijão, brócolis, nozes, leguminosas, entre outros.

4. Máscara de iogurte

iogurte é um bom remédio para que o cabelo fique mais macio e brilhante. No entanto, devido aos seus componentes ativos, combate a coceira e a irritação, além de ajudar a eliminar a caspa. Simplesmente, aplique-o como uma máscara no cabelo do seu filho, fazendo uma leve massagem.

Em seguida, deixe agir por uma hora. Por fim, lave o cabelo da criança como de costume. Recomenda-se a utilização de iogurte natural ou grego, sem açúcar.

5. Uso do vinagre

O vinagre ajuda a eliminar a caspa em crianças

O vinagre é um dos remédios mais populares para combater a caspa devido às propriedades antifúngicas e antibacterianas que lhe são atribuídas. Geralmente, mistura-se uma parte de vinagre branco com três partes de água.

Essa mistura é aplicada no cabelo, deixando descansar por 10 ou 15 minutos, e depois enxaguada com água pura. Algumas pessoas preferem cobrir os cabelos com uma toalha, deixando a mistura descansar a noite toda. Ao acordar, lave com bastante água.

6. Aplicação do óleo da árvore do chá

O óleo essencial da árvore do chá (também chamado de óleo de melaleuca) tem propriedades antissépticas, antibióticas e antifúngicas. Por esse motivo, é frequentemente utilizado como remédio caseiro para o tratamento da caspa.

Você só precisa diluir um pouco de óleo em água antes de aplicá-lo na cabeça do seu filho. Esfregue evitando o contato com os olhos e deixe descansar por 5 a 10 minutos. Em seguida, enxágue com bastante água.

É aconselhável fazer um teste de alergia em um ponto do antebraço e avaliar como a pele reage durante um longo período de tempo (1 hora), antes de aplicar qualquer remédio em grandes áreas da pele.

A caspa é contagiosa?

A caspa não é uma condição dermatológica contagiosa ou perigosa. No entanto, embora em alguns casos não seja necessário receber atenção médica, é aconselhável visitar um especialista para evitar que a caspa se espalhe para outra parte do corpo ou se complique.

Você conhece algum outro truque para eliminar a caspa em crianças? Compartilhe com a gente!

Pode interessar a você...
Diarreia infantil: 6 remédios caseiros para tratá-la
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Diarreia infantil: 6 remédios caseiros para tratá-la

A diarreia infantil é um sintoma que causa preocupação nos pais, mas também é um dos transtornos gastrointestinais mais frequentes.



  • Okokon EO, Verbeek JH, Ruotsalainen JH, Ojo OA, Bakhoya VN (2015) Topical antifungals for seborrhoeic dermatitis. Cochrane Database Syst Rev 5: CD008138.
  • Koc E, Arca E, Kose O, Akar A (2009) An open, randomized, prospective, comparative study of topical pimecrolimus 1% cream and topical ketoconazole 2% cream in the treatment of seborrheic dermatitis. J Dermatolog Treat 20: 4-9.
  • Borda, Luis & C Wikramanayake, Tongyu. (2015). Seborrheic Dermatitis and Dandruff: A Comprehensive Review. Journal of clinical and investigative dermatology. 3. 10.13188/2373-1044.1000019.
  • Rupal Christine Gupta. Dandruff. (August 2014) kidshealth.org/en/parents/dandruff.html