7 dicas que você deve aplicar se quiser deter a queda de cabelo

Os hábitos, a alimentação, ou genética são alguns fatores pelos quais sofremos a queda de cabelo. No entanto, aqui contamos algumas dicas para preveni-la.
7 dicas que você deve aplicar se quiser deter a queda de cabelo

Última atualização: 03 Março, 2021

A queda de cabelo é um processo natural que aparece com o tempo, para alguns mais cedo do que para outros. Porém, pode ocorrer em homens e mulheres mais jovens por diversos motivos, como, por exemplo, o estresse.

Você é uma dessas pessoas que percebeu que o seu cabelo está caindo cada vez mais e com maior frequência? Então, recomendamos que você aplique as dicas a seguir para resolver este problema.

Queda de cabelo

Certamente, durante a nossa juventude podemos perder entre 50 e 80 fios de cabelo diariamente. Isso acontece porque o ciclo de vida de cada um deles é de 2 a 7 anos. Uma vez completado esse ciclo, cada folículo piloso se prepara para formar um novo cabelo, em um período de aproximadamente três meses.

Em primeiro lugar, a má nutrição, algumas doenças e tratamentos, nervosismo, estresse, alterações hormonais, e genética podem ser algumas das razões para a queda de cabelo. Além disso, alguns agentes externos, como climas quentes, produtos químicos, secadores e chapinha, contribuem para esse problema.

Após a queda, se formam novos cabelos mais finos, com um ciclo de vida mais curto. Ao cair, o mesmo processo acontece até que o folículo se feche completamente, e não cresçam mais cabelos.

É normal ter um pouco de queda de cabelo nas mudanças de estação. No outono, isso geralmente é mais perceptível.

7 dicas eficazes

Vejamos a seguir algumas dicas que podem te ajudar a cuidar e a manter a boa saúde dos seus cabelos.

1. Massageie o couro cabeludo

Massageie o couro cabeludo para parar a queda de cabelo
Massagear o couro cabeludo ajuda a prevenir a queda de cabelo.

Sem dúvida, é a coisa mais simples que você pode fazer para evitar a perda de cabelo. Isso não implica em nenhum gasto econômico. Somente se você desejar, pode fazê-lo aplicando óleo de amêndoas, ou qualquer outro óleo essencial.

Certamente, a massagem diária no couro cabeludo promove a circulação sanguínea e ativa a função do folículo piloso. Além disso, é uma técnica relaxante.

2. Esfregar suco de cebola

Embora não tenha sido cientificamente comprovado que o suco de cebola possa ser útil para prevenir a queda de cabelo (ou retardá-la), há quem considere que sim e, por isso, ele é aplicado.

Diz-se que seria aconselhável esfregar um pouco de suco de cebola (caseiro e fresco) no couro cabeludo antes de dormir e deixá-lo agir durante a noite. De manhã, ele seria retirado com bastante água e com uma boa lavagem para evitar que o cheiro permaneça. Prepará-lo é muito simples.

Ingredientes

  • 1 cebola
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparação

  • Para começar, bata no liquidificador 1 cebola descascada com o equivalente a um copo de água. Bata por vários minutos até ficar sem grumos.
  • Também funciona com suco de alho e de gengibre. No entanto, a preparação de ambos é igual à do suco de cebola. Use apenas um suco de cada vez, não misture.

3. Lave com água de batata

Acredita-se que, para deter a queda de cabelo, a água de batata e alecrim seja uma boa opção.

Ingredientes

  • 3 batatas
  • Folhas de alecrim (a gosto)
  • 4 xícaras de água (1 litro)

Preparação

  • Em primeiro lugar, corte as batatas em rodelas. Em uma panela, misture-as com as folhas de alecrim e ferva-as em um litro de água. Coe a preparação e deixe descansar.
  • Logo, lave o cabelo como de costume, e todos os dias use esta mistura como uma lavagem à temperatura ambiente. A quantidade de ingredientes dependerá do comprimento do seu cabelo.

4. Aplique aloe vera

deter a queda de cabelo

Prepare um suco com aloe vera e óleo de coco para fortalecer seu cabelo. Aplique nos cabelos, deixe agir por meia hora, e depois lave com o xampu e condicionador de sua escolha.

Ingredientes

  • 1 folha de aloe vera
  • 3 gotas de óleo de coco

Preparação

  • Em primeiro lugar, pegue uma folha de Aloe, descasque-a para extrair o gel, e lave muito bem.
  • Logo em seguida, no liquidificador, processe o gel com três gotas de óleo de coco. Então, uma vez que uma mistura homogênea se forme, aplique-a da raiz às pontas.
  • Também, você pode substituir o óleo de coco por azeite de oliva ou óleo de amêndoa, de acordo com sua preferência. Não se preocupe com o cheiro de aloe vera, pois o óleo vai disfarçá-lo.
  • Finalmente, repita a aplicação uma vez por semana.

5. Coma mais proteínas

Inclua mais alimentos ricos em proteínas em sua dieta diária para reduzir a queda de cabelo. A maioria dos alimentos ricos em proteínas também contém vitamina B12, que o fortalece.

Por outro lado, lembre-se que o bom funcionamento do nosso organismo depende da nossa alimentação. Isso inclui aumentar a produção de colágeno, e outros compostos essenciais para a saúde do cabelo.

6. Baixe os níveis de estresse

O estresse pode favorecer a perda de cabelo. Pratique alguma atividade física, como andar, nadar, andar de bicicleta ou o esporte de sua escolha, por meia hora por dia todos os dias. Fazer ioga também ajuda a diminuir os níveis de estresse.

Além disso, conversar com uma pessoa de confiança ou um especialista quando você está enfrentando certas situações ajudam a diminuir o estresse. Outra opção para acalmar seu nível de ansiedade, nervos e estresse, é tomar chás ou infusões de ervas, como a camomila.

7. Tome vitaminas

Muitas vezes paramos de tomar vitaminas quando somos adultos. A vitamina A é um antioxidante que estimula a glândula sebácea no couro cabeludo.

Sem dúvida, a vitamina B contribui para a produção de melanina, que por sua vez estimula a circulação sanguínea. Por outro lado, a vitamina E também promove a circulação e mantém os folículos pilosos saudáveis e ativos.

Para evitar ou deter a queda – excessiva – de cabelo, o mais recomendável é levar um estilo de vida saudável e, se o problema persistir, consultar um médico.

Lembre-se de que uma boa alimentação pode fazer muito pelo seu cabelo, então não se esqueça de manter bons hábitos alimentares.

Pode interessar a você...
4 máscaras com óleo da árvore-do-chá para evitar a queda de cabelo
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
4 máscaras com óleo da árvore-do-chá para evitar a queda de cabelo

O óleo de arvore-do-chá é usado para combater infecções, caspa e ressecamento, e também pode ser usado em máscaras para prevenir a queda de cabelo.