5 grandes benefícios do gel de aloe vera para cuidar da sua pele

Além de ser um ótimo hidratante, o gel de aloe vera possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, ideais para suavizar a irritação da pele
Das folhas da planta aloe vera é extraído um gel viscoso com grandes propriedades curativas. Ele pode ser usado topicamente para tratar muitos problemas de pele, e também consumido junto com um suco ou batido, para curar alguns distúrbios digestivos.

Neste artigo compartilhamos 5 grandes benefícios do gel de aloe vera para cuidar da sua pele e melhorar alguns problemas como ressecamento, acne, irritação ou queimaduras. Um remédio simples e natural que todos nós devemos ter em nossas casas.

Aloe vera

Gel de aloe vera para cuidar da pele

A planta aloe vera ou babosa é uma perene, comum em lugares com um clima quente. Ela tem sido usada por milhares de anos, graças às suas propriedades medicinais e sua facilidade para cultivá-la em casa. Esta planta é muito benéfica graças ao seu alto conteúdo de enzimas, antioxidantes, aminoácidos, mucilagens e muitos outros componentes.

  • O gel tem a vantagem de poder ser extraído da folha de maneira simples para aplicá-lo na pele.
  • Se não tivermos a planta, podemos comprar o gel em farmácias e casa de produtos fitoterápicos. No entanto, recomendamos a escolha de um produto feito quase inteiramente com gel de aloe vera.

Visite este artigo: Como melhorar as unhas quebradiças com 5 tratamentos naturais

Benefícios para a pele

1. Limpa e combate a acne

O gel de aloe vera limpa e combate a acne

O gel de aloe vera gel é um excelente limpador para a pele. Graças ao seu conteúdo de enzimas, quando o aplicamos, realizamos uma esfoliação muito suave na pele. Desta forma, eliminamos as células mortas sem ressecá-la.

À função de limpeza, devemos adicionar as propriedades antissépticas, antimicrobianas, e antifúngicas da aloe vera. Desta forma, podemos prevenir infecções da pele e combater distúrbios como a acne.

2. Hidratar sem deixar oleosa

Este gel é uma loção hidratante muito adequada para todos os tipos de pele. Se tivermos uma derme muito seca, podemos misturá-la com um pouco de óleo vegetal. Em contraste a isso, a pele mista ou oleosa vai encontrar no aloe vera o hidratante perfeito, para evitar o excesso de sebo.

Graças a esse poder hidratante que é devido ao seu conteúdo de mucopolissacarídeos, o Aloe também é um bom lubrificante naturalPodemos usar o gel puro em nossa área íntima, e até mesmo durante a relação sexual.

3. Acalmar

Se precisarmos de uma solução natural, rápida, e eficaz para acalmar a pele, a planta aloe vera pode ser um dos melhores remédios. Graças ao seu conteúdo em fitoesterois e emolina, destaca-se também pelas suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Por esta razão, todos nós devemos ter esta planta ao nosso alcance, ou o seu gel em nosso kit de primeiros socorros. Podemos aplicar o gel para aliviar queimaduras ou picadas, ou como loção após a depilação e o barbeado. Além ser um calmante para a irritaçãotambém favorece a regeneração da pele e dá uma agradável sensação de frescor.

Você quer saber mais?5 picadas de insetos mais comuns e como tratá-las

4. Cura e regenera

Homem passando gel de aloe vera na mão

O gel de aloe vera é um excelente remédio para acelerar e melhorar a cicatrização. De fato, muitos tratamentos incluem este gel combinado com óleo de rosa mosqueta. A combinação de ambos os ingredientes é ideal para uma cicatrização perfeita sem deixar marcas.

Os hormônios vegetais contidos no gel de aloe vera são aqueles que estimulam o crescimento das células da pele. No entanto, para facilitar seu efeito, devemos ser constantes.

  • Vamos aplicar o aloe vera o mais rápido possível, várias vezes ao longo do dia, até que esteja completamente cicatrizado.

5. Rejuvenesce

Esta planta medicinal é uma um grande aliada para manter a juventude da pele:

  • Mantém a hidratação: a pele com rugas está sempre relacionada à falta de hidratação. Em contraste, uma pele nutrida é muito mais flexível e atrasa o  aparecimento de linhas de expressão.
  • Facilita a regeneração: a constante regeneração das células da pele ajuda-nos a prevenir o envelhecimento.
  • Contém muitos antioxidantes: estes combatem os danos causados ​​pelos radicais livres.

Deve notar-se que a sua aplicação não deve ser limitada ao rosto. A pele do nosso corpo também se beneficiará da combinação de aloe vera com algum óleo vegetal (coco, amêndoa, jojoba, etc.).

Com o seu uso continuado, podemos evitar problemas como o ressecamento, estrias, ou eczema. Além disso, após massagear a pele, o gel facilitará sua absorção e a pele ficará hidratada, mas não gordurosa.

Categorias: Beleza Tags:
Recomendados para você