5 maneiras de combater a umidade em casa

Nada é mais assustador do que uma mancha de umidade que estraga suas paredes ou causa problemas para a sua saúde. Aqui estão algumas dicas para lidar com esse problema.
5 maneiras de combater a umidade em casa

Escrito por Fernando Clementin

Última atualização: 02 agosto, 2023

A umidade é um problema real em muitos lares, principalmente aqueles localizados em áreas mais propensas a sofrer com esta condição climática. Felizmente, existem alguns truques simples para combater a umidade em casa. Aqui falaremos sobre como você pode se livrar desse problema e das suas consequências.

Quais consequências a umidade tem em uma casa?

Assim como no ambiente externo, uma porcentagem de umidade interna que exceda 40% ou 60% é considerada alta, de acordo com este relatório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, e pode causar diferentes problemas na sua casa. Estes são alguns deles:

  • Ácaros
  • Mau cheiro
  • Bactérias e fungos
  • Mofo nas paredes e cantos
  • Deterioração dos móveis e vários objetos

Além de criar uma má impressão, a umidade representa um problema de saúde. Aqueles que mais sofrem são as pessoas alérgicas ou que sofrem de doenças respiratórias. Portanto, é muito importante tomar todas as medidas apropriadas para remover a umidade de uma casa. Como podemos fazer isso? Aqui estão algumas recomendações:

Truques para combater a umidade em casa

Ventilar a casa todos os dias

1. Ventilação

Podemos dizer que esta é a principal de todas as recomendações que apresentaremos aqui. Você deve sempre manter a ventilação adequada em sua casa, principalmente nas áreas onde pode ter problemas de umidade.

O ar-condicionado pode ajudá-lo a manter as áreas da sua casa livres de umidade, onde não houver muito ar natural. De qualquer forma, não abuse, é necessário que o ar que respiramos seja um pouco úmido para evitar doenças pulmonares, conforme declarado neste relatório da Fundação Lung Foundation, e a congestão nasal.

2. Reconheça as fontes de umidade

Se você encontrar uma área da sua casa onde a umidade é muito alta, deve procurar a causa desse problema. Em geral, se houver canos quebrados ou vazamentos de água em locais que não estão à vista, isso se reflete nas paredes; pouco a pouco, elas começarão a manchar.

Você deve ter em mente que, se não tentar resolver esses vazamentos imediatamente, a condição pode ser agravada e causar inundações.

3. Use um desumidificador

Este aparelho é ideal para regiões chuvosas ou frias. Nelas, a umidade geralmente se acumula facilmente, já que não há possibilidade de ventilar a casa permanentemente como em outras áreas.

Portanto, se você quiser combater a umidade em casa, pode usá-los para absorver e drenar a umidade com facilidade. 

4. Remova a umidade com sal

Para fazer isso, você precisará de um recipiente plano e um quilo de sal grosso. Basta colocar o sal no recipiente e após um ou dois dias você terá absorvido grande parte da umidade.

O sal é um dos elementos com maior capacidade de absorção. Além de ser muito útil para remover a umidade em casa, também pode ser usado para remover manchas nas roupas. No momento em que você perceber que o sal está muito úmido ou até mesmo preto, será hora de substitui-lo.

5. Outros truques para evitar a umidade

Além das recomendações citadas acima, também é importante evitar que a umidade entre ou permaneça na casa. Como conseguir isso? Com estas dicas simples:

  • Quando você cozinhar, ligue o exaustor de ar.
  • O aquecimento do ambiente nunca deve exceder 20 °C, pois isso favorece o aparecimento de umidade nas paredes e ambientes.
  • Quando você lavar roupa, pendure-a para secar do lado de fora. Se você deixá-la dentro de casa, a umidade será transmitida para o resto do cômodo.
  • Não acumule muitas plantas no mesmo ambiente. Isso favorecerá a produção e conservação do vapor, que é o vapor que certos elementos emitem.

Finalmente, você também deve levar em conta aspectos como iluminação natural e correntes de ar em casa. Janelas e portas devem ser colocadas de forma a incentivar a entrada de luz solar. Além disso, você também pode pensar em mover os móveis para permitir que o ar circule pela sua casa.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Torén, K., Albin, M., & Järvholm, B. (2010). Systematiska kunskapsöversikter; 1. Betydelsen av fukt och mögel i inomhusmiljö för astma hos vuxna. Arbete Och Hälsa.
  • Åberg, N. (1995). Atopiska sjukdomar hos skolbarn i relation till boendefaktorer och förkylningsfrekvens. SLS.
  • Straube, J. F. (2002). Moisture in buildings. ASHRAE Journal.

Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.