Manutenção de móveis de madeira em casa

· 30 de março de 2018
Além da limpeza de rotina, os móveis de madeira devem receber alguns cuidados extras para que o material não se deteriore ou perca o brilho natural.

Você sabe como é feita a manutenção de móveis de madeira? Quando se trata de comprar itens para a casa, é comum escolhê-los pois, além de proporcionarem conforto, também oferecem estilo e modernidade ao lar.

No entanto, algumas pessoas não sabem bem como mantê-los porque, além de não terem conhecimento sobre o assunto, nem todos os tipos de madeira reagem da mesma forma a todos os cuidados.

Embora nem todos os móveis e materiais sejam iguais, há cuidados gerais que podem ser usados ​​em casa para manter os móveis de madeira em excelente estado.

Com que frequência os móveis de madeira devem ser limpos?

É importante fazer uma limpeza profunda pelo menos uma vez por semana. Isto tem como função remover poeira e resíduos que causam danos à madeira.

A limpeza constante, além de oferecer mais tempo de vida e durabilidade aos móveis, também permitirá que eles permaneçam com o brilho e elegância que tanto esperamos quando os compramos.

Soluções naturais para a manutenção de móveis de madeira 

Existem diversas maneiras de limpar móveis de madeira no conforto da casa sem colocar em risco sua integridade.

Entre eles, encontramos truques caseiros interessantes com ingredientes que todos temos à mão:

As claras de ovo

Clara e gema de ovo

As claras de ovos podem ajudar a melhorar a aparência de móveis de madeira que se tornaram extremamente secos, tristes e opacos ao longo do tempo.

Ajuda a restaurá-los e torná-los hidratados, vivos e brilhantes.

  • Para usar esta técnica corretamente, as claras devem ser separadas das gemas. Bata um pouco até alcançar o ponto de neve.
  • Em seguida, adicione uma colher de amônia (15 ml) e aplique diretamente sobre a madeira.
  • Finalmente, deixe descansar por alguns minutos e limpe com um pano seco: desta forma, recuperará o brilho característico que havia perdido.

Azeite de oliva e limão

Esta é uma das soluções naturais mais utilizadas quando se trata de fazer a manutenção de móveis de madeira.

Fornece um brilho e polido único capaz de livrar a madeira de qualquer imperfeição, incluindo a que já está envernizada.

  • Para isso, é necessário misturar ambos os ingredientes em quantidades iguais, aplicá-lo nos móveis e deixá-lo secar.

Azeite e álcool

Azeite e azeitonas

Este método é usado naqueles móveis que foram previamente envernizados, para fazer com que eles recuperem seu brilho e eliminar as marcas ou maus-tratos que foram provocados ao longo do tempo.

  • Do mesmo modo que o método anterior, você deve misturar quantidades iguais de ambos os ingredientes, aplicá-lo na madeira e deixá-lo secar naturalmente.

Azeite de oliva e vinho tinto

É uma mistura ideal para a manutenção de móveis de madeira que, além de terem cores escuras, são difíceis de ter brilho devido à sua opacidade.

  • Para modificar esta característica, só é necessário misturar um pouco de azeite de oliva com vinho tinto e aplicá-lo na madeira.
  • Em seguida, uma camada mínima de glicerina deve ser aplicada ao mobiliário: ela agirá como uma camada protetora e brilhante para o mesmo.

Cuidados alternativos

Devemos lembrar que os móveis de madeira, além de precisarem de manutenção com base em produtos e soluções, também requerem cuidados que evitam danos, tais como:

Proteja a madeira do calor e do sol

Móveis de madeira no jardim

O calor e o sol em excesso podem ser muito agressivos e prejudiciais para os móveis de madeira. A consequência é que eles perdem o seu acabamento e a sua cor, além de apresentarem manchas desagradáveis.

Por este motivo, é necessário tentar usar objetos ou tecidos sobre eles com a intenção de protegê-los.

Manter o clima adequado

O mobiliário de madeira pode ser extremamente sensível às mudanças climáticas. Assim, a estrutura pode quebrar ou ser afetada se estiver muito seca ou úmida.

Para evitar contratempos, é conveniente manter um ambiente com temperatura constante de 23ºC e 42% de umidade.

Evite movimentos bruscos

Ao mudar a posição dos móveis é importante não fazer movimentos bruscos, pois isso pode danificar ou desmontar os acabamentos da madeira e, especialmente, de suas terminações.

Para mover adequadamente os móveis, é melhor levantá-los do chão ou montá-los em alguma estrutura com rodinhas.